Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damásio, Railton dos Santos
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5400
Resumo: Psicologia
id UCB-2_7cac1648393bacf3746f92d1593c6cd6
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/5400
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Damásio, Railton dos Santos2015-09-01T19:26:28Z2016-10-10T03:47:14Z2015-09-01T19:26:28Z2016-10-10T03:47:14Z2014DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento. 2014. 49 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5400PsicologiaConsiderando as mudanças ocorridas no mundo e no trabalho globalizado, as instituições financeiras no Brasil passaram por uma reestruturação organizacional, e novas estratégias de trabalho foram implantadas. Isso desencadeou um movimento complexo de transformações, onde os bancos passaram por um processo de reorganização operacional e de reestruturação das relações de trabalho existentes até então. O presente trabalho teve como principal objetivo identificar o cenário das vivências de prazer e sofrimento em trabalhadores que vivem e experienciam tal contexto, implicados na tarefa de atendimento em instituição financeira. A proposta de pesquisa se dedicou a identificar fatores que pudessem contribuir para um sofrimento psíquico aos atendentes que lidam com diferentes tipos de públicos, bem como tornar possível descrever características do atendimento ao público que possam ser propiciadoras para um sofrimento psíquico. Os resultados desta pesquisa foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada e analisados de acordo com o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, alinhavando os discursos dos profissionais de tais instituições com o manejo teórico possibilitado por tal teoria. Com os resultados obtidos pela aplicação do Inventário de Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA), obteve-se um retrato de nível considerado crítico pelo instrumento, das vivências de sofrimento no trabalho, e na entrevista semi-estruturada, verificou-se sobretudo uma constante aplicação de estratégias pessoais e coletivas de enfrentamento dentro da instituição analisada. Categorias encontradas: Sofrimento bancário, Prazer e Sofrimento no trabalho, Atendimento ao cliente, Formas de enfrentamento, Vivências institucionais. Depois de feita a análise dos resultados, verificou-se que foi possível alcançar os objetivos propostos neste trabalho e que apesar dos desafios a serem discutidos e enfrentados com a ajuda da Psicologia junto a Instituição Banco, grandes contribuições podem ser tomadas pelo estudo, propiciando uma análise crítica das vertentes de atuação profissional que abarquem o Sujeito: tanto como empregado da Instituição quanto Ser Humano possuidor de Subjetividade.Submitted by Aguiar Francience (franciene.aguiar@ucb.br) on 2015-08-08T13:57:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho - Atendimento bancário A atividade a serviço do adoecimento. UCB, 2014..pdf: 1543164 bytes, checksum: ed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-09-01T19:26:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho - Atendimento bancário A atividade a serviço do adoecimento. UCB, 2014..pdf: 1543164 bytes, checksum: ed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-01T19:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho - Atendimento bancário A atividade a serviço do adoecimento. UCB, 2014..pdf: 1543164 bytes, checksum: ed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0 (MD5) Previous issue date: 2014Made available in DSpace on 2016-10-10T03:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) Railton dos Santos Damásio.pdf: 1543164 bytes, checksum: ed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0 (MD5) Previous issue date: 2014TextoPsicologiaSofrimento bancárioInstituição bancáriaSubjetividade no trabalhoAnálise do discursoCategoriasSofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/1/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/2/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/4/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD54ORIGINALRailton dos Santos Damásio.pdfMonografiaapplication/pdf1543164https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/5/Railton%20dos%20Santos%20Dam%c3%a1sio.pdfed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0MD55TEXTRailton dos Santos Damásio.pdf.txtRailton dos Santos Damásio.pdf.txtExtracted texttext/plain87663https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/6/Railton%20dos%20Santos%20Dam%c3%a1sio.pdf.txt80dc757ad6c73b28cd1a09ca5b7bbeb4MD5610869/54002017-01-17 