Modelo de custos de transporte fluvial de soja entre Miritituba e os portos exportadores do Arco Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thadani, Ramesh Mohan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3517928169223329, https://orcid.org/0000-0001-5797-9983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7988
Resumo: Desde 2013, o Brasil é o maior exportador global de soja, com volumes crescentes ao longo dos anos. O escoamento para exportação pressionou a logística portuária, e o Arco Norte, denominação dada aos portos localizados no Norte do país, se apresenta como solução viável e competitiva aos sojicultores de parte do Mato Grosso, maior região produtora do grão no país. O forte crescimento do escoamento de soja pelos portos fluviais de Longo Curso do Arco Norte, que passou de 1,9 milhões de toneladas em 2010, para 11,4 milhões de toneladas em 2019, necessita do transporte hidroviário para alcançá-los. Há poucas empresas operando no transporte aquaviário dos grãos a partir das Estações de Transbordo de Cargas (ETC), onde troca do modal rodoviário para alcançar os portos fluviais de Longo Curso que exportam soja. A região de Miritituba/PA concentra o maior número de ETC e embarca os maiores volumes, sendo responsável por 59,6% de todos os grãos exportados por estes portos em 2019. Os custos do transporte aquaviário não são divulgados, e os modelos disponíveis para apurar estes custos não consideram as peculiaridades e características da Amazônia. Este trabalho pretende preencher uma lacuna quanto a modelos específicos para apurar os custos de transportar soja em barcaças nas hidrovias da Amazônia, que não foram encontradas nas pesquisas realizadas. Trata-se de um estudo de caso contemporâneo com dados quantitativos com aplicação na área de conhecimento em Pesquisa Operacional, para desenvolvimento de modelagem matemática para simulação de sistemas de eventos discretos, que representa uma análise de custos. Os objetivos são de desenvolver um modelo adaptado às características de transporte fluvial de soja a granel no Arco Norte, identificar os principais fatores críticos ao sucesso que impactam nos custos da logística fluvial, e estudar as combinações e como as variáveis se relacionam com os custos de fretes por tamanho de comboio e destino. Adicionalmente, permitem usuários do transporte melhor compreender a composição dos custos e negociar melhores preços, aumentando a competitividade da soja brasileira exportada.
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Há poucas empresas operando no transporte aquaviário dos grãos a partir das Estações de Transbordo de Cargas (ETC), onde troca do modal rodoviário para alcançar os portos fluviais de Longo Curso que exportam soja. A região de Miritituba/PA concentra o maior número de ETC e embarca os maiores volumes, sendo responsável por 59,6% de todos os grãos exportados por estes portos em 2019. Os custos do transporte aquaviário não são divulgados, e os modelos disponíveis para apurar estes custos não consideram as peculiaridades e características da Amazônia. Este trabalho pretende preencher uma lacuna quanto a modelos específicos para apurar os custos de transportar soja em barcaças nas hidrovias da Amazônia, que não foram encontradas nas pesquisas realizadas. Trata-se de um estudo de caso contemporâneo com dados quantitativos com aplicação na área de conhecimento em Pesquisa Operacional, para desenvolvimento de modelagem matemática para simulação de sistemas de eventos discretos, que representa uma análise de custos. Os objetivos são de desenvolver um modelo adaptado às características de transporte fluvial de soja a granel no Arco Norte, identificar os principais fatores críticos ao sucesso que impactam nos custos da logística fluvial, e estudar as combinações e como as variáveis se relacionam com os custos de fretes por tamanho de comboio e destino. Adicionalmente, permitem usuários do transporte melhor compreender a composição dos custos e negociar melhores preços, aumentando a competitividade da soja brasileira exportada.Since 2013, Brazil is the largest global exporter of soybeans, with volumes growing consistently over the years. The export increases placed pressure on the country’s port logistics, and the Northern Arc, by which the ports located in the north of the country are collectively known, presents itself as a viable and competitive solution for soybean producers in part of Mato Grosso, the largest grain producing region. The vigorous growth of the exports using the Northern Arc’s deep-sea river ports, which grew from 1.9 million tons in 2010, to 11.4 million tons in 2019, requires inland waterway transportation (IWT) to reach them. There are few grain transport operators from the Transhipment Facilities (TF), where the grain changes it’s transport mode from road transportation to IWT, in order to reach the deep-sea river ports that export soybeans. The region of Miritituba / PA concentrates the largest amount of TF and ships the largest volumes of soybeans to these ports, responsible for 59.6% of all grains exported through these ports in 2019. The costs of IWT are not publicly disclosed, and the models available to determine the costs do not consider the peculiarities and characteristics of the Amazon Region. This paper aims to fill a gap regarding specific models to determine the costs of transporting soybeans in barges on the IWT of the Amazon Region, which were not found in research. This is a contemporary case study with quantitative data with application in the area of knowledge in Operational Research (OR) to develop a mathematical model for the simulation of discrete event systems, reflecting a cost analysis. The objectives are to develop a model adapted to the characteristics of IWT logistics in the Northern Arc, identify the main factors critical to success that impact on the costs of river logistics, and study the combinations and how the variables relate to the respective freight costs according to the size of barge tows and destination. Additionally, it allows the IWT system users to better understand the cost composition and to negotiate the best prices, increasing the competitiveness of Brazilian soybean exports.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoRocha, Augusto César Barretohttp://lattes.cnpq.br/6306182798861780Kuwahara, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561Melo, Daniel Reis Armond dehttps://orcid.org/0000-0003-3235-5765Thadani, Ramesh Mohanhttp://lattes.cnpq.br/3517928169223329https://orcid.org/0000-0001-5797-99832020-10-29T15:23:58Z2020-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTHADANI, Ramesh Mohan. Modelo de custos de transporte fluvial de soja entre Miritituba e os portos exportadores do Arco Norte. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7988porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-10-30T05:03:51Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-10-30T05:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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