O uso de materiais didáticos adaptados como recurso para a aprendizagem do surdo no ensino fundamental: um estudo com base no contexto de uma escola pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marília Gabriela
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1274
Resumo: O presente estudo elucida como a aprendizagem de alunos surdos é favorecida com a utilização de materiais didáticos adaptados às suas especificidades. A pesquisa possui caráter qualitativo, descritivo, exploratório, sendo a investigação do tema desenvolvida no contexto de uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo geral foi identificar quais materiais didáticos estão sendo utilizados na escolarização de alunos surdos e quais os resultados gerados. Os pressupostos teóricos que forneceram subsídios à pesquisa basearam-se na literatura acerca do tema e em conhecimentos adquiridos pela pesquisadora nas disciplinas do curso de Especialização em Libras da Universidade Católica de Brasília. A metodologia foi composta pela observação de duas alunas surdas em sala de aula e sala de recursos, análise de questionário aplicado a seis professoras e análise do material disponível na escola para o ensino a alunos surdos. Um termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado em duas vias pelas seis colaboradoras e pesquisadora a fim de esclarecer sobre a natureza da investigação e assegurar a confidencialidade dos dados. Os resultados da pesquisa mostraram que apesar da ainda limitada variedade de materiais para o ensino de alunos surdos disponíveis no mercado a produção destes é uma constante entre as professoras. Foi percebido também que as colaboradoras que estão envolvidas diretamente no ensino de crianças surdas possuem qualificação profissional, entretanto falta preparação dos demais membros que compõem a equipe escolar. Educadores em geral, devem atribuir atenção às adaptações curriculares, no planejamento de suas atividades no ensino de alunos surdos, já que uma escola inclusiva deve reconhecer as individualidades de seus discentes, desenvolvendo práticas pedagógicas que mereça a todos. O avanço dos recursos tecnológicos tem influenciado positivamente no desenvolvimento das aulas, aumentando o leque de possibilidades também na educação de alunos surdos com a utilização de novos multimeios.
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Os pressupostos teóricos que forneceram subsídios à pesquisa basearam-se na literatura acerca do tema e em conhecimentos adquiridos pela pesquisadora nas disciplinas do curso de Especialização em Libras da Universidade Católica de Brasília. A metodologia foi composta pela observação de duas alunas surdas em sala de aula e sala de recursos, análise de questionário aplicado a seis professoras e análise do material disponível na escola para o ensino a alunos surdos. Um termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado em duas vias pelas seis colaboradoras e pesquisadora a fim de esclarecer sobre a natureza da investigação e assegurar a confidencialidade dos dados. Os resultados da pesquisa mostraram que apesar da ainda limitada variedade de materiais para o ensino de alunos surdos disponíveis no mercado a produção destes é uma constante entre as professoras. Foi percebido também que as colaboradoras que estão envolvidas diretamente no ensino de crianças surdas possuem qualificação profissional, entretanto falta preparação dos demais membros que compõem a equipe escolar. Educadores em geral, devem atribuir atenção às adaptações curriculares, no planejamento de suas atividades no ensino de alunos surdos, já que uma escola inclusiva deve reconhecer as individualidades de seus discentes, desenvolvendo práticas pedagógicas que mereça a todos. O avanço dos recursos tecnológicos tem influenciado positivamente no desenvolvimento das aulas, aumentando o leque de possibilidades também na educação de alunos surdos com a utilização de novos multimeios.The hereby study elucidates how the learning of deaf students is favored using the adapted didactic materials to their specificity. The research has a qualitative, descriptive, exploratory character, with the investigation of the theme developed in the context of a public school of Federal District. The general objective was to identify what didactic materials are being used at the education of deaf students and what the generated results. The theoretical assumptions that provided subsidies to the research were based upon the literature about the theme and acquired knowledge by the researcher on the disciplines at the course of Specialization in Libras (Brazilian Sign Language) of Catholic University of Brasilia. The methodology was composed by the observation of two deaf students in the classroom and resource room, analysis of questionnaire applied to six teachers and analysis of the material available in school for teaching deaf students. A term of free consent and clear has been signed in a two-way by the sixcollaborating teachers and the researcher in order to clear about the nature of the investigation and to assure the confidentiality of the data. Results of the research show that despite of the still limited variety of materials available for teaching of deaf students in the market, the production of those materials is a constant among teachers. It was noticed as well that the collaborating teachers directly involved on teaching deaf children have professional qualification, however there is a lack of preparation of the others members that compose the school teamwork. Educators in general, must pay attention to the curricular adaptations, on planning of their activities on teaching deaf students, since a including school should recognize the individualities of their students, developing pedagogical practice that deserve to all. The advance of the technological resources has positively affected on the classes development, rising the range of possibilities also at the education of deaf students with the using of new multimedia.Submitted by Paulo Vieira (paulovs@ucb.br) on 2013-07-08T15:35:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21297 bytes, checksum: 5251cd05d6dc8adee3993e2b3e4c8d8a (MD5) TCC- Marília Gabriela da Silva 08-07-13.pdf: 2665275 bytes, checksum: 6fc52b919aca95564ebb1985cbd0fcea (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-07-08T17:22:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21297 bytes, checksum: 5251cd05d6dc8adee3993e2b3e4c8d8a (MD5) TCC- Marília Gabriela da Silva 08-07-13.pdf: 2665275 bytes, checksum: 6fc52b919aca95564ebb1985cbd0fcea (MD5)Made available in DSpace on 2013-07-08T17:22:42Z (GMT). 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The hereby study elucidates how the learning of deaf students is favored using the adapted didactic materials to their specificity. The research has a qualitative, descriptive, exploratory character, with the investigation of the theme developed in the context of a public school of Federal District. The general objective was to identify what didactic materials are being used at the education of deaf students and what the generated results. The theoretical assumptions that provided subsidies to the research were based upon the literature about the theme and acquired knowledge by the researcher on the disciplines at the course of Specialization in Libras (Brazilian Sign Language) of Catholic University of Brasilia. The methodology was composed by the observation of two deaf students in the classroom and resource room, analysis of questionnaire applied to six teachers and analysis of the material available in school for teaching deaf students. A term of free consent and clear has been signed in a two-way by the sixcollaborating teachers and the researcher in order to clear about the nature of the investigation and to assure the confidentiality of the data. Results of the research show that despite of the still limited variety of materials available for teaching of deaf students in the market, the production of those materials is a constant among teachers. It was noticed as well that the collaborating teachers directly involved on teaching deaf children have professional qualification, however there is a lack of preparation of the others members that compose the school teamwork. Educators in general, must pay attention to the curricular adaptations, on planning of their activities on teaching deaf students, since a including school should recognize the individualities of their students, developing pedagogical practice that deserve to all. The advance of the technological resources has positively affected on the classes development, rising the range of possibilities also at the education of deaf students with the using of new multimedia.
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