Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11681 |
Resumo: | As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo. |
id |
UCB-2_82161dceb647c1d9a96484a8a16c8989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11681 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Carvalho Júnior, Edson Benício deCosta, Johan Samuel PinheiroSouza, Yuri Amaral de2018-11-12T16:16:16Z2018-11-102018-11-12T16:16:16Z2018COSTA, Johan Samuel Pinheiro; SOUZA Yuri Amaral de. Conceitos de SMART CITY aplicados à mobilidade urbana. 2018. 35 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11681Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-11-10T10:43:00Z No. of bitstreams: 1 Johan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf: 1896306 bytes, checksum: f8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-12T16:16:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Johan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf: 1896306 bytes, checksum: f8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-12T16:16:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Johan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf: 1896306 bytes, checksum: f8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9 (MD5) Previous issue date: 2018As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILSmart CitySmart MobilityMobilidade urbanaTransporte multimodalAplicativoBrasíliaConceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf.txtJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain52604https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/3/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdf.txta3850b218e6e746c55094c5717d20a5bMD53ORIGINALJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdfJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdfArtigoapplication/pdf1896306https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/1/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdff8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/116812020-06-09 03:34:03.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
title |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
spellingShingle |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana Costa, Johan Samuel Pinheiro CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Smart City Smart Mobility Mobilidade urbana Transporte multimodal Aplicativo Brasília |
title_short |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
title_full |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
title_fullStr |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
title_full_unstemmed |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
title_sort |
Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana |
author |
Costa, Johan Samuel Pinheiro |
author_facet |
Costa, Johan Samuel Pinheiro Souza, Yuri Amaral de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Yuri Amaral de |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Johan Samuel Pinheiro Souza, Yuri Amaral de |
contributor_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Smart City Smart Mobility Mobilidade urbana Transporte multimodal Aplicativo Brasília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smart City Smart Mobility Mobilidade urbana Transporte multimodal Aplicativo Brasília |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo. |
description |
As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-12T16:16:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-10 2018-11-12T16:16:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Johan Samuel Pinheiro; SOUZA Yuri Amaral de. Conceitos de SMART CITY aplicados à mobilidade urbana. 2018. 35 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11681 |
identifier_str_mv |
COSTA, Johan Samuel Pinheiro; SOUZA Yuri Amaral de. Conceitos de SMART CITY aplicados à mobilidade urbana. 2018. 35 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/3/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/1/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3850b218e6e746c55094c5717d20a5b f8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829907229343744 |