Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413
Resumo: O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.
id UCB-2_651f56459848d4670a7186a2aeb48909
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12413
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Santos, Luciana da SilvaSilva, Marcela Cristina Gomes da2019-10-25T11:09:18Z2019-10-092019-10-25T11:09:18Z2019SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.The present work aimed to understand how feminine identity, gender stereotypes and the in-centive to children consumption are disseminated to and through the children through the so-called unboxing videos released by a youtuber mirim. For that, a content analysis of three videos with advertising content of toys was carried out, which enabled the construction of two thematic units: Advertising Speech and Being a girl. The results pointed to a tendency to use unboxing videos as a way to encourage consumption in children, using strategies that aim to bring the child audience, youtuber mirim and the advertised brand, and take advantage of the child’s poorly developed sense leading her to believe in false promises of happiness and satis-faction. In addition, it is emphasized that the advertising contained in the digital media carries within itself stereotypes that act in the construction of the feminine identity. It was verified that such stereotypes disseminate the cult of beauty and the characterization of the feminine as being fragile, delicate, docile and naïve when using language as a form of expression of char-acteristics that allude exclusively to the feminine gender. Once these aspects are identified, it is important, in addition to existing laws aimed at protecting children, critical education of children and monitoring of the family to the content exposed to them, with a view to the for-mation of conscious consumers and the gender stereotypes that are instilled in the process of subjectivities of each individual.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-10-09T16:36:26Z No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-25T11:09:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T11:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologiaConsumo infantilEstereótiposSubjetivaçãoGêneroAprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber miriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain63024https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/3/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt43f844df3ec1e6c870297a8913c29785MD53ORIGINALMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdfMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf1063618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/1/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124132020-06-09 03:45:37.011TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhbnRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
title Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
spellingShingle Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
Silva, Marcela Cristina Gomes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicologia
Consumo infantil
Estereótipos
Subjetivação
Gênero
title_short Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
title_full Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
title_fullStr Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
title_full_unstemmed Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
title_sort Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
author Silva, Marcela Cristina Gomes da
author_facet Silva, Marcela Cristina Gomes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luciana da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Cristina Gomes da
contributor_str_mv Santos, Luciana da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Psicologia
Consumo infantil
Estereótipos
Subjetivação
Gênero
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Consumo infantil
Estereótipos
Subjetivação
Gênero
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.
The present work aimed to understand how feminine identity, gender stereotypes and the in-centive to children consumption are disseminated to and through the children through the so-called unboxing videos released by a youtuber mirim. For that, a content analysis of three videos with advertising content of toys was carried out, which enabled the construction of two thematic units: Advertising Speech and Being a girl. The results pointed to a tendency to use unboxing videos as a way to encourage consumption in children, using strategies that aim to bring the child audience, youtuber mirim and the advertised brand, and take advantage of the child’s poorly developed sense leading her to believe in false promises of happiness and satis-faction. In addition, it is emphasized that the advertising contained in the digital media carries within itself stereotypes that act in the construction of the feminine identity. It was verified that such stereotypes disseminate the cult of beauty and the characterization of the feminine as being fragile, delicate, docile and naïve when using language as a form of expression of char-acteristics that allude exclusively to the feminine gender. Once these aspects are identified, it is important, in addition to existing laws aimed at protecting children, critical education of children and monitoring of the family to the content exposed to them, with a view to the for-mation of conscious consumers and the gender stereotypes that are instilled in the process of subjectivities of each individual.
description O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-25T11:09:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-09
2019-10-25T11:09:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413
identifier_str_mv SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde e Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/3/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/1/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43f844df3ec1e6c870297a8913c29785
64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829915600125952