A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um cenário do uso de combustíveis fósseis na aviação comercial e seus impactos ambientais, também apresenta a evolução e o uso de tecnologias sustentáveis para mitigar os prejuízos causados à natureza pela queima deste derivado de petróleo. No mundo globalizado atual os transportes desempenham papel fundamental na movimentação de pessoas e riquezas. Apesar da pequena contribuição do setor aéreo na emissão de poluentes, o segmento tem estabelecido metas ambiciosas com o intuito de se tornar mais sustentável e tem buscado a redução dos impactos da aviação mundial no aquecimento global. O crescimento da preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas fontes de energia ao redor do globo com a finalidade de diminuir os impactos causados pela evolução humana, o emprego de biocombustíveis de aviação se apresenta como contribuição do modal aéreo para diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. O Brasil destaca-se no cenário dos biocombustíveis aeronáuticos por seu pioneirismo e por sua capacidade de produção de insumos necessários à produção de biocombustíveis a nível mundial. A pequena demanda atual figura como óbice ao desenvolvimento e implementação das práticas mais sustentáveis. Finalmente, baseado nas informações levantadas, exponho um ponto de vista sobre a viabilidade do uso dos biocombustíveis na aviação comercial. |
id |
UCB-2_6496ddf613d3b392d7efb80ab7ccd089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12973 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cardoso, Ana Paula MottaKutchma, João Luiz Nascimento2020-03-31T23:00:58Z2020-03-302020-03-31T23:00:58Z2019KUTCHMA, João Luiz Nascimento. A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial. 2019. 12 f. Artigo (MBA em Logística, Transporte e Mobilidade) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973O presente trabalho apresenta um cenário do uso de combustíveis fósseis na aviação comercial e seus impactos ambientais, também apresenta a evolução e o uso de tecnologias sustentáveis para mitigar os prejuízos causados à natureza pela queima deste derivado de petróleo. No mundo globalizado atual os transportes desempenham papel fundamental na movimentação de pessoas e riquezas. Apesar da pequena contribuição do setor aéreo na emissão de poluentes, o segmento tem estabelecido metas ambiciosas com o intuito de se tornar mais sustentável e tem buscado a redução dos impactos da aviação mundial no aquecimento global. O crescimento da preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas fontes de energia ao redor do globo com a finalidade de diminuir os impactos causados pela evolução humana, o emprego de biocombustíveis de aviação se apresenta como contribuição do modal aéreo para diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. O Brasil destaca-se no cenário dos biocombustíveis aeronáuticos por seu pioneirismo e por sua capacidade de produção de insumos necessários à produção de biocombustíveis a nível mundial. A pequena demanda atual figura como óbice ao desenvolvimento e implementação das práticas mais sustentáveis. Finalmente, baseado nas informações levantadas, exponho um ponto de vista sobre a viabilidade do uso dos biocombustíveis na aviação comercial.This article presents a scenario of the use of fossil fuels in commercial aviation and its environmental impacts. It also presents the evolution and use of sustainable technologies to mitigate the damage caused to nature by burning this oil derivative. In today's globalized world, transport plays a fundamental role in the movement of people and wealth. Despite the airline's small contribution to pollutant emissions, the segment has set ambitious targets to become more sustainable and has sought to reduce the impacts of global aviation on global warming. The growing concern with the environment has driven the development of new energy sources around the globe in order to reduce the impacts caused by human evolution. The use of aviation biofuels presents itself as a contribution of the air modal to reduce emissions. of pollutants in the atmosphere. Brazil stands out in the aeronautical biofuel scenario for its pioneering spirit and for its production capacity of inputs necessary for biofuel production worldwide. The current small demand stands as an obstacle to the development and implementation of the most sustainable practices. Finally, based on the information gathered, I present a point of view on the feasibility of using biofuels in commercial aviation.Submitted by Fernanda Rufino (fernanda.rufino@ucb.br) on 2020-03-30T18:25:04Z No. of bitstreams: 1 JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf: 915240 bytes, checksum: 4a53cfaf9cd6560193134039ab8080ed (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-31T23:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf: 915240 bytes, checksum: 4a53cfaf9cd6560193134039ab8080ed (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-31T23:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf: 915240 bytes, checksum: 4a53cfaf9cd6560193134039ab8080ed (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBiocombustíveisAeronáutica comercialCombustíveis fósseisDesenvolvimento sustentávelA viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLogística, Transporte e Mobilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf.txtJoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf.txtExtracted texttext/plain30262https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/3/JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf.txtae0a4fe4cf30ddbda76d8532e786f6eaMD53ORIGINALJoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdfJoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdfArtigoapplication/pdf915240https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/1/JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf4a53cfaf9cd6560193134039ab8080edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/129732020-06-09 03:54:45.583TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhbnRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
title |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
