A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lohany Domingos
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633
Resumo: Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos.
id UCB-2_7cd07b2acffad2296816d6460049601d
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10633
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, Camilla Sara GonçalvesMelo, Lohany Domingos2018-04-05T12:34:32Z2018-03-232018-04-05T12:34:32Z2014-11-21MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos.This study examined culture as a factor in the internationalization process of companies, thus the national culture and ethnic exerts a major influence on consumer preferences and taste in each country. This work is based on the theories of globalization, competitive advantage, internationalization and culture. To better understand the role of culture in international business were discussed strategies to enter international markets, the influence of cultural aspects in business internationalization, and a case study was conducted with a food product company. As a result it was found that the company needed to adapt their chosen activities abroad due to the cultural factor for competitive advantage in countries where it is present, and future targets insert into international markets.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-03-23T11:42:06Z No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-04-05T12:34:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-05T12:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5) Previous issue date: 2014-11-21porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISGlobalizaçãoComércio exteriorInternacionalizaçãoNegócios InternacionaisMarketing InternacionalVantagem CompetitivaA influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txtLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txtExtracted texttext/plain121852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/3/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txt6d86535321690fee5d010744277e3484MD53ORIGINALLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfMonografiaapplication/pdf1282562https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/1/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfa8e1467e0a7e162560b3437e7f54901dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/106332020-06-09 03:21:22.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
title A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
spellingShingle A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
Melo, Lohany Domingos
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Globalização
Comércio exterior
Internacionalização
Negócios Internacionais
Marketing Internacional
Vantagem Competitiva
title_short A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
title_full A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
title_fullStr A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
title_full_unstemmed A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
title_sort A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
author Melo, Lohany Domingos
author_facet Melo, Lohany Domingos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lohany Domingos
contributor_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Globalização
Comércio exterior
Internacionalização
Negócios Internacionais
Marketing Internacional
Vantagem Competitiva
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Comércio exterior
Internacionalização
Negócios Internacionais
Marketing Internacional
Vantagem Competitiva
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos.
This study examined culture as a factor in the internationalization process of companies, thus the national culture and ethnic exerts a major influence on consumer preferences and taste in each country. This work is based on the theories of globalization, competitive advantage, internationalization and culture. To better understand the role of culture in international business were discussed strategies to enter international markets, the influence of cultural aspects in business internationalization, and a case study was conducted with a food product company. As a result it was found that the company needed to adapt their chosen activities abroad due to the cultural factor for competitive advantage in countries where it is present, and future targets insert into international markets.
description Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-05T12:34:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-23
2018-04-05T12:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633
identifier_str_mv MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/3/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/1/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d86535321690fee5d010744277e3484
a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829892427644928