Jogos online: Estudo exploratório da utilização das microtransações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, André Miguel Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26237
Resumo: Na presente dissertação pretendeu-se apresentar e descrever, sob uma perspetiva histórica, o aparecimento das microtransações no mercado dos jogos online, bem como a forma como estas se foram desenvolvendo até chegarmos aos dias de hoje - isto, aliadas aos vários modelos de negócio que, consequentemente, acabaram por evoluir conjuntamente com as microtransações e sua respetiva aplicabilidade. Além da descrição evolutiva dos referidos modelos de negócio, pretendeu-se, também, perceber como é que os tipos de microtransações existentes – mais concretamente, aplicados a cosmetics, DLC ou loot boxes – são percecionados a nível de literatura. Objetiva-se, assim, perceber a possível relação destes com os transtornos aditivos que, inclusive, foram identificados e reportados em alguns estudos literários prévios. Outro dos objetivos foi, ainda, o de demonstrar que a legislação mundial não é coerente nem clara na sua posição quanto à temática das microtransações - ou seja, não existe, até então, nenhuma entidade que consiga regular, ou até controlar, a utilização destas práticas em qualquer população-alvo, tendo como maior foco de preocupação os mais jovens. O estudo que se seguirá procura perceber o impacto percecionado das microtransações nos jogadores portugueses, de modo a aferir se os resultados que serão obtidos irão ao encontro relativamente às evidências já obtidas por investigações similares, reportadas pela literatura estrangeira.
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