Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Jéssica Menezes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público.
id UCB-2_63ea1896f9e520d938b6db70a56e97d4
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8123
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Feitoza, FredericoNoronha, Jéssica Menezes2017-05-08T18:37:48Z2016-06-202017-05-08T18:37:48Z2016-06-20NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público.This work consists of presenting the Korean pop, also known as Kpop, as a new media subculture. In this sense, we will describe its origins, The production of these groups and their components, evidencing the expansion of this Phenomenon in the field of media culture. It is also the purpose of this article to explain how South Korea's music industry works, the use of artists as a product and Young people's behavior is influenced by this musical style. It can be Great importance for the market, causing a movement in the economy. from the country. To illustrate the work, we will address two Korean Kpop groups in order to Try to understand what message they try to communicate to their audience.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-06T18:01:49Z No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5) Previous issue date: 2016-06-20porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaKpopSubculturaBandasMídiaMúsicaPop coreano: o nascimento de uma nova subculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdfJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf512392https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/1/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf475332363ade451ad0e68bf553fb2f93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain42669https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/3/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txte75731ae10278ccbe87f0aa588335ffdMD53123456789/81232017-05-09 01:01:28.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
title Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
spellingShingle Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
Noronha, Jéssica Menezes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Kpop
Subcultura
Bandas
Mídia
Música
title_short Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
title_full Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
title_fullStr Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
title_full_unstemmed Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
title_sort Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
author Noronha, Jéssica Menezes
author_facet Noronha, Jéssica Menezes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitoza, Frederico
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Jéssica Menezes
contributor_str_mv Feitoza, Frederico
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Kpop
Subcultura
Bandas
Mídia
Música
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Kpop
Subcultura
Bandas
Mídia
Música
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público.
This work consists of presenting the Korean pop, also known as Kpop, as a new media subculture. In this sense, we will describe its origins, The production of these groups and their components, evidencing the expansion of this Phenomenon in the field of media culture. It is also the purpose of this article to explain how South Korea's music industry works, the use of artists as a product and Young people's behavior is influenced by this musical style. It can be Great importance for the market, causing a movement in the economy. from the country. To illustrate the work, we will address two Korean Kpop groups in order to Try to understand what message they try to communicate to their audience.
description Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-20
2017-05-08T18:37:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T18:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123
identifier_str_mv NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/1/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/3/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e75731ae10278ccbe87f0aa588335ffd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861655085056