Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207 |
Resumo: | A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro. |
id |
UCB-2_96d3c7b2efcf1644471d7221b7c40290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11207 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Costa, Gilmário G.Machado, Fábio Barros2018-08-09T12:59:32Z2018-08-082018-08-09T12:59:32Z2017MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro.The following work intends to analise the novel O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta from the dialogue established with the popular culture considering the context of the Armorial Movement, which was developed in Pernambuco. It was considered the critical perspective developed by Bakhtin in Problemas da poética de Dostoiévski as theoretical assumption, starting from the concept of carnavalization in the popular culture and how this theory sustains the dialogue studied in this work. Afterwards, pointing the elements of the carnivalized literature in the reading of the popular culture in Ariano Suassuna, it is stated the idea that the autor, by the return to the popular roots, will establish a modern criticism to the modernity according to the theoretical assumptions developed by Lowy and Sayre in Revolta e Melancolia. Therefore, the writer from Pernambuco resists, as the elements that were stated show, to the mass culture of his time, so that he proposes the view to the popular tradition as an element of brazilian feature, discussing, in his work, questions that are related to the identity of the brazilian people.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-08-08T18:27:57Z No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-09T12:59:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-09T12:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBEspecialização em Literatura BrasileiraBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLiteratura brasileiraCarnavalizaçãoCultura popularModernidadeDialogismoBakhtinAriano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txtFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txtExtracted texttext/plain114518https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/3/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txt78d1ff6a63b66b3dfb8406dfbfe348f1MD53ORIGINALFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdfFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdfMonografiaapplication/pdf973824https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/1/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf84c5f072492335a91b20ba4686c95444MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/112072020-06-09 03:16:46.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
title |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
spellingShingle |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino Machado, Fábio Barros CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Literatura brasileira Carnavalização Cultura popular Modernidade Dialogismo Bakhtin |
title_short |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
title_full |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
title_fullStr |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
title_full_unstemmed |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
title_sort |
Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino |
author |
Machado, Fábio Barros |
author_facet |
Machado, Fábio Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Gilmário G. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Fábio Barros |
contributor_str_mv |
Costa, Gilmário G. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Literatura brasileira Carnavalização Cultura popular Modernidade Dialogismo Bakhtin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Carnavalização Cultura popular Modernidade Dialogismo Bakhtin |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro. The following work intends to analise the novel O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta from the dialogue established with the popular culture considering the context of the Armorial Movement, which was developed in Pernambuco. It was considered the critical perspective developed by Bakhtin in Problemas da poética de Dostoiévski as theoretical assumption, starting from the concept of carnavalization in the popular culture and how this theory sustains the dialogue studied in this work. Afterwards, pointing the elements of the carnivalized literature in the reading of the popular culture in Ariano Suassuna, it is stated the idea that the autor, by the return to the popular roots, will establish a modern criticism to the modernity according to the theoretical assumptions developed by Lowy and Sayre in Revolta e Melancolia. Therefore, the writer from Pernambuco resists, as the elements that were stated show, to the mass culture of his time, so that he proposes the view to the popular tradition as an element of brazilian feature, discussing, in his work, questions that are related to the identity of the brazilian people. |
description |
A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-09T12:59:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-08 2018-08-09T12:59:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB Especialização em Literatura Brasileira |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação Lato Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/3/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/1/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78d1ff6a63b66b3dfb8406dfbfe348f1 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829901735854080 |