Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade analisar a dinâmica do trabalho criativo dos empreendedores da cultura no Brasil. Neste sentido, serão observadas as práticas e as dificuldades de se trabalhar e constituir novos modelos de negócios para a cultura, destacando valor das atividades culturais e artísticas como empreendedorismo (ELLMEIER, 2003). A partir da vivência dos empreendedores Chico Pelúcio e Ivaldo Bertazzo, é possível compreender as práticas adotadas pelos empreendedores, nas quais se estabelecem códigos e valores culturais que os referenciam como casos bem-sucedidos de modelos inovadores de gestão de produtos culturais, sendo em especial voltados para o teatro e a dança respectivamente. O discurso retórico dos empreendedores estudados nesta pesquisa demonstra que suas histórias empreendedoras alinham-se com o público-alvo e o objeto de seus empreendimentos. Não se trata de simples declarações de identidade, mas de histórias que valorizam, simbolizam e representam o capital social e cultural acumulado pelo empreendedor. É por meio da retórica que os novos empreendimentos culturais e criativos destes empreendedores conseguem atrair investidores. |
id |
UFBA-11_90f8d25234d83fff2093be3ad81ad044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12535 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na CulturaEmpreendedores Criativos e CulturaisGestão CulturalPráticas CriativasEste artigo tem como finalidade analisar a dinâmica do trabalho criativo dos empreendedores da cultura no Brasil. Neste sentido, serão observadas as práticas e as dificuldades de se trabalhar e constituir novos modelos de negócios para a cultura, destacando valor das atividades culturais e artísticas como empreendedorismo (ELLMEIER, 2003). A partir da vivência dos empreendedores Chico Pelúcio e Ivaldo Bertazzo, é possível compreender as práticas adotadas pelos empreendedores, nas quais se estabelecem códigos e valores culturais que os referenciam como casos bem-sucedidos de modelos inovadores de gestão de produtos culturais, sendo em especial voltados para o teatro e a dança respectivamente. O discurso retórico dos empreendedores estudados nesta pesquisa demonstra que suas histórias empreendedoras alinham-se com o público-alvo e o objeto de seus empreendimentos. Não se trata de simples declarações de identidade, mas de histórias que valorizam, simbolizam e representam o capital social e cultural acumulado pelo empreendedor. É por meio da retórica que os novos empreendimentos culturais e criativos destes empreendedores conseguem atrair investidores.Universidade Federal da Bahia2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 2 (2016)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535/11737Corá, Maria Amélia Jundurianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-26T08:09:58Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12535Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-26T08:09:58Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
title |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
spellingShingle |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura Corá, Maria Amélia Jundurian Empreendedores Criativos e Culturais Gestão Cultural Práticas Criativas |
title_short |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
title_full |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
title_fullStr |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
title_full_unstemmed |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
title_sort |
Empreendedores Criativos: Uma Análise sobre o Tralhado na Cultura |
author |
Corá, Maria Amélia Jundurian |
author_facet |
Corá, Maria Amélia Jundurian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corá, Maria Amélia Jundurian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedores Criativos e Culturais Gestão Cultural Práticas Criativas |
topic |
Empreendedores Criativos e Culturais Gestão Cultural Práticas Criativas |
description |
Este artigo tem como finalidade analisar a dinâmica do trabalho criativo dos empreendedores da cultura no Brasil. Neste sentido, serão observadas as práticas e as dificuldades de se trabalhar e constituir novos modelos de negócios para a cultura, destacando valor das atividades culturais e artísticas como empreendedorismo (ELLMEIER, 2003). A partir da vivência dos empreendedores Chico Pelúcio e Ivaldo Bertazzo, é possível compreender as práticas adotadas pelos empreendedores, nas quais se estabelecem códigos e valores culturais que os referenciam como casos bem-sucedidos de modelos inovadores de gestão de produtos culturais, sendo em especial voltados para o teatro e a dança respectivamente. O discurso retórico dos empreendedores estudados nesta pesquisa demonstra que suas histórias empreendedoras alinham-se com o público-alvo e o objeto de seus empreendimentos. Não se trata de simples declarações de identidade, mas de histórias que valorizam, simbolizam e representam o capital social e cultural acumulado pelo empreendedor. É por meio da retórica que os novos empreendimentos culturais e criativos destes empreendedores conseguem atrair investidores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12535/11737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 2 (2016) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686151705788416 |