Análise da autoimagem corporal relacionado ao IMC de mulheres praticantes de musculação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hamilton Justino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Tyago Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10288
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal analisar a autoimagem corporal relacionada ao Índice de Massa Corporal (IMC) de mulheres praticantes de musculação. Fizeram parte da amostra deste estudo 40 mulheres com a faixa etária entre 18 e 38 anos, praticantes de musculação em uma academia do DF, em um período acima de 03 (três) meses. A amostra desse estudo foi realizada por conveniência. Os procedimentos adotados para a coleta de dados consistiram na utilização da escala de silhueta (Figure Rating Scale) de Stunkard et.al. (1983) para verificar a silhueta que mais se assemelhava e a silhueta ideal, com variações de figuras de 01 a 09 imagens de silhueta. Em seguida o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada indivíduo por meio do peso corporal dividido pela altura ao quadrado conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A própria escala possui uma classificação relacionando o IMC ideal para cada silhueta. Os resultados encontrados mostraram que das 40 mulheres que fizeram parte deste estudo, 31 (75,5%) mulheres possuem a consciência da imagem da silhueta atual (S.A) enquanto as outras 09 (22,5%) mulheres encontram-se com a imagem da silhueta atual (S.A) distorcida. Outra informação trata-se das 31 mulheres que se apresentaram ciente de sua (S.A), 18 (58,06%) destas querem reduzir o IMC, ou seja, querem ficar mais magras, seguidas de 07 (22,59%) mulheres que querem manter o mesmo IMC e outras 06 (19,35%) mulheres que querem aumentar o IMC.
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A própria escala possui uma classificação relacionando o IMC ideal para cada silhueta. Os resultados encontrados mostraram que das 40 mulheres que fizeram parte deste estudo, 31 (75,5%) mulheres possuem a consciência da imagem da silhueta atual (S.A) enquanto as outras 09 (22,5%) mulheres encontram-se com a imagem da silhueta atual (S.A) distorcida. 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