spellingShingle |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial Kutchma, João Luiz Nascimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Biocombustíveis Aeronáutica comercial Combustíveis fósseis Desenvolvimento sustentável |
title_short |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
title_full |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
title_fullStr |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
title_full_unstemmed |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
title_sort |
A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial |
author |
Kutchma, João Luiz Nascimento |
author_facet |
Kutchma, João Luiz Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kutchma, João Luiz Nascimento |
contributor_str_mv |
Cardoso, Ana Paula Motta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Biocombustíveis Aeronáutica comercial Combustíveis fósseis Desenvolvimento sustentável |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biocombustíveis Aeronáutica comercial Combustíveis fósseis Desenvolvimento sustentável |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresenta um cenário do uso de combustíveis fósseis na aviação comercial e seus impactos ambientais, também apresenta a evolução e o uso de tecnologias sustentáveis para mitigar os prejuízos causados à natureza pela queima deste derivado de petróleo. No mundo globalizado atual os transportes desempenham papel fundamental na movimentação de pessoas e riquezas. Apesar da pequena contribuição do setor aéreo na emissão de poluentes, o segmento tem estabelecido metas ambiciosas com o intuito de se tornar mais sustentável e tem buscado a redução dos impactos da aviação mundial no aquecimento global. O crescimento da preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas fontes de energia ao redor do globo com a finalidade de diminuir os impactos causados pela evolução humana, o emprego de biocombustíveis de aviação se apresenta como contribuição do modal aéreo para diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. O Brasil destaca-se no cenário dos biocombustíveis aeronáuticos por seu pioneirismo e por sua capacidade de produção de insumos necessários à produção de biocombustíveis a nível mundial. A pequena demanda atual figura como óbice ao desenvolvimento e implementação das práticas mais sustentáveis. Finalmente, baseado nas informações levantadas, exponho um ponto de vista sobre a viabilidade do uso dos biocombustíveis na aviação comercial. This article presents a scenario of the use of fossil fuels in commercial aviation and its environmental impacts. It also presents the evolution and use of sustainable technologies to mitigate the damage caused to nature by burning this oil derivative. In today's globalized world, transport plays a fundamental role in the movement of people and wealth. Despite the airline's small contribution to pollutant emissions, the segment has set ambitious targets to become more sustainable and has sought to reduce the impacts of global aviation on global warming. The growing concern with the environment has driven the development of new energy sources around the globe in order to reduce the impacts caused by human evolution. The use of aviation biofuels presents itself as a contribution of the air modal to reduce emissions. of pollutants in the atmosphere. Brazil stands out in the aeronautical biofuel scenario for its pioneering spirit and for its production capacity of inputs necessary for biofuel production worldwide. The current small demand stands as an obstacle to the development and implementation of the most sustainable practices. Finally, based on the information gathered, I present a point of view on the feasibility of using biofuels in commercial aviation. |
description |
O presente trabalho apresenta um cenário do uso de combustíveis fósseis na aviação comercial e seus impactos ambientais, também apresenta a evolução e o uso de tecnologias sustentáveis para mitigar os prejuízos causados à natureza pela queima deste derivado de petróleo. No mundo globalizado atual os transportes desempenham papel fundamental na movimentação de pessoas e riquezas. Apesar da pequena contribuição do setor aéreo na emissão de poluentes, o segmento tem estabelecido metas ambiciosas com o intuito de se tornar mais sustentável e tem buscado a redução dos impactos da aviação mundial no aquecimento global. O crescimento da preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas fontes de energia ao redor do globo com a finalidade de diminuir os impactos causados pela evolução humana, o emprego de biocombustíveis de aviação se apresenta como contribuição do modal aéreo para diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. O Brasil destaca-se no cenário dos biocombustíveis aeronáuticos por seu pioneirismo e por sua capacidade de produção de insumos necessários à produção de biocombustíveis a nível mundial. A pequena demanda atual figura como óbice ao desenvolvimento e implementação das práticas mais sustentáveis. Finalmente, baseado nas informações levantadas, exponho um ponto de vista sobre a viabilidade do uso dos biocombustíveis na aviação comercial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-31T23:00:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-30 2020-03-31T23:00:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KUTCHMA, João Luiz Nascimento. A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial. 2019. 12 f. Artigo (MBA em Logística, Transporte e Mobilidade) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973 |
identifier_str_mv |
KUTCHMA, João Luiz Nascimento. A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial. 2019. 12 f. Artigo (MBA em Logística, Transporte e Mobilidade) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Revistas e Artigos Científicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação Lato Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/3/JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/1/JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12973/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae0a4fe4cf30ddbda76d8532e786f6ea 4a53cfaf9cd6560193134039ab8080ed 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829922992586752 |