Internacionalização das empresas brasileiras Gerdau e Marcopolo, no período de 2001 a 2010
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8056 |
Resumo: | Este estudo analisará os modelos de internacionalização utilizados pelas empresas Gerdau e Marcopolo para entrar em outros mercados e quais barreiras as empresas enfrentaram em todo este processo, sendo que estas barreiras são um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, o que faz com que a decisão de entrar em outro mercado seja tomada com mais precaução. As duas empresas são reconhecidas mundialmente, isso devido aos seus processos de internacionalização, que fez com que elas fossem reconhecidas mundialmente, nos seus respectivos seguimentos. A Gerdau produz aço e laminados que são utilizadas principalmente na construção civil e no setor automobilístico, possui fabricas em vários países, principalmente no continente americano. A Marcopolo produz carrocerias de ônibus, e possui fabricas em vários países e assim como a Gerdau está presente no continente americano, mas tem unidades em vários países fora deste continente. As empresas estão entre as maiores do Brasil, e são reconhecidas como empresas que possuem grande conhecimento em suas áreas de atuação, o que as torna referencia em vários segmentos, tanto na gestão administrativa, como no mercado de ações, onde as empresas possuem bom histórico de valorização. |
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2017-04-28T11:08:46Z2011-11-252017-04-28T11:08:46Z2011-11-25FREITAS, Lucas da Silva. Internacionalização das empresas brasileiras Gerdau e Marcopolo, no período de 2001 a 2010.2011. 84 p. Monografia (Relações Internacionais). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8056Este estudo analisará os modelos de internacionalização utilizados pelas empresas Gerdau e Marcopolo para entrar em outros mercados e quais barreiras as empresas enfrentaram em todo este processo, sendo que estas barreiras são um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, o que faz com que a decisão de entrar em outro mercado seja tomada com mais precaução. As duas empresas são reconhecidas mundialmente, isso devido aos seus processos de internacionalização, que fez com que elas fossem reconhecidas mundialmente, nos seus respectivos seguimentos. A Gerdau produz aço e laminados que são utilizadas principalmente na construção civil e no setor automobilístico, possui fabricas em vários países, principalmente no continente americano. A Marcopolo produz carrocerias de ônibus, e possui fabricas em vários países e assim como a Gerdau está presente no continente americano, mas tem unidades em vários países fora deste continente. As empresas estão entre as maiores do Brasil, e são reconhecidas como empresas que possuem grande conhecimento em suas áreas de atuação, o que as torna referencia em vários segmentos, tanto na gestão administrativa, como no mercado de ações, onde as empresas possuem bom histórico de valorização.This study will examine models of internationalization used by Gerdau and Marcopolo to enter other markets and which barriers companies face in this whole process, and these barriers are one of the main problems faced by companies, which makes the decision enter another market to be taken with more caution. The Brazilian companies Marcopolo and Gerdau are recognized worldwide, this due to their internationalization processes, which caused them to be recognized in their respective segments. Gerdau produces steel and rolled steel mostly used in the construction industry and automobile sector, has factories in several countries, mainly in the Americas. Marcopolo produces bus body, has factories in several countries and as Gerdau is located in the Americas, but has units in several countries outside the continent. The companies are among the largest in Brazil, and are recognized as companies that have expertise in their areas, which makes them to be experts in several segments, both in administrative management, as in the stock market, where companies have a good record of appreciation.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-04-24T19:17:33Z No. of bitstreams: 1 LucasdaSilvaFreitasTCCGraduacao.pdf: 1274874 bytes, checksum: bf1cbb520df168f19e28759f68a2c383 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-04-28T11:08:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasdaSilvaFreitasTCCGraduacao.pdf: 1274874 bytes, checksum: bf1cbb520df168f19e28759f68a2c383 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-28T11:08:46Z (GMT). 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