Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna Aguera
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12516
Resumo: Este estudo realiza uma análise das políticas públicas brasileiras em âmbito de comércio exterior como uma ferramenta para auxílio da inserção de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. Para melhor compreensão do tema, foram abordadas diferentes reflexões teóricas relativas ao processo de internacionalização, assim como observados os principais motivos que levam os empresários a buscarem por inserir-se no mercado externo e os desafios presentes durante esse processo. O trabalho objetiva, portanto, entender o papel do estado no cenário de inserção internacional das micro e pequenas empresas brasileiras. Com isso, foram abordadas as principais políticas públicas sobre o tema no período entre 2004 e 2018. Diante disso, o estudo observou as principais instituições que atuam no fomento do comércio exterior brasileiro diante do seguinte tripé: financiamento, acesso a mercados e capacitação. Para viabilizar a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com instituições atuantes no quadro de políticas públicas brasileiras para compreensão das ações governamentais, sendo: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal, e Ministério da Economia. A análise revela que as políticas públicas exercem papel relevante no processo de internacionalização, mas que as ações dos empresários também são fundamentais, sendo que no Brasil a cultura exportadora é atrasada, impactando nos interesses e ações dos empresários. Além disso, entende-se que haveria maior benefício com melhorias na articulação entre os órgãos atuantes e desenvolvimento de ferramentas para mensurar os efeitos das políticas públicas voltadas ao comércio exterior.
id UCB-2_59f9367b635b448aa278906e0c8d5934
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12516
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, CamillaFerreira, Bruna Aguera2019-11-01T12:20:10Z2019-10-262019-11-01T12:20:10Z2019FERREIRA, Bruna Aguera. Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018). 2019. 70 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12516Este estudo realiza uma análise das políticas públicas brasileiras em âmbito de comércio exterior como uma ferramenta para auxílio da inserção de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. Para melhor compreensão do tema, foram abordadas diferentes reflexões teóricas relativas ao processo de internacionalização, assim como observados os principais motivos que levam os empresários a buscarem por inserir-se no mercado externo e os desafios presentes durante esse processo. O trabalho objetiva, portanto, entender o papel do estado no cenário de inserção internacional das micro e pequenas empresas brasileiras. Com isso, foram abordadas as principais políticas públicas sobre o tema no período entre 2004 e 2018. Diante disso, o estudo observou as principais instituições que atuam no fomento do comércio exterior brasileiro diante do seguinte tripé: financiamento, acesso a mercados e capacitação. Para viabilizar a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com instituições atuantes no quadro de políticas públicas brasileiras para compreensão das ações governamentais, sendo: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal, e Ministério da Economia. A análise revela que as políticas públicas exercem papel relevante no processo de internacionalização, mas que as ações dos empresários também são fundamentais, sendo que no Brasil a cultura exportadora é atrasada, impactando nos interesses e ações dos empresários. Além disso, entende-se que haveria maior benefício com melhorias na articulação entre os órgãos atuantes e desenvolvimento de ferramentas para mensurar os efeitos das políticas públicas voltadas ao comércio exterior.This study analyzes the brazilian public politics in the scope of external trade as a tool to help the insertion of micro and small businesses in the international market. For better understanding of the subject were addressed different theoretical reflections referring to the process of internationalization, as well as observed the main motives that lead entrepreneur the seek insertion in the external market and the challenges faced during these process. Therefore, the paper aims to understand the role of the Estate in the international insertion of brazilian micro and small businesses. With it there were addressed the main public politics about the subject in the period between 2004 and 2018. Based on that, the study observed the main institutions that act promoting brazilian external trade based on the tripod: funding, market access and qualification. In order to enable the qualitative analyses, there were made interviews with institutions operating in the settings of brazilian public politics to understand the governmental actions, such as: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal and Ministério da Economia. The analysis reveals that public politics play a relevant role in the process of internationalization but the actions of the entrepreneurs are also fundamental, in face of the obsolete external culture seen in Brazil, what impacts in the entrepreneurs’ interests and actions. Furthermore, it’s understood that there would be greater benefit with improvement in the articulation between the acting organizations and development of tools to measure the effects of exterior trade’s based public politics.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-26T14:44:21Z No. of bitstreams: 1 BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf: 1081358 bytes, checksum: 8b7df0fce4047bf5e7fd496551d9588f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-01T12:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf: 1081358 bytes, checksum: 8b7df0fce4047bf5e7fd496551d9588f (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T12:20:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf: 1081358 bytes, checksum: 8b7df0fce4047bf5e7fd496551d9588f (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoPolíticas públicasComércio exteriorMicro e pequenas empresasPolíticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTBrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf.txtBrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain139359https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/3/BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf.txtbeb6fb1cf1f28ca58732531561494e1aMD53ORIGINALBrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdfBrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf1081358https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/1/BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf8b7df0fce4047bf5e7fd496551d9588fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/125162020-06-09 03:47:20.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
title Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
