O papel logístico do Porto de Miritituba no Estado do Pará: viabilidade de exportação de grãos pelo arco norte

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Autor(a) principal: Pontes, Michelle Monteiro
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12739
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o papel logístico do Porto de Miritituba como forma de viabilizar a exportação de grãos pelo Arco Norte. Conforme se observou no estudo, o frete é o principal impacto na rentabilidade da produção graneleira, principalmente da região Centro Oeste, que atualmente é a maior produtora de grãos no país. Para aumentar a rentabilidade dessa produção, houveram investimentos nos portos do Arco Norte, que são mais viáveis, por reduzirem a distância, além de possibilitar a utilização da hidrovia do rio Tapajós para levar a produção aos portos exportadores. Analisando os dados coletados no porto de Miritituba e nos sites oficiais, observou-se o aumento da exportação de grãos, com custo mais reduzido, visto que a produção que vem do Centro Oeste, via modal rodoviário, ao chegar a este porto, é embarcado em barcaças com capacidade de 200 mil toneladas de grãos, que equivalem a 50 caminhões, que são levadas até os portos de Ananindeua e Santarém, de onde são baldeadas para os navios graneleiros. Portanto, pode-se concluir que o porto de Miritituba apresenta excelente viabilidade para a exportação de grãos, sendo uma solução logística de menor custo para os produtores e exportadores do Centro Oeste brasileiro.
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Para aumentar a rentabilidade dessa produção, houveram investimentos nos portos do Arco Norte, que são mais viáveis, por reduzirem a distância, além de possibilitar a utilização da hidrovia do rio Tapajós para levar a produção aos portos exportadores. Analisando os dados coletados no porto de Miritituba e nos sites oficiais, observou-se o aumento da exportação de grãos, com custo mais reduzido, visto que a produção que vem do Centro Oeste, via modal rodoviário, ao chegar a este porto, é embarcado em barcaças com capacidade de 200 mil toneladas de grãos, que equivalem a 50 caminhões, que são levadas até os portos de Ananindeua e Santarém, de onde são baldeadas para os navios graneleiros. Portanto, pode-se concluir que o porto de Miritituba apresenta excelente viabilidade para a exportação de grãos, sendo uma solução logística de menor custo para os produtores e exportadores do Centro Oeste brasileiro.The objective of this study was to analyze the logistic role of the Port of Miritituba as way to make grain exports feasible through Arco Norte. As noted in the study, freight is the main impact on the profitability of bulk production, mainly in the Midwest region, which is currently the largest grain producer in the country. To increase the profitability of this production, there were investments in the ports of Arco Norte, which are more feasible, because they reduce the distance, besides allowing the use of the waterway of the Tapajós river to take the production to the exporting ports. Analyzing the data collected at the port of Miritituba and on the official sites, the increase in grain exports was observed, with lower cost, since the production coming from the Central West, via modal road, when arriving at this port, is shipped in barges with a capacity of 200 thousand tons of grain, equivalent to 50 trucks, which are taken to the ports of Ananindeua and Santarém, from where they are shipped to bulk carriers. Therefore, it can be concluded that the port of Miritituba presents excellent viability for the export of grains, being a logistics solution of lower cost for the producers and exporters of the Center West of Brazil.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-12-11T18:50:37Z No. of bitstreams: 1 MichelleMonteiroPontesTCCLatoSensu2019.pdf: 414516 bytes, checksum: d15d1abe12a24ae7209c6c2ed149362c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-12-20T12:43:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MichelleMonteiroPontesTCCLatoSensu2019.pdf: 414516 bytes, checksum: d15d1abe12a24ae7209c6c2ed149362c (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T12:43:48Z (GMT). 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The objective of this study was to analyze the logistic role of the Port of Miritituba as way to make grain exports feasible through Arco Norte. As noted in the study, freight is the main impact on the profitability of bulk production, mainly in the Midwest region, which is currently the largest grain producer in the country. To increase the profitability of this production, there were investments in the ports of Arco Norte, which are more feasible, because they reduce the distance, besides allowing the use of the waterway of the Tapajós river to take the production to the exporting ports. Analyzing the data collected at the port of Miritituba and on the official sites, the increase in grain exports was observed, with lower cost, since the production coming from the Central West, via modal road, when arriving at this port, is shipped in barges with a capacity of 200 thousand tons of grain, equivalent to 50 trucks, which are taken to the ports of Ananindeua and Santarém, from where they are shipped to bulk carriers. Therefore, it can be concluded that the port of Miritituba presents excellent viability for the export of grains, being a logistics solution of lower cost for the producers and exporters of the Center West of Brazil.
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