O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoeckele, Matheus Marques
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000
Resumo: Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo.
id UCB-2_7b875226e0bed4a584079dd0c2c8fed0
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11000
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Leandro de BessaHoeckele, Matheus Marques2018-05-28T16:21:58Z2018-05-142018-05-28T16:21:58Z2017-12-07HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo.Gretchen's memes went viral in social networks, where the artist was considered "queen." Companies like Google and Netflix saw this as an opportunity and used Gretchen as a campaign strategy in online social networks. This monograph aims to understand this phenomenon of the internet through the content analysis of the campaigns of Netflix and Google. For that, it was necessary to study the functioning of social networks and memes, besides the historical survey of the artist and her performances. The outcomes are close to attempting to empathize with the target audience.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-14T13:05:07Z No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-28T16:21:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-28T16:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5) Previous issue date: 2017-12-07porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAORedes sociaisViralizaçãoMemesO meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretcheninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txtMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain80166https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/3/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txt4898d295c3c820a3a2ec6a37112ce009MD53ORIGINALMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdfMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf1134213https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/1/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/110002020-06-09 03:17:56.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
title O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
spellingShingle O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
Hoeckele, Matheus Marques
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Redes sociais
Viralização
Memes
title_short O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
title_full O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
title_fullStr O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
title_full_unstemmed O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
title_sort O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
author Hoeckele, Matheus Marques
author_facet Hoeckele, Matheus Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Leandro de Bessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoeckele, Matheus Marques
contributor_str_mv Oliveira, Leandro de Bessa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Redes sociais
Viralização
Memes
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Viralização
Memes
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo.
Gretchen's memes went viral in social networks, where the artist was considered "queen." Companies like Google and Netflix saw this as an opportunity and used Gretchen as a campaign strategy in online social networks. This monograph aims to understand this phenomenon of the internet through the content analysis of the campaigns of Netflix and Google. For that, it was necessary to study the functioning of social networks and memes, besides the historical survey of the artist and her performances. The outcomes are close to attempting to empathize with the target audience.
description Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-28T16:21:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-14
2018-05-28T16:21:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000
identifier_str_mv HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/3/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/1/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4898d295c3c820a3a2ec6a37112ce009
94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829899820105728