Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fábio Barros
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207
Resumo: A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro.
id UCB-2_96d3c7b2efcf1644471d7221b7c40290
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11207
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Costa, Gilmário G.Machado, Fábio Barros2018-08-09T12:59:32Z2018-08-082018-08-09T12:59:32Z2017MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro.The following work intends to analise the novel O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta from the dialogue established with the popular culture considering the context of the Armorial Movement, which was developed in Pernambuco. It was considered the critical perspective developed by Bakhtin in Problemas da poética de Dostoiévski as theoretical assumption, starting from the concept of carnavalization in the popular culture and how this theory sustains the dialogue studied in this work. Afterwards, pointing the elements of the carnivalized literature in the reading of the popular culture in Ariano Suassuna, it is stated the idea that the autor, by the return to the popular roots, will establish a modern criticism to the modernity according to the theoretical assumptions developed by Lowy and Sayre in Revolta e Melancolia. Therefore, the writer from Pernambuco resists, as the elements that were stated show, to the mass culture of his time, so that he proposes the view to the popular tradition as an element of brazilian feature, discussing, in his work, questions that are related to the identity of the brazilian people.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2018-08-08T18:27:57Z No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-09T12:59:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-09T12:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf: 973824 bytes, checksum: 84c5f072492335a91b20ba4686c95444 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Trabalhos de Conclusão de CursoUCBEspecialização em Literatura BrasileiraBrasilPós-Graduação Lato SensuCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLiteratura brasileiraCarnavalizaçãoCultura popularModernidadeDialogismoBakhtinAriano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txtFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txtExtracted texttext/plain114518https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/3/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txt78d1ff6a63b66b3dfb8406dfbfe348f1MD53ORIGINALFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdfFabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdfMonografiaapplication/pdf973824https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/1/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf84c5f072492335a91b20ba4686c95444MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/112072020-06-09 03:16:46.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
title Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
spellingShingle Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
Machado, Fábio Barros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura brasileira
Carnavalização
Cultura popular
Modernidade
Dialogismo
Bakhtin
title_short Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
title_full Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
title_fullStr Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
title_full_unstemmed Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
title_sort Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino
author Machado, Fábio Barros
author_facet Machado, Fábio Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Gilmário G.
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Fábio Barros
contributor_str_mv Costa, Gilmário G.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura brasileira
Carnavalização
Cultura popular
Modernidade
Dialogismo
Bakhtin
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
Carnavalização
Cultura popular
Modernidade
Dialogismo
Bakhtin
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro.
The following work intends to analise the novel O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta from the dialogue established with the popular culture considering the context of the Armorial Movement, which was developed in Pernambuco. It was considered the critical perspective developed by Bakhtin in Problemas da poética de Dostoiévski as theoretical assumption, starting from the concept of carnavalization in the popular culture and how this theory sustains the dialogue studied in this work. Afterwards, pointing the elements of the carnivalized literature in the reading of the popular culture in Ariano Suassuna, it is stated the idea that the autor, by the return to the popular roots, will establish a modern criticism to the modernity according to the theoretical assumptions developed by Lowy and Sayre in Revolta e Melancolia. Therefore, the writer from Pernambuco resists, as the elements that were stated show, to the mass culture of his time, so that he proposes the view to the popular tradition as an element of brazilian feature, discussing, in his work, questions that are related to the identity of the brazilian people.
description A presente monografia propõe a análise do romance O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta a partir do diálogo estabelecido com a cultura popular dentro do contexto do Movimento Armorial desenvolvido em Pernambuco. Como pressuposto teórico, foi adotada a perspectiva crítica desenvolvida por Bakhtin em Problemas da poética de Dostoiévski, partindo do conceito de carnavalização na cultura popular e como esta teoria mantém o diálogo aqui estudado. Depois, evidenciando os elementos de uma literatura carnavalizada na leitura da cultura popular em Ariano Suassuna, defendo a ideia de que o autor vai, por meio do retorno às raízes populares, estabelecer uma crítica moderna à modernidade de acordo com os pressupostos teóricos desenvolvidos por Lowy e Sayre em Revolta e Melancolia. O escritor pernambucano, portanto, por meio dos elementos citados, resiste à cultura de massa de sua época, de modo que propõe o olhar para a tradição popular como elemento de brasilidade, discutindo, em sua obra, questões associadas à identidade do brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-09T12:59:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-08
2018-08-09T12:59:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207
identifier_str_mv MACHADO, Fábio Barros. Ariano Suassuna e a crítica moderna à modernidade em A Pedra do Reino. 2017. 43 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
Especialização em Literatura Brasileira
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação Lato Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/3/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/1/FabioBarrosMachadoTCCLatoSensu2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11207/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78d1ff6a63b66b3dfb8406dfbfe348f1
84c5f072492335a91b20ba4686c95444
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829901735854080