spellingShingle Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
Ferreira, Bruna Aguera
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Políticas públicas
Comércio exterior
Micro e pequenas empresas
title_short Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
title_full Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
title_fullStr Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
title_full_unstemmed Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
title_sort Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018)
author Ferreira, Bruna Aguera
author_facet Ferreira, Bruna Aguera
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Camilla
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna Aguera
contributor_str_mv Cunha, Camilla
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Políticas públicas
Comércio exterior
Micro e pequenas empresas
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Políticas públicas
Comércio exterior
Micro e pequenas empresas
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo realiza uma análise das políticas públicas brasileiras em âmbito de comércio exterior como uma ferramenta para auxílio da inserção de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. Para melhor compreensão do tema, foram abordadas diferentes reflexões teóricas relativas ao processo de internacionalização, assim como observados os principais motivos que levam os empresários a buscarem por inserir-se no mercado externo e os desafios presentes durante esse processo. O trabalho objetiva, portanto, entender o papel do estado no cenário de inserção internacional das micro e pequenas empresas brasileiras. Com isso, foram abordadas as principais políticas públicas sobre o tema no período entre 2004 e 2018. Diante disso, o estudo observou as principais instituições que atuam no fomento do comércio exterior brasileiro diante do seguinte tripé: financiamento, acesso a mercados e capacitação. Para viabilizar a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com instituições atuantes no quadro de políticas públicas brasileiras para compreensão das ações governamentais, sendo: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal, e Ministério da Economia. A análise revela que as políticas públicas exercem papel relevante no processo de internacionalização, mas que as ações dos empresários também são fundamentais, sendo que no Brasil a cultura exportadora é atrasada, impactando nos interesses e ações dos empresários. Além disso, entende-se que haveria maior benefício com melhorias na articulação entre os órgãos atuantes e desenvolvimento de ferramentas para mensurar os efeitos das políticas públicas voltadas ao comércio exterior.
This study analyzes the brazilian public politics in the scope of external trade as a tool to help the insertion of micro and small businesses in the international market. For better understanding of the subject were addressed different theoretical reflections referring to the process of internationalization, as well as observed the main motives that lead entrepreneur the seek insertion in the external market and the challenges faced during these process. Therefore, the paper aims to understand the role of the Estate in the international insertion of brazilian micro and small businesses. With it there were addressed the main public politics about the subject in the period between 2004 and 2018. Based on that, the study observed the main institutions that act promoting brazilian external trade based on the tripod: funding, market access and qualification. In order to enable the qualitative analyses, there were made interviews with institutions operating in the settings of brazilian public politics to understand the governmental actions, such as: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal and Ministério da Economia. The analysis reveals that public politics play a relevant role in the process of internationalization but the actions of the entrepreneurs are also fundamental, in face of the obsolete external culture seen in Brazil, what impacts in the entrepreneurs’ interests and actions. Furthermore, it’s understood that there would be greater benefit with improvement in the articulation between the acting organizations and development of tools to measure the effects of exterior trade’s based public politics.
description Este estudo realiza uma análise das políticas públicas brasileiras em âmbito de comércio exterior como uma ferramenta para auxílio da inserção de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. Para melhor compreensão do tema, foram abordadas diferentes reflexões teóricas relativas ao processo de internacionalização, assim como observados os principais motivos que levam os empresários a buscarem por inserir-se no mercado externo e os desafios presentes durante esse processo. O trabalho objetiva, portanto, entender o papel do estado no cenário de inserção internacional das micro e pequenas empresas brasileiras. Com isso, foram abordadas as principais políticas públicas sobre o tema no período entre 2004 e 2018. Diante disso, o estudo observou as principais instituições que atuam no fomento do comércio exterior brasileiro diante do seguinte tripé: financiamento, acesso a mercados e capacitação. Para viabilizar a análise qualitativa, foram realizadas entrevistas com instituições atuantes no quadro de políticas públicas brasileiras para compreensão das ações governamentais, sendo: Banco do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Federação das Indústrias do Distrito Federal, e Ministério da Economia. A análise revela que as políticas públicas exercem papel relevante no processo de internacionalização, mas que as ações dos empresários também são fundamentais, sendo que no Brasil a cultura exportadora é atrasada, impactando nos interesses e ações dos empresários. Além disso, entende-se que haveria maior benefício com melhorias na articulação entre os órgãos atuantes e desenvolvimento de ferramentas para mensurar os efeitos das políticas públicas voltadas ao comércio exterior.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T12:20:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-26
2019-11-01T12:20:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Bruna Aguera. Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018). 2019. 70 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12516
identifier_str_mv FERREIRA, Bruna Aguera. Políticas públicas brasileiras de incentivo a internacionalização de micro e pequenas empresas (2004-2018). 2019. 70 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/3/BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/1/BrunaAgueraFerreiraTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12516/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv beb6fb1cf1f28ca58732531561494e1a
8b7df0fce4047bf5e7fd496551d9588f
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829917168795648