Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ailton
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12633
Resumo: O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio.
id UCB-2_5cf82c05ce177e3278f70512dd0ad41c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12633
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Vidigal, AlexMesquita, Ailton2019-11-21T14:57:17Z2019-11-192019-11-21T14:57:17Z2013MESQUITA, Ailton. Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme festim diabólico. 2013. 46 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12633O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio.The theme of this monograph is the presentation of an interactive movie project produced on the movie Rope by Alfred Hitchcock, to modify the order of the narrative proposed by the author and provide interactive offers to the viewer during the broadcast of the movie within the Digital TV. The work shows the different ways of dissemination of digital content on TV, mobile or internet, and aims to analyze the possibilities of supply and consumption of an audiovisual product adapted to distribution in digital signal, which deepens the viewer's experience in fictional narrative proposal. Topics such as the new scenario of Digital TV in Brazil and the possibility of applying gamification and transmedia concepts in a traditional feature movie already finalized, aiming its digital signal transmission via open and free, will be addressed here. The versatility of the narrative in the digital environment will be the object of study of this work, since the digitization of television signals provides opportunities for modernization of content as well as new possibilities for consumption and implementation of business models.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-11-19T17:18:35Z No. of bitstreams: 1 AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf: 1405467 bytes, checksum: d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-21T14:57:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf: 1405467 bytes, checksum: d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-21T14:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf: 1405467 bytes, checksum: d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBEspecialização em TV DigitalBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTV digitalFilme interativoGamificationTransmídiaFicção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf.txtAiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf.txtExtracted texttext/plain89399https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/3/AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf.txtce18ff66f92890fadc6d938ccc595ae2MD53ORIGINALAiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdfAiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdfMonografiaapplication/pdf1405467https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/1/AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdfd9cc3026282180a1455837d30de0ef7cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/126332020-06-09 03:48:12.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
title Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
spellingShingle Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
Mesquita, Ailton
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
TV digital
Filme interativo
Gamification
Transmídia
title_short Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
title_full Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
title_fullStr Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
title_full_unstemmed Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
title_sort Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme Festim Diabólico
author Mesquita, Ailton
author_facet Mesquita, Ailton
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidigal, Alex
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Ailton
contributor_str_mv Vidigal, Alex
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
TV digital
Filme interativo
Gamification
Transmídia
dc.subject.por.fl_str_mv TV digital
Filme interativo
Gamification
Transmídia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio.
The theme of this monograph is the presentation of an interactive movie project produced on the movie Rope by Alfred Hitchcock, to modify the order of the narrative proposed by the author and provide interactive offers to the viewer during the broadcast of the movie within the Digital TV. The work shows the different ways of dissemination of digital content on TV, mobile or internet, and aims to analyze the possibilities of supply and consumption of an audiovisual product adapted to distribution in digital signal, which deepens the viewer's experience in fictional narrative proposal. Topics such as the new scenario of Digital TV in Brazil and the possibility of applying gamification and transmedia concepts in a traditional feature movie already finalized, aiming its digital signal transmission via open and free, will be addressed here. The versatility of the narrative in the digital environment will be the object of study of this work, since the digitization of television signals provides opportunities for modernization of content as well as new possibilities for consumption and implementation of business models.
description O tema desta monografia é a apresentação de um projeto de filme interativo produzido sobre o filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, a fim de modificar a ordem da narrativa proposta pelo autor e conceder ofertas interativas ao espectador durante a transmissão do filme no âmbito da TV Digital. O trabalho observa as formas de disseminação do conteúdo digital, seja em televisão, mobile ou internet, e busca analisar possibilidades de oferta e consumo de um produto audiovisual adaptado para a distribuição em sinal digital, o que aprofunda a experiência do espectador na narrativa ficcional proposta. Temas como o novo cenário da TV Digital no Brasil e a possibilidade de aplicação de conceitos de gamification e transmídia em um longa-metragem tradicional já finalizado, visando sua transmissão via sinal digital aberto e gratuito, serão abordados aqui. A versatilidade da narrativa no contexto digital será objeto de estudo deste trabalho, uma vez que a digitalização do sinal televisivo oferece oportunidades de modernização de conteúdo, assim como novas possibilidades de consumo e aplicação de modelos de negócio.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-21T14:57:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-19
2019-11-21T14:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Ailton. Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme festim diabólico. 2013. 46 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12633
identifier_str_mv MESQUITA, Ailton. Ficção interativa na TV digital: um projeto de gamification e transmídia para o filme festim diabólico. 2013. 46 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em TV Digital) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Especialização em TV Digital
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/3/AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/1/AiltonMesquitaTCCLatoSensu2013.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12633/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce18ff66f92890fadc6d938ccc595ae2
d9cc3026282180a1455837d30de0ef7c
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829919715786752