O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000 |
Resumo: | Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo. |
id |
UCB-2_7b875226e0bed4a584079dd0c2c8fed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11000 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Oliveira, Leandro de BessaHoeckele, Matheus Marques2018-05-28T16:21:58Z2018-05-142018-05-28T16:21:58Z2017-12-07HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo.Gretchen's memes went viral in social networks, where the artist was considered "queen." Companies like Google and Netflix saw this as an opportunity and used Gretchen as a campaign strategy in online social networks. This monograph aims to understand this phenomenon of the internet through the content analysis of the campaigns of Netflix and Google. For that, it was necessary to study the functioning of social networks and memes, besides the historical survey of the artist and her performances. The outcomes are close to attempting to empathize with the target audience.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-05-14T13:05:07Z No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-28T16:21:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-28T16:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf: 1134213 bytes, checksum: 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af (MD5) Previous issue date: 2017-12-07porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAORedes sociaisViralizaçãoMemesO meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretcheninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txtMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain80166https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/3/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txt4898d295c3c820a3a2ec6a37112ce009MD53ORIGINALMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdfMatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdfMonografiaapplication/pdf1134213https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/1/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/110002020-06-09 03:17:56.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
title |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
spellingShingle |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen Hoeckele, Matheus Marques CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Redes sociais Viralização Memes |
title_short |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
title_full |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
title_fullStr |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
title_full_unstemmed |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
title_sort |
O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen |
author |
Hoeckele, Matheus Marques |
author_facet |
Hoeckele, Matheus Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Leandro de Bessa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoeckele, Matheus Marques |
contributor_str_mv |
Oliveira, Leandro de Bessa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Redes sociais Viralização Memes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Viralização Memes |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo. Gretchen's memes went viral in social networks, where the artist was considered "queen." Companies like Google and Netflix saw this as an opportunity and used Gretchen as a campaign strategy in online social networks. This monograph aims to understand this phenomenon of the internet through the content analysis of the campaigns of Netflix and Google. For that, it was necessary to study the functioning of social networks and memes, besides the historical survey of the artist and her performances. The outcomes are close to attempting to empathize with the target audience. |
description |
Os memes da Gretchen viralizaram nas redes sociais, onde a artista foi considerada “rainha”. Empresas como a Google e a Netflix enxergaram este acontecimento como uma oportunidade e utilizaram a Gretchen como estratégia de campanha nas redes sociais online. A presente monografia pretende compreender este fenômeno da internet através da análise de conteúdo das campanhas da Netflix e Google. Para isso, foi necessário o estudo do funcionamento das redes sociais e dos memes, além do levantamento histórico da artista e suas representações. Os resultados aproximam-se da tentativa de criar empatia para com o público-alvo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-28T16:21:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-14 2018-05-28T16:21:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000 |
identifier_str_mv |
HOECKELE, Matheus Marques. O meme como estratégia nas redes sociais: o case Gretchen. 33 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/3/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/1/MatheusMarquesHoeckeleTCCGraduacao2017.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11000/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4898d295c3c820a3a2ec6a37112ce009 94c5ec90beb5eaac4d6983520b8707af 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829899820105728 |