Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Heloísa Suzano de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Dumont, Lucíola Maria Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093
Resumo: O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta.
id UCB-2_9d82ae0d38bfa8f37b21d797dbbdf4a7
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13093
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Souza, Allan Keyser deAlmeida, Heloísa Suzano deDumont, Lucíola Maria Pacheco2020-04-14T22:00:57Z2020-04-092020-04-14T22:00:57Z2003ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta.The ideal “turnout”, which is a basic skill in classical ballet, is essentially the external rotation of the hips in consonance with the external rotation of the feet, hence forming a 180-degree angle between the feet. Not all dancers, however, can achieve this objective without compensating somehow. The overall aim of this study is to verify if the “turnout” may lead to lumbar spine hyperlordosis by series of case report. For such 1 purpose 15 female dancers were chosen, their ages ranging from 15 to 28, bearing an average of 13 years of ballet experience. First, they were interviewed and their passive external rotations of hips and feet were measured. Then there were motionless postural and radiological analyses in neutral position – to check if the subjects presented hyperlordosis – and in the first position of the feet, according to the angles and correct posture required by classical ballet. Only two out of the 15 dancers showed hyperlordosis in the radiological evaluation while in the ideal “turnout” position, pointing to the conclusion that hyperlordosis is not ballet-related; moreover, while clinically evaluating a dancer with apparent hyperlordosis, one should not associate it to classical ballet dancing, but to inappropriate use of correct ballet posture.Submitted by Cassimira Moura (cassis@ucb.br) on 2020-04-09T20:06:10Z No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-04-14T22:00:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-14T22:00:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5) Previous issue date: 2003porUniversidade Católica de BrasíliaFisioterapia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALEn dehorsHiperlordose lombarTurnoutBaléAnálise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txtHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txtExtracted texttext/plain35021https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/3/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txt094340a0525db8e5cb5bf97e1d573963MD53ORIGINALHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdfHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdfArtigoapplication/pdf458481https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/1/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdffa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/130932020-06-09 03:56:08.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
title Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
spellingShingle Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
Almeida, Heloísa Suzano de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
En dehors
Hiperlordose lombar
Turnout
Balé
title_short Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
title_full Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
title_fullStr Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
title_full_unstemmed Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
title_sort Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
author Almeida, Heloísa Suzano de
author_facet Almeida, Heloísa Suzano de
Dumont, Lucíola Maria Pacheco
author_role author
author2 Dumont, Lucíola Maria Pacheco
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Allan Keyser de
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Heloísa Suzano de
Dumont, Lucíola Maria Pacheco
contributor_str_mv Souza, Allan Keyser de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
En dehors
Hiperlordose lombar
Turnout
Balé
dc.subject.por.fl_str_mv En dehors
Hiperlordose lombar
Turnout
Balé
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta.
The ideal “turnout”, which is a basic skill in classical ballet, is essentially the external rotation of the hips in consonance with the external rotation of the feet, hence forming a 180-degree angle between the feet. Not all dancers, however, can achieve this objective without compensating somehow. The overall aim of this study is to verify if the “turnout” may lead to lumbar spine hyperlordosis by series of case report. For such 1 purpose 15 female dancers were chosen, their ages ranging from 15 to 28, bearing an average of 13 years of ballet experience. First, they were interviewed and their passive external rotations of hips and feet were measured. Then there were motionless postural and radiological analyses in neutral position – to check if the subjects presented hyperlordosis – and in the first position of the feet, according to the angles and correct posture required by classical ballet. Only two out of the 15 dancers showed hyperlordosis in the radiological evaluation while in the ideal “turnout” position, pointing to the conclusion that hyperlordosis is not ballet-related; moreover, while clinically evaluating a dancer with apparent hyperlordosis, one should not associate it to classical ballet dancing, but to inappropriate use of correct ballet posture.
description O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-14T22:00:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-09
2020-04-14T22:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093
identifier_str_mv ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Fisioterapia (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde e Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/3/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/1/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 094340a0525db8e5cb5bf97e1d573963
fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829924129243136