Conceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Johan Samuel Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Yuri Amaral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11681
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo.
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Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILSmart CitySmart MobilityMobilidade urbanaTransporte multimodalAplicativoBrasíliaConceitos de Smart City aplicados à mobilidade urbanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf.txtJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain52604https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/3/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdf.txta3850b218e6e746c55094c5717d20a5bMD53ORIGINALJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdfJohan Samuel Pinheiro Costa e Yuri Amaral de SouzaTCCGraduacao 2018.pdfArtigoapplication/pdf1896306https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/1/Johan%20Samuel%20Pinheiro%20Costa%20e%20Yuri%20Amaral%20de%20SouzaTCCGraduacao%202018.pdff8d194f59672f04988acfacd93d6f8f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11681/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/116812020-06-09 03:34:03.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
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description As tecnologias da informação e comunicação têm possibilitado avanços significativos no mundo inteiro. Aplicativos ao redor do planeta têm proporcionado uma comunicação mais rápida entre as pessoas; dinamizado processos, tornando-os mais rápidos e eficientes; tornado cada vez mais seguras transferência de valores; dentre tantas outras coisas. Utilizando-se de todas essas facilidades, surgiu o conceito de Smart City, que traz a proposta de integrar todas as facetas das cidades, otimizando processos de tomada de decisão, pois trabalha como uma rede integrada. Pensando nisto, os conceitos de smart cities aplicados à mobilidade urbana (smart mobility) são extremamente necessários. Em cidades cada vez mais populosas, longos engarrafamentos e transportes públicos saturados são uma realidade diária da população, que perde tempo em razão das longas horas passadas entre os deslocamentos), além de saúde e bem-estar (devido à atmosfera carregada de poluentes dos meios de transporte). Portanto, deve-se buscar soluções que integrem rapidez nos deslocamentos, que pensem no meio ambiente, que estimulem os usuários a utilizarem o transporte coletivo – e que estes, por sua vez, otimizem e tragam confiança ao modal –, bem como as demais ferramentas da cidade. Além disso, tais soluções trazem maiores economias por tornarem os investimentos públicos eficientes, isso porque obras de mobilidade são dispendiosas e levam tempo, e quando estão prontas, muitas vezes não atendem às demandas, pelo fato de que os deslocamentos urbanos são dinâmicos. Atualmente, em Brasília, não existe um aplicativo que forneça aos usuários a possibilidade de estimar e planejar uma viagem utilizando de todos os modais de transporte disponíveis. Os aplicativos disponíveis hoje são voltados, apenas, a um modal de transporte, além de não fornecerem precisão quando se trata do horário e, relativamente a este, os transportes sofrem atrasos e os usuários perdem o interesse em utilizar tais aplicativos. Este trabalho apresenta o escopo geral de como seria um aplicativo que uniria todos os modais existentes na cidade de Brasília, bem como discussões a respeito das soluções e programas voltados para a mobilidade urbana, encontrados em outras cidades ao redor do globo.
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