Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123 |
Resumo: | Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público. |
id |
UCB-2_63ea1896f9e520d938b6db70a56e97d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8123 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Feitoza, FredericoNoronha, Jéssica Menezes2017-05-08T18:37:48Z2016-06-202017-05-08T18:37:48Z2016-06-20NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público.This work consists of presenting the Korean pop, also known as Kpop, as a new media subculture. In this sense, we will describe its origins, The production of these groups and their components, evidencing the expansion of this Phenomenon in the field of media culture. It is also the purpose of this article to explain how South Korea's music industry works, the use of artists as a product and Young people's behavior is influenced by this musical style. It can be Great importance for the market, causing a movement in the economy. from the country. To illustrate the work, we will address two Korean Kpop groups in order to Try to understand what message they try to communicate to their audience.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-06T18:01:49Z No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf: 512392 bytes, checksum: 475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 (MD5) Previous issue date: 2016-06-20porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaKpopSubculturaBandasMídiaMúsicaPop coreano: o nascimento de uma nova subculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdfJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf512392https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/1/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf475332363ade451ad0e68bf553fb2f93MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtJéssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain42669https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/3/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txte75731ae10278ccbe87f0aa588335ffdMD53123456789/81232017-05-09 01:01:28.733TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
title |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
spellingShingle |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura Noronha, Jéssica Menezes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Kpop Subcultura Bandas Mídia Música |
title_short |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
title_full |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
title_fullStr |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
title_full_unstemmed |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
title_sort |
Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura |
author |
Noronha, Jéssica Menezes |
author_facet |
Noronha, Jéssica Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitoza, Frederico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha, Jéssica Menezes |
contributor_str_mv |
Feitoza, Frederico |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Kpop Subcultura Bandas Mídia Música |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Kpop Subcultura Bandas Mídia Música |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público. This work consists of presenting the Korean pop, also known as Kpop, as a new media subculture. In this sense, we will describe its origins, The production of these groups and their components, evidencing the expansion of this Phenomenon in the field of media culture. It is also the purpose of this article to explain how South Korea's music industry works, the use of artists as a product and Young people's behavior is influenced by this musical style. It can be Great importance for the market, causing a movement in the economy. from the country. To illustrate the work, we will address two Korean Kpop groups in order to Try to understand what message they try to communicate to their audience. |
description |
Este trabalho consiste em apresentar o pop Coreano, também conhecido como Kpop, como uma nova subcultura midiática. Neste sentido, vamos descrever as suas origens, o modo de produção desses grupos e seus componentes, evidenciando a expansão desse fenômeno no campo da cultura midiática. Também é objetivo desse artigo, explicar como a indústria musical da Coreia do Sul funciona, o uso dos artistas como produto e de que maneira o comportamento dos jovens é influenciado por este estilo musical. Podendo ser de grande importância para o mercado, fazendo com que haja uma movimentação na economia do país. Para ilustrar o trabalho, vamos abordar dois grupos coreanos de Kpop, a fim de tentarmos entender que mensagem eles tentam comunicar ao seu público. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-20 2017-05-08T18:37:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:37:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123 |
identifier_str_mv |
NORONHA, Jéssica Menezes. Pop coreano: o nascimento de uma nova subcultura. 2016. 20 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016 |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/1/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8123/3/J%c3%a9ssicaMenezesNoronhaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
475332363ade451ad0e68bf553fb2f93 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b e75731ae10278ccbe87f0aa588335ffd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861655085056 |