A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633 |
Resumo: | Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos. |
id |
UCB-2_7cd07b2acffad2296816d6460049601d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10633 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Camilla Sara GonçalvesMelo, Lohany Domingos2018-04-05T12:34:32Z2018-03-232018-04-05T12:34:32Z2014-11-21MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos.This study examined culture as a factor in the internationalization process of companies, thus the national culture and ethnic exerts a major influence on consumer preferences and taste in each country. This work is based on the theories of globalization, competitive advantage, internationalization and culture. To better understand the role of culture in international business were discussed strategies to enter international markets, the influence of cultural aspects in business internationalization, and a case study was conducted with a food product company. As a result it was found that the company needed to adapt their chosen activities abroad due to the cultural factor for competitive advantage in countries where it is present, and future targets insert into international markets.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-03-23T11:42:06Z No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-04-05T12:34:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-05T12:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf: 1282562 bytes, checksum: a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d (MD5) Previous issue date: 2014-11-21porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISGlobalizaçãoComércio exteriorInternacionalizaçãoNegócios InternacionaisMarketing InternacionalVantagem CompetitivaA influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txtLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txtExtracted texttext/plain121852https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/3/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txt6d86535321690fee5d010744277e3484MD53ORIGINALLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfLohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfMonografiaapplication/pdf1282562https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/1/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdfa8e1467e0a7e162560b3437e7f54901dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/106332020-06-09 03:21:22.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
title |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
spellingShingle |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. Melo, Lohany Domingos CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Globalização Comércio exterior Internacionalização Negócios Internacionais Marketing Internacional Vantagem Competitiva |
title_short |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
title_full |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
title_fullStr |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
title_full_unstemmed |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
title_sort |
A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. |
author |
Melo, Lohany Domingos |
author_facet |
Melo, Lohany Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lohany Domingos |
contributor_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Globalização Comércio exterior Internacionalização Negócios Internacionais Marketing Internacional Vantagem Competitiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Comércio exterior Internacionalização Negócios Internacionais Marketing Internacional Vantagem Competitiva |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos. This study examined culture as a factor in the internationalization process of companies, thus the national culture and ethnic exerts a major influence on consumer preferences and taste in each country. This work is based on the theories of globalization, competitive advantage, internationalization and culture. To better understand the role of culture in international business were discussed strategies to enter international markets, the influence of cultural aspects in business internationalization, and a case study was conducted with a food product company. As a result it was found that the company needed to adapt their chosen activities abroad due to the cultural factor for competitive advantage in countries where it is present, and future targets insert into international markets. |
description |
Este estudo analisou a cultura como um fator determinante no processo de internacionalização de empresas, pois a cultura nacional e étnica exerce uma grande influência nas preferências e gostos dos consumidores de cada país. O presente trabalho baseia-se nas teorias de globalização, vantagem competitiva, internacionalização e cultura. Para melhor entender o papel da cultura na internacionalização de empresas foram abordadas as estratégias de entrada em mercados internacionais, a influência dos aspectos culturais na internacionalização de empresas, e foi realizado um estudo de caso com uma empresa de produtos alimentícios. Como resultado foi constatado que a empresa escolhida necessitou fazer adaptações em suas atividades no exterior em função do fator cultural para obter vantagem competitiva em países que está presente, e se inserir em futuros mercados internacionais alvos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-05T12:34:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-23 2018-04-05T12:34:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633 |
identifier_str_mv |
MELO, Lohany Domingos. A influência do fator cultural na internacionalização de empresas: o caso BRF S.A. 2014. 67 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/3/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/1/LohannyDomingosMeloTCCGraduacao2014.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10633/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d86535321690fee5d010744277e3484 a8e1467e0a7e162560b3437e7f54901d 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829892427644928 |