Plano de negócio
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
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Silva, Maria Elisângela Vasconcelos da Silva eMello, Nina Cláudia de AssunçãoLobo, Cristian de Oliveira Campos2014-03-13T14:50:22Z2016-10-10T03:54:36Z2014-03-13T14:50:22Z2016-10-10T03:54:36Z2014-03-132013-12-04SILVA, Maria Elisângela Vasconcelos da Silva e. Plano de Negócio. 2013. 24 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/2705Gestão EducacionalEste Plano de Negócio trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional e visa corroborar para a implantação de modelo descrito no documento que será aplicado no Colégio Sagrada Família. O colégio foi fundado em 1980 e atualmente a autora deste plano de negócio é a gestora geral. Como suporte para elaboração deste plano de negócio foi utilizado um modelo proposto pelo SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A finalidade do projeto é implantar a educação em período integral no colégio Sagrada Família no intuito de promover maior qualidade de vida para os estudantes e consequentemente seus Familiares, promovendo de forma ainda mais efetiva o seu desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual, espiritual e social, complementando a ação da família e da comunidade, bem como aumentar a receita financeira atual. O colégio Sagrada Família, situado no Plano Piloto, Brasília ampliará sua área de atuação na educação por meio da implantação de atividades complementares no período posterior do ensino regular, em conformidade com o que preveem a LDB, as diretrizes da Secretaria de Educação do DF e documentos próprios do Colégio. A proposta desta instituição visa atender crianças na faixa etária de 2 a 10 anos no período integral (matutino e vespertino), proporcionando um ambiente favorável ao seu pleno desenvolvimento, com atividades diversificadas. Com base no modelo proposto pelo SEBRAE, realizou-se uma aprofundada pesquisa de análise de mercado e competitividade, visando detectar as tendências e oportunidades, as possíveis ameaças ao negócio, os concorrentes mais próximos e suas estratégias, a clientela que pretende-se atender, as intervenções necessárias na infraestrutura física, plano de marketing e comunicação e a viabilidade econômica do projeto. A partir da coleta destas informações, confrontadas com a realidade atual do colégio, a implantação do período integral caracteriza-se como uma tomada de decisão inovadora e propulsora de aprimoramento do fazer educativo, pois abrange uma realidade que já é comum nos países mais desenvolvidos e que o governo brasileiro incorpora como uma das metas PNE 2011-2020, que visa oferecer educação em tempo integral para 50% dos estudantes das escolas públicas. A implantação também se configura com uma estratégia para promover mais visibilidade ao colégio, otimizar espaços ociosos, e sobretudo impulsionar a fidelização e ingresso de estudantes, tornando-se uma fonte de novos recursos financeiros para o colégio, consequentemente projetar uma imagem de um colégio focado nas demandas atuais da sociedade, estrategicamente mais capacitado para competir com as demais escolas, posicionando-se a frente das que compõem a região administrativa. A solidez de uma Educação Humanista, pautadas em princípios e valores cristãos, considerando a educação como processo humano e por meio do qual o sujeito adquire o máximo de plenitude e, portanto é necessário ousar na proposta educativa para que essa atenda as necessidades do estudante de hoje; é que se conclui que a implantação do período integral agrega mais qualidade tanto no fazer pedagógico do colégio quanto na vida e família dos estudantes.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2014-02-13T20:32:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Maria Elisângela Vasconcelos da Silva e Silva.pdf: 664179 bytes, checksum: 39f848865a8ca9b409e5d385905a998b (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-03-13T14:50:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Maria Elisângela Vasconcelos da Silva e Silva.pdf: 664179 bytes, checksum: 39f848865a8ca9b409e5d385905a998b (MD5)Made available in DSpace on 2014-03-13T14:50:22Z (GMT). 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