A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thamara Cristina de Assis
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
Resumo: Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.
id UCB-2_9741aaf1ade695fb5f4ef4bed3b6d569
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10073
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Sheila da CostaSantos, Thamara Cristina de Assis2017-10-17T16:54:22Z2017-10-022017-10-17T16:54:22Z2013SANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.This work aims to observe how elements of Brazilian culture are inserted in advertisements, through the analysis of advertising videos from the companies Johnnie Walker and Havaianas. Thus, it is held a theoretical review of the concepts of culture, brief history of the development of Brazilian culture, and study on the use of cultural elements as a tool and framework for building speech advertising. The methodology used in the analysis of advertisements proposed by Santaella (2003), consists in the study of language and thought arrays - sound, visual and verbal, present in videos, enabling identification of the main cultural characteristics in pieces. From the results obtained it is possible to verify the importance of advertising as a tool for preservation and dissemination of values and customs of a culture.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-02T19:20:03Z No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T16:54:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T16:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf: 1067680 bytes, checksum: 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56 (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCulturaElementos culturaisPublicidade e propagandaA presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdfThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdfMonografiaapplication/pdf1067680https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/1/ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf.txtThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf.txtExtracted texttext/plain77432https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/3/ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf.txt819616b2fffe6e0809bc4f26dc95c209MD53123456789/100732017-10-18 01:03:45.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
title A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
spellingShingle A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
Santos, Thamara Cristina de Assis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cultura
Elementos culturais
Publicidade e propaganda
title_short A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
title_full A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
title_fullStr A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
title_full_unstemmed A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
title_sort A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários
author Santos, Thamara Cristina de Assis
author_facet Santos, Thamara Cristina de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thamara Cristina de Assis
contributor_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cultura
Elementos culturais
Publicidade e propaganda
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Elementos culturais
Publicidade e propaganda
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.
This work aims to observe how elements of Brazilian culture are inserted in advertisements, through the analysis of advertising videos from the companies Johnnie Walker and Havaianas. Thus, it is held a theoretical review of the concepts of culture, brief history of the development of Brazilian culture, and study on the use of cultural elements as a tool and framework for building speech advertising. The methodology used in the analysis of advertisements proposed by Santaella (2003), consists in the study of language and thought arrays - sound, visual and verbal, present in videos, enabling identification of the main cultural characteristics in pieces. From the results obtained it is possible to verify the importance of advertising as a tool for preservation and dissemination of values and customs of a culture.
description Este trabalho busca observar como elementos da cultura brasileira são inseridos em anúncios publicitários, por meio da análise dos vídeos publicitários das empresas Johnnie Walker e Havaianas. Dessa forma, é realizada uma revisão teórica sobre os conceitos de cultura, breve histórico sobre o desenvolvimento da cultura brasileira, e estudo sobre a utilização dos elementos culturais como ferramenta e contexto para a construção do discurso publicitário. A metodologia usada na análise dos anúncios proposta por Santaella (2003) consiste no estudo das matrizes de linguagem e pensamento – sonora, visual e verbal, presentes nos vídeos, possibilitando assim identificar as principais características culturais nas peças. A partir dos resultados obtidos é possível verificar a importância da publicidade como ferramenta de preservação e disseminação de valores e costumes de uma cultura.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T16:54:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-02
2017-10-17T16:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
identifier_str_mv SANTOS, Thamara Cristina de Assis. A presença de elementos da cultura nacional em anúncios publicitários. 2013. 39 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/1/ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10073/3/ThamaraCristinaTCCGRADUACAO2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e8a4ac31995f3a04576dc3d342e3f56
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
819616b2fffe6e0809bc4f26dc95c209
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829885288939520