Política em rede: um estudo de recepção no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Pedro dos Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8083
Resumo: Este trabalho realiza uma análise de comentários em páginas sobre política no Facebook. Para isso, busca no estudo da recepção a metodologia que esclareça o papel ativo do sujeito, antes considerado passivo no processo comunicacional. Também busca aporte para a formulação teórica nos pressupostos da cibercultura, de modo a entender a mudança no paradigma de interação que remete ao receptor. Com esta base, o artigo reflete o estudo empírico de duas páginas sobre política da mídia social mencionada. São elas: Meu Professor de História, página com alinhamento ideológico voltado às pautas sociais; e Spotniks, alinhada ideologicamente ao pensamento liberal. Destas páginas, foram retirados comentários dos leitores pelos quais se pode observar a importância das mídias sociais na vida cotidiana do público, estejam esses leitores fazendo inserções mais filosóficas ou mais voltadas à própria ação comunicante dos demais leitores.
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São elas: Meu Professor de História, página com alinhamento ideológico voltado às pautas sociais; e Spotniks, alinhada ideologicamente ao pensamento liberal. Destas páginas, foram retirados comentários dos leitores pelos quais se pode observar a importância das mídias sociais na vida cotidiana do público, estejam esses leitores fazendo inserções mais filosóficas ou mais voltadas à própria ação comunicante dos demais leitores.This work does an analysis of comments on policy pages on Facebook. For this, it seeks a study of the reception of a methodology that clarifies the active role of the subject, previously passive in the communicational process. Also the search for the theoretical formulation in the assumptions of the cyberculture, in order to understand a change not paradigm of interaction that sends to the receiver. On this basis, the article reflects the two-page empirical study on social media policy mentioned. They are: My Professor of History, page with ideological alignment focused on social patterns; And Spotniks, ideologically aligned with liberal thinking. From these pages readers' comments have been withdrawn because one can observe a value of social media in the daily life of the public, whether these readers are inserting more philosophical or more directed to the communicating movement of the other readers.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-03-27T16:49:13Z No. of bitstreams: 1 JoãoPedroDosSantosDeCarvalhoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1052161 bytes, checksum: 2e173482af21ea2dd8b4fcb7ec7408e7 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-05T19:28:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoãoPedroDosSantosDeCarvalhoTCCGRADUACAO2016.pdf: 1052161 bytes, checksum: 2e173482af21ea2dd8b4fcb7ec7408e7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-05T19:28:38Z (GMT). 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This work does an analysis of comments on policy pages on Facebook. For this, it seeks a study of the reception of a methodology that clarifies the active role of the subject, previously passive in the communicational process. Also the search for the theoretical formulation in the assumptions of the cyberculture, in order to understand a change not paradigm of interaction that sends to the receiver. On this basis, the article reflects the two-page empirical study on social media policy mentioned. They are: My Professor of History, page with ideological alignment focused on social patterns; And Spotniks, ideologically aligned with liberal thinking. From these pages readers' comments have been withdrawn because one can observe a value of social media in the daily life of the public, whether these readers are inserting more philosophical or more directed to the communicating movement of the other readers.
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