Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Bárbara
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000jsvx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16997
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.
id UFSM_e4cf377fa3340ea108c681699a4ee5c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16997
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura DisneyComunicaçãoCultura organizacionalAções comunicacionaisDisneyCommunicationOrganizational cultureCommunicational actionsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.The Organizational Culture needs to be a part of every company so that she can maintain herself strong throughout the years. So that this culture can be created an encouraged the company make use of communication. The present research seeks to understand how the Disney Company uses communicational actions to strengthen her organizational culture. It was investigated, through participant observation, application of questionnaires and with the theorical input of the studies held in this area, how Disney does so that their employees start to incorporate que company’s cultural forms and feel belonging to the company. A content analysis is also made with the material that is used during the Disney training, apart from the answers obtained from the questionnaires that were applied to the cast members. With this analysis it was possible to understand the employee’s view of the organization and understand how they feel motivated to work for the biggest entertainment company in the world. A big influences on the cast member’s work is the fact that Disney is clear about how everyone is working with other people’s happiness and that it is everyone’s responsibility to guaranty that every person that visits the Disney Parks and Resorts enjoy moments of happiness e create memories that will last a lifetime.A Cultura Organizacional precisa estar presente em toda a organização para que ela consiga se manter forte ao longo dos anos. Para que essa cultura seja criada e fomentada, as organizações se utilizam da comunicação. A presente pesquisa busca entender como a empresa Walt Disney World utiliza ações de comunicação para fortalecer a sua cultura organizacional. Foi investigado, através da observação participante, da aplicação de questionários e com o aporte teórico dos estudos realizados nessa área, de que forma a Disney faz com que seus funcionários passem a integrar as formas culturais da empresa e se sintam pertencentes a ela. É realizada também a análise de conteúdo do material utilizado durante o treinamento da Disney, além das respostas obtidas dos questionários aplicados aos cast members. Com essa análise, foi possível compreender a visão dos funcionários para com a organização, e perceber como estes se sentem motivados a trabalhar para a maior empresa de entretenimento do mundo. Exerce influência no trabalho dos cast members o fato de a Disney deixar claro a seus funcionários que estão trabalhando com a felicidade das pessoas, e que é responsabilidade dos mesmos garantir que cada uma das pessoas que visitam os parques e resorts da Disney desfrutem de momentos de felicidade e criem memórias que durem a vida toda.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasFossá, Maria Ivete TrevisanPichler, Patricia FranckFischer, Bárbara2019-06-13T16:07:14Z2019-06-13T16:07:14Z2016-11-282016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFISCHER, B. Cultura Organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney. 2016. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16997ark:/26339/001300000jsvxporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-06-14T06:05:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-06-14T06:05:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
title Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
spellingShingle Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
Fischer, Bárbara
Comunicação
Cultura organizacional
Ações comunicacionais
Disney
Communication
Organizational culture
Communicational actions
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
title_full Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
title_fullStr Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
title_full_unstemmed Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
title_sort Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney
author Fischer, Bárbara
author_facet Fischer, Bárbara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fossá, Maria Ivete Trevisan
Pichler, Patricia Franck
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cultura organizacional
Ações comunicacionais
Disney
Communication
Organizational culture
Communicational actions
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
Cultura organizacional
Ações comunicacionais
Disney
Communication
Organizational culture
Communicational actions
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
2016
2019-06-13T16:07:14Z
2019-06-13T16:07:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FISCHER, B. Cultura Organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney. 2016. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16997
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000jsvx
identifier_str_mv FISCHER, B. Cultura Organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney. 2016. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
ark:/26339/001300000jsvx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172352200146944