Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Gabriela Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8114
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a comunicação e a cultura organizacional da The Walt Disney Company, com foco nas formas de transmissão das normas, regulamentos, costumes, tradições e políticas administrativas da organização. O objetivo é descrever como o comunicação integrada a comunicação organizacional da Disney funciona e é aplicado desde sua fundação até os dias de hoje, detalhando a forma como a Disney transmite seus valores e sua cultura a seus colaboradores, fidelizando seus clientes e incorporando sua cultura organizacional as estratégias de comunicação e marketing da organização. Descreve-se a evolução desse processo desde o primeiro projeto iniciado por seus fundadores, os irmãos Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. O estudo analisa desde o treinamento dos funcionários da Disney (elenco) até o tratamento dado a seus clientes (convidados). O tratamento dado pela Disney a seus clientes é um dos fatores que tem contribuído para atrair milhares pessoas de todas as idades de diversos países para seus parques temáticos (cenário) de entretenimento. O estudo apresenta também depoimentos de funcionários, ex-funcionários e visitantes, evidenciando detalhes da eficiência da cultura organizacional e das estratégias de marketing da Disney.
id UCB-2_85886b143cc71711953a340e0d748fb6
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8114
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Iasbeck, Luiz Carlos AssisJesus, Gabriela Cristina Araújo de2017-05-08T18:29:56Z20162017-05-08T18:29:56Z2016JESUS, Gabriela Cristina Araújo de. Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney. 2016. 49 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8114Este trabalho apresenta um estudo sobre a comunicação e a cultura organizacional da The Walt Disney Company, com foco nas formas de transmissão das normas, regulamentos, costumes, tradições e políticas administrativas da organização. O objetivo é descrever como o comunicação integrada a comunicação organizacional da Disney funciona e é aplicado desde sua fundação até os dias de hoje, detalhando a forma como a Disney transmite seus valores e sua cultura a seus colaboradores, fidelizando seus clientes e incorporando sua cultura organizacional as estratégias de comunicação e marketing da organização. Descreve-se a evolução desse processo desde o primeiro projeto iniciado por seus fundadores, os irmãos Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. O estudo analisa desde o treinamento dos funcionários da Disney (elenco) até o tratamento dado a seus clientes (convidados). O tratamento dado pela Disney a seus clientes é um dos fatores que tem contribuído para atrair milhares pessoas de todas as idades de diversos países para seus parques temáticos (cenário) de entretenimento. O estudo apresenta também depoimentos de funcionários, ex-funcionários e visitantes, evidenciando detalhes da eficiência da cultura organizacional e das estratégias de marketing da Disney.This paper presents a study on the communication and organizational culture of the Walt Disney Company, focusing on ways of transmitting the norms, regulations, customs, traditions and administrative policies of the organization. The goal is to describe how an organized Disney communication works and is applied from its foundation to the present day, detailing how Disney transmits its values and culture to its employees, retaining their clients and incorporating their organizational culture. Communication and marketing of the organization. A project project is described from the first project initiated by its founders, brothers Walter Elias Disney and Roy Oliver Disney. The study looks from employee training to Disney (cast) to the treatment given to their clients (guests). The treatment given by Disney to its customers is one of the factors that has contributed to attract thousands of people from all forms of different countries to its theme parks. The study also features testimonials from employees, former employees and visitors, highlighting details of Disney's organizational culture and marketing strategies.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-03-30T19:40:10Z No. of bitstreams: 1 GabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 997142 bytes, checksum: b27513a471ee610316deb786dd1a4697 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:29:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 997142 bytes, checksum: b27513a471ee610316deb786dd1a4697 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:29:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 997142 bytes, checksum: b27513a471ee610316deb786dd1a4697 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaCultura organizacionalComunicaçãoDisneyComunicação e cultura organizacional: o caso Disneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfGabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf997142https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/1/GabrielaCristinaAra%c3%bajoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfb27513a471ee610316deb786dd1a4697MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtGabrielaCristinaAraújoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain101009https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/3/GabrielaCristinaAra%c3%bajoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtc13c4084240c8dfc9bf6932cde8f3101MD53123456789/81142017-05-09 01:01:17.577TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
title Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
spellingShingle Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
Jesus, Gabriela Cristina Araújo de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Cultura organizacional
Comunicação
Disney
title_short Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
title_full Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
title_fullStr Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
title_full_unstemmed Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
title_sort Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney
author Jesus, Gabriela Cristina Araújo de
author_facet Jesus, Gabriela Cristina Araújo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Iasbeck, Luiz Carlos Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Gabriela Cristina Araújo de
contributor_str_mv Iasbeck, Luiz Carlos Assis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Cultura organizacional
Comunicação
Disney
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Cultura organizacional
Comunicação
Disney
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho apresenta um estudo sobre a comunicação e a cultura organizacional da The Walt Disney Company, com foco nas formas de transmissão das normas, regulamentos, costumes, tradições e políticas administrativas da organização. O objetivo é descrever como o comunicação integrada a comunicação organizacional da Disney funciona e é aplicado desde sua fundação até os dias de hoje, detalhando a forma como a Disney transmite seus valores e sua cultura a seus colaboradores, fidelizando seus clientes e incorporando sua cultura organizacional as estratégias de comunicação e marketing da organização. Descreve-se a evolução desse processo desde o primeiro projeto iniciado por seus fundadores, os irmãos Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. O estudo analisa desde o treinamento dos funcionários da Disney (elenco) até o tratamento dado a seus clientes (convidados). O tratamento dado pela Disney a seus clientes é um dos fatores que tem contribuído para atrair milhares pessoas de todas as idades de diversos países para seus parques temáticos (cenário) de entretenimento. O estudo apresenta também depoimentos de funcionários, ex-funcionários e visitantes, evidenciando detalhes da eficiência da cultura organizacional e das estratégias de marketing da Disney.
This paper presents a study on the communication and organizational culture of the Walt Disney Company, focusing on ways of transmitting the norms, regulations, customs, traditions and administrative policies of the organization. The goal is to describe how an organized Disney communication works and is applied from its foundation to the present day, detailing how Disney transmits its values and culture to its employees, retaining their clients and incorporating their organizational culture. Communication and marketing of the organization. A project project is described from the first project initiated by its founders, brothers Walter Elias Disney and Roy Oliver Disney. The study looks from employee training to Disney (cast) to the treatment given to their clients (guests). The treatment given by Disney to its customers is one of the factors that has contributed to attract thousands of people from all forms of different countries to its theme parks. The study also features testimonials from employees, former employees and visitors, highlighting details of Disney's organizational culture and marketing strategies.
description Este trabalho apresenta um estudo sobre a comunicação e a cultura organizacional da The Walt Disney Company, com foco nas formas de transmissão das normas, regulamentos, costumes, tradições e políticas administrativas da organização. O objetivo é descrever como o comunicação integrada a comunicação organizacional da Disney funciona e é aplicado desde sua fundação até os dias de hoje, detalhando a forma como a Disney transmite seus valores e sua cultura a seus colaboradores, fidelizando seus clientes e incorporando sua cultura organizacional as estratégias de comunicação e marketing da organização. Descreve-se a evolução desse processo desde o primeiro projeto iniciado por seus fundadores, os irmãos Walter Elias Disney e Roy Oliver Disney. O estudo analisa desde o treinamento dos funcionários da Disney (elenco) até o tratamento dado a seus clientes (convidados). O tratamento dado pela Disney a seus clientes é um dos fatores que tem contribuído para atrair milhares pessoas de todas as idades de diversos países para seus parques temáticos (cenário) de entretenimento. O estudo apresenta também depoimentos de funcionários, ex-funcionários e visitantes, evidenciando detalhes da eficiência da cultura organizacional e das estratégias de marketing da Disney.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-05-08T18:29:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T18:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JESUS, Gabriela Cristina Araújo de. Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney. 2016. 49 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8114
identifier_str_mv JESUS, Gabriela Cristina Araújo de. Comunicação e cultura organizacional: o caso Disney. 2016. 49 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/1/GabrielaCristinaAra%c3%bajoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8114/3/GabrielaCristinaAra%c3%bajoDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b27513a471ee610316deb786dd1a4697
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
c13c4084240c8dfc9bf6932cde8f3101
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861611044864