15:04:58.572TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIKKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gZW0gYmFpeG8pLGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvCnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4gCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIKb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgVGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLAp0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLApkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZQpDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MKZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8KZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLiAKClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvCnF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcwpleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLiAKCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEgcG9kZSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1ICh2b3Nzbykgbm9tZShzKQpjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKWRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXplciBxdWFscXVlcgphbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbGd1w6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIMOpIG5lY2Vzc8OhcmlvIHF1ZSBjb25jb3JkZSBjb20gYQpsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwgYW50ZXMgZG8gc2V1IGRvY3VtZW50byBwb2RlciBhcGFyZWNlciBuYSBSZXBvc2l0w7NyaW8KZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhIGxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIHByZXRlbmRhCmFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtIGNvbnRhdG8gcG9yIGNvcnJlaW8gZWxldHLDtG5pY28ga2Vsc29uQHVjYi5iciBvdSB0ZWxlZm9uZQogLSAoMHh4NjEpIDMzNTYtOTMxNy85MDI5Lgo=Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
title Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
spellingShingle Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
Damásio, Railton dos Santos
Psicologia
Sofrimento bancário
Instituição bancária
Subjetividade no trabalho
Análise do discurso
Categorias
title_short Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
title_full Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
title_fullStr Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
title_full_unstemmed Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
title_sort Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento
author Damásio, Railton dos Santos
author_facet Damásio, Railton dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damásio, Railton dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Sofrimento bancário
Instituição bancária
Subjetividade no trabalho
Análise do discurso
Categorias
topic Psicologia
Sofrimento bancário
Instituição bancária
Subjetividade no trabalho
Análise do discurso
Categorias
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Psicologia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Considerando as mudanças ocorridas no mundo e no trabalho globalizado, as instituições financeiras no Brasil passaram por uma reestruturação organizacional, e novas estratégias de trabalho foram implantadas. Isso desencadeou um movimento complexo de transformações, onde os bancos passaram por um processo de reorganização operacional e de reestruturação das relações de trabalho existentes até então. O presente trabalho teve como principal objetivo identificar o cenário das vivências de prazer e sofrimento em trabalhadores que vivem e experienciam tal contexto, implicados na tarefa de atendimento em instituição financeira. A proposta de pesquisa se dedicou a identificar fatores que pudessem contribuir para um sofrimento psíquico aos atendentes que lidam com diferentes tipos de públicos, bem como tornar possível descrever características do atendimento ao público que possam ser propiciadoras para um sofrimento psíquico. Os resultados desta pesquisa foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada e analisados de acordo com o referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho, alinhavando os discursos dos profissionais de tais instituições com o manejo teórico possibilitado por tal teoria. Com os resultados obtidos pela aplicação do Inventário de Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA), obteve-se um retrato de nível considerado crítico pelo instrumento, das vivências de sofrimento no trabalho, e na entrevista semi-estruturada, verificou-se sobretudo uma constante aplicação de estratégias pessoais e coletivas de enfrentamento dentro da instituição analisada. Categorias encontradas: Sofrimento bancário, Prazer e Sofrimento no trabalho, Atendimento ao cliente, Formas de enfrentamento, Vivências institucionais. Depois de feita a análise dos resultados, verificou-se que foi possível alcançar os objetivos propostos neste trabalho e que apesar dos desafios a serem discutidos e enfrentados com a ajuda da Psicologia junto a Instituição Banco, grandes contribuições podem ser tomadas pelo estudo, propiciando uma análise crítica das vertentes de atuação profissional que abarquem o Sujeito: tanto como empregado da Instituição quanto Ser Humano possuidor de Subjetividade.
description Psicologia
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-01T19:26:28Z
2016-10-10T03:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-01T19:26:28Z
2016-10-10T03:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento. 2014. 49 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5400
identifier_str_mv DAMÁSIO, Railton dos Santos. Sofrimento no trabalho, atendimento bancário: a atividade a serviço do adoecimento. 2014. 49 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/1/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/2/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/4/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/5/Railton%20dos%20Santos%20Dam%c3%a1sio.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5400/6/Railton%20dos%20Santos%20Dam%c3%a1sio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe
b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
ed5ce063d0cd0e0801e4827c29a976c0
80dc757ad6c73b28cd1a09ca5b7bbeb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829824618332160