Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12837 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar o crescimento das microtransações nos jogos digitais, ou seja, a inserção de pequenos produtos que são vendidos, em troca de dinheiro real, dentro dos jogos de videogame atualmente. Para isso, foi feita uma análise de jogos famosos, como Fortnite e FIFA, buscando entender se as microtransações são realmente necessárias, quais são as motivações de compra por parte do público e a importância desses conteúdos para as produtoras dos jogos nos dias de hoje. Conclui-se que parte da comunidade está adepta à microtransações desde que elas sejam cosméticas e que os lucros gerados das vendas destes produtos formam a principal receita de grandes títulos atuais. |
id |
UCB-2_8505b80395a51146dfc0d76a648f9811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12837 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Senta, Clarissa Raquel Motter DalaMendes, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins2020-03-03T16:08:53Z2020-02-292020-03-03T16:08:53Z2019MENDES, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins. Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais. 2019. 18 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12837O objetivo do trabalho é analisar o crescimento das microtransações nos jogos digitais, ou seja, a inserção de pequenos produtos que são vendidos, em troca de dinheiro real, dentro dos jogos de videogame atualmente. Para isso, foi feita uma análise de jogos famosos, como Fortnite e FIFA, buscando entender se as microtransações são realmente necessárias, quais são as motivações de compra por parte do público e a importância desses conteúdos para as produtoras dos jogos nos dias de hoje. Conclui-se que parte da comunidade está adepta à microtransações desde que elas sejam cosméticas e que os lucros gerados das vendas destes produtos formam a principal receita de grandes títulos atuais.The objective of this paper is to analyze the growth of microtransactions in digital games, which means, the insertion of small products that are sold, in exchange for real money, in today's games. For that, an analysis was made about famous games such as Fortnite and FIFA, trying to understand if microtransactions are really necessary, what are the motivations of purchase by the public, and the importance of these contents for game producers nowadays. It is concluded that part of the community is adept at microtransactions as long as they are cosmetic and that the profits generated from the sales of these products form the main revenue of today's major titles.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-29T13:26:07Z No. of bitstreams: 1 MateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf: 704170 bytes, checksum: b560f8b3b5207b7097956ab751ad6690 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-03T16:08:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf: 704170 bytes, checksum: b560f8b3b5207b7097956ab751ad6690 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-03T16:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf: 704170 bytes, checksum: b560f8b3b5207b7097956ab751ad6690 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJogos eletrônicosMicrotransaçõesComportamentoComprasReflexões sobre as microtransações nos jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf.txtMateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain38940https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/3/MateusHenriquedeMirandaL%c3%b4boLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf.txt9565b4b2c0ecfc36244013f369ce808dMD53ORIGINALMateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdfMateusHenriquedeMirandaLôboLinsMendesTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf704170https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/1/MateusHenriquedeMirandaL%c3%b4boLinsMendesTCCGraduacao2019.pdfb560f8b3b5207b7097956ab751ad6690MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128372020-06-09 03:52:11.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
title |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
spellingShingle |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais Mendes, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Jogos eletrônicos Microtransações Comportamento Compras |
title_short |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
title_full |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
title_fullStr |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
title_sort |
Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais |
author |
Mendes, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins |
author_facet |
Mendes, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senta, Clarissa Raquel Motter Dala |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins |
contributor_str_mv |
Senta, Clarissa Raquel Motter Dala |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Jogos eletrônicos Microtransações Comportamento Compras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos Microtransações Comportamento Compras |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo do trabalho é analisar o crescimento das microtransações nos jogos digitais, ou seja, a inserção de pequenos produtos que são vendidos, em troca de dinheiro real, dentro dos jogos de videogame atualmente. Para isso, foi feita uma análise de jogos famosos, como Fortnite e FIFA, buscando entender se as microtransações são realmente necessárias, quais são as motivações de compra por parte do público e a importância desses conteúdos para as produtoras dos jogos nos dias de hoje. Conclui-se que parte da comunidade está adepta à microtransações desde que elas sejam cosméticas e que os lucros gerados das vendas destes produtos formam a principal receita de grandes títulos atuais. The objective of this paper is to analyze the growth of microtransactions in digital games, which means, the insertion of small products that are sold, in exchange for real money, in today's games. For that, an analysis was made about famous games such as Fortnite and FIFA, trying to understand if microtransactions are really necessary, what are the motivations of purchase by the public, and the importance of these contents for game producers nowadays. It is concluded that part of the community is adept at microtransactions as long as they are cosmetic and that the profits generated from the sales of these products form the main revenue of today's major titles. |
description |
O objetivo do trabalho é analisar o crescimento das microtransações nos jogos digitais, ou seja, a inserção de pequenos produtos que são vendidos, em troca de dinheiro real, dentro dos jogos de videogame atualmente. Para isso, foi feita uma análise de jogos famosos, como Fortnite e FIFA, buscando entender se as microtransações são realmente necessárias, quais são as motivações de compra por parte do público e a importância desses conteúdos para as produtoras dos jogos nos dias de hoje. Conclui-se que parte da comunidade está adepta à microtransações desde que elas sejam cosméticas e que os lucros gerados das vendas destes produtos formam a principal receita de grandes títulos atuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T16:08:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-29 2020-03-03T16:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins. Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais. 2019. 18 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12837 |
identifier_str_mv |
MENDES, Mateus Henrique de Miranda Lôbo Lins. Reflexões sobre as microtransações nos jogos digitais. 2019. 18 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/3/MateusHenriquedeMirandaL%c3%b4boLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/1/MateusHenriquedeMirandaL%c3%b4boLinsMendesTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12837/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9565b4b2c0ecfc36244013f369ce808d b560f8b3b5207b7097956ab751ad6690 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829921805598720 |