Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12633 |
Resumo: | O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio. |
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Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio.The theme of this monograph is the presentation of an interactive movie project produced on the movie Rope by Alfred Hitchcock, to modify the order of the narrative proposed by the author and provide interactive offers to the viewer during the broadcast of the movie within the Digital TV. The work shows the different ways of dissemination of digital content on TV, mobile or internet, and aims to analyze the possibilities of supply and consumption of an audiovisual product adapted to distribution in digital signal, which deepens the viewer's experience in fictional narrative proposal. Topics such as the new scenario of Digital TV in Brazil and the possibility of applying gamification and transmedia concepts in a traditional feature movie already finalized, aiming its digital signal transmission via open and free, will be addressed here. The versatility of the narrative in the digital environment will be the object of study of this work, since the digitization of television signals provides opportunities for modernization of content as well as new possibilities for consumption and implementation of business models.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-11-19T17:18:35Z No. of bitstreams: 1 AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf: 1405467 bytes, checksum: d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-21T14:57:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf: 1405467 bytes, checksum: d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-21T14:57:17Z (GMT). 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O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio. |
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