Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413 |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo. |
id |
UCB-2_651f56459848d4670a7186a2aeb48909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12413 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Santos, Luciana da SilvaSilva, Marcela Cristina Gomes da2019-10-25T11:09:18Z2019-10-092019-10-25T11:09:18Z2019SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo.The present work aimed to understand how feminine identity, gender stereotypes and the in-centive to children consumption are disseminated to and through the children through the so-called unboxing videos released by a youtuber mirim. For that, a content analysis of three videos with advertising content of toys was carried out, which enabled the construction of two thematic units: Advertising Speech and Being a girl. The results pointed to a tendency to use unboxing videos as a way to encourage consumption in children, using strategies that aim to bring the child audience, youtuber mirim and the advertised brand, and take advantage of the child’s poorly developed sense leading her to believe in false promises of happiness and satis-faction. In addition, it is emphasized that the advertising contained in the digital media carries within itself stereotypes that act in the construction of the feminine identity. It was verified that such stereotypes disseminate the cult of beauty and the characterization of the feminine as being fragile, delicate, docile and naïve when using language as a form of expression of char-acteristics that allude exclusively to the feminine gender. Once these aspects are identified, it is important, in addition to existing laws aimed at protecting children, critical education of children and monitoring of the family to the content exposed to them, with a view to the for-mation of conscious consumers and the gender stereotypes that are instilled in the process of subjectivities of each individual.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-10-09T16:36:26Z No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-25T11:09:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T11:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1063618 bytes, checksum: 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologiaConsumo infantilEstereótiposSubjetivaçãoGêneroAprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber miriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain63024https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/3/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt43f844df3ec1e6c870297a8913c29785MD53ORIGINALMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdfMarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf1063618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/1/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124132020-06-09 03:45:37.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
title |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
spellingShingle |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim Silva, Marcela Cristina Gomes da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia Consumo infantil Estereótipos Subjetivação Gênero |
title_short |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
title_full |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
title_fullStr |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
title_sort |
Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim |
author |
Silva, Marcela Cristina Gomes da |
author_facet |
Silva, Marcela Cristina Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luciana da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcela Cristina Gomes da |
contributor_str_mv |
Santos, Luciana da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia Consumo infantil Estereótipos Subjetivação Gênero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Consumo infantil Estereótipos Subjetivação Gênero |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo. The present work aimed to understand how feminine identity, gender stereotypes and the in-centive to children consumption are disseminated to and through the children through the so-called unboxing videos released by a youtuber mirim. For that, a content analysis of three videos with advertising content of toys was carried out, which enabled the construction of two thematic units: Advertising Speech and Being a girl. The results pointed to a tendency to use unboxing videos as a way to encourage consumption in children, using strategies that aim to bring the child audience, youtuber mirim and the advertised brand, and take advantage of the child’s poorly developed sense leading her to believe in false promises of happiness and satis-faction. In addition, it is emphasized that the advertising contained in the digital media carries within itself stereotypes that act in the construction of the feminine identity. It was verified that such stereotypes disseminate the cult of beauty and the characterization of the feminine as being fragile, delicate, docile and naïve when using language as a form of expression of char-acteristics that allude exclusively to the feminine gender. Once these aspects are identified, it is important, in addition to existing laws aimed at protecting children, critical education of children and monitoring of the family to the content exposed to them, with a view to the for-mation of conscious consumers and the gender stereotypes that are instilled in the process of subjectivities of each individual. |
description |
O presente trabalho pretendeu compreender como a identidade feminina, os estereótipos atrelados ao gênero e o incentivo ao consumo infantil são difundidos por e para as crianças por intermédio dos denominados vídeos unboxing divulgados por uma youtuber mirim. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de três vídeos com conteúdo publicitário de brinquedos, que possibilitaram a construção de duas unidades temáticas: Discurso Publicitário e Ser menina. Os resultados apontaram para uma tendência à utilização de vídeos unboxing como forma de incentivar o consumo em crianças, utilizando-se de estratégias que pretendem aproximar o público infantil, youtuber mirim e a marca anunciada, além de se aproveitarem do senso crítico pouco desenvolvido da criança levando-a a acreditar em falsas promessas de felicidade e satisfação. Ademais, destaca-se que a publicidade contida na mídia digital carrega em si estereótipos que agem na construção da identidade feminina. Verificou-se que tais estereótipos disseminam o culto à beleza e à caracterização do feminino como sendo frágil, delicado, dócil e ingênuo ao utilizar a linguagem como forma de expressão de características que aludem exclusivamente ao gênero feminino. Identificados esses aspectos se faz importante, além das leis em vigor que visam à proteção da infância, à educação crítica das crianças e acompanhamento da família ao conteúdo exposto às mesmas, tendo em vista a formação de consumidores conscientes e os estereótipos de gênero que são incutidos no processo de subjetivação de cada indivíduo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-25T11:09:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-09 2019-10-25T11:09:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marcela Cristina Gomes da. Aprendendo a ser menina: publicidade infantil, gênero e identidade em youtuber mirim. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psicologia (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Saúde e Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/3/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/1/MarcelaCristinaGomesdaSilvaTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12413/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43f844df3ec1e6c870297a8913c29785 64b83d47380d9ca925b3351c9eb5f2ce 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829915600125952 |