Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093 |
Resumo: | O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta. |
id |
UCB-2_9d82ae0d38bfa8f37b21d797dbbdf4a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13093 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Souza, Allan Keyser deAlmeida, Heloísa Suzano deDumont, Lucíola Maria Pacheco2020-04-14T22:00:57Z2020-04-092020-04-14T22:00:57Z2003ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta.The ideal “turnout”, which is a basic skill in classical ballet, is essentially the external rotation of the hips in consonance with the external rotation of the feet, hence forming a 180-degree angle between the feet. Not all dancers, however, can achieve this objective without compensating somehow. The overall aim of this study is to verify if the “turnout” may lead to lumbar spine hyperlordosis by series of case report. For such 1 purpose 15 female dancers were chosen, their ages ranging from 15 to 28, bearing an average of 13 years of ballet experience. First, they were interviewed and their passive external rotations of hips and feet were measured. Then there were motionless postural and radiological analyses in neutral position – to check if the subjects presented hyperlordosis – and in the first position of the feet, according to the angles and correct posture required by classical ballet. Only two out of the 15 dancers showed hyperlordosis in the radiological evaluation while in the ideal “turnout” position, pointing to the conclusion that hyperlordosis is not ballet-related; moreover, while clinically evaluating a dancer with apparent hyperlordosis, one should not associate it to classical ballet dancing, but to inappropriate use of correct ballet posture.Submitted by Cassimira Moura (cassis@ucb.br) on 2020-04-09T20:06:10Z No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-04-14T22:00:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-14T22:00:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heloísa AlmeidaTCCGraduacao2003.pdf: 458481 bytes, checksum: fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 (MD5) Previous issue date: 2003porUniversidade Católica de BrasíliaFisioterapia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALEn dehorsHiperlordose lombarTurnoutBaléAnálise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txtHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txtExtracted texttext/plain35021https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/3/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txt094340a0525db8e5cb5bf97e1d573963MD53ORIGINALHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdfHeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdfArtigoapplication/pdf458481https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/1/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdffa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/130932020-06-09 03:56:08.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
title |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
spellingShingle |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico Almeida, Heloísa Suzano de CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL En dehors Hiperlordose lombar Turnout Balé |
title_short |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
title_full |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
title_fullStr |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
title_full_unstemmed |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
title_sort |
Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico |
author |
Almeida, Heloísa Suzano de |
author_facet |
Almeida, Heloísa Suzano de Dumont, Lucíola Maria Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Dumont, Lucíola Maria Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Allan Keyser de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Heloísa Suzano de Dumont, Lucíola Maria Pacheco |
contributor_str_mv |
Souza, Allan Keyser de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL En dehors Hiperlordose lombar Turnout Balé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
En dehors Hiperlordose lombar Turnout Balé |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta. The ideal “turnout”, which is a basic skill in classical ballet, is essentially the external rotation of the hips in consonance with the external rotation of the feet, hence forming a 180-degree angle between the feet. Not all dancers, however, can achieve this objective without compensating somehow. The overall aim of this study is to verify if the “turnout” may lead to lumbar spine hyperlordosis by series of case report. For such 1 purpose 15 female dancers were chosen, their ages ranging from 15 to 28, bearing an average of 13 years of ballet experience. First, they were interviewed and their passive external rotations of hips and feet were measured. Then there were motionless postural and radiological analyses in neutral position – to check if the subjects presented hyperlordosis – and in the first position of the feet, according to the angles and correct posture required by classical ballet. Only two out of the 15 dancers showed hyperlordosis in the radiological evaluation while in the ideal “turnout” position, pointing to the conclusion that hyperlordosis is not ballet-related; moreover, while clinically evaluating a dancer with apparent hyperlordosis, one should not associate it to classical ballet dancing, but to inappropriate use of correct ballet posture. |
description |
O “en dehors” ideal, nada mais é do que uma rotação externa dos quadris, associada à rotação externa dos pés, formando um ângulo de 180º entre os pés e é uma habilidade básica para a dança clássica. Porém, nem todos os bailarinos podem atingir este objetivo sem fazer algumas compensações. O objetivo deste estudo foi verificar se o “en dehors” pode levar a uma hiperlordose lombar através de um estudo de casos. Para isso foram selecionadas 15 bailarinas com idades entre 15 e 28 anos, com um tempo médio de 13 anos de estudo do ballet. Num primeiro momento, foram feitas entrevistas e mensuradas as rotações externas passiva dos quadris e dos pés. Passou-se às análises posturais e radiológicas estáticas, em posição neutra e na 1º posição dos pés em vários graus, com o uso da postura correta, para verificar se apresentavam hiperlordose. Das 15 bailarinas, observou-se que apenas duas apresentavam hiperlordose na avaliação radiológica com o “en dehors” ideal, concluindo que a hiperlordose não pode ser relacionada à prática do ballet e que ao avaliar clinicamente uma bailarina com aparente hiperlordose não se deve associá-la à prática do ballet clássico e sim à má utilização da postura correta. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-14T22:00:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-09 2020-04-14T22:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Heloísa Suzano de; DUMONT, Lucíola Maria Pacheco. Análise estática e radiológica da hiperlordose lombar como conseqüência do “en dehors” na 1ª posição dos pés no ballet clássico. 2003. 23 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Fisioterapia (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Saúde e Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/3/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/1/HeloisaAlmeidaTCCGraduacao2003.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/13093/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
094340a0525db8e5cb5bf97e1d573963 fa55f4e1be1001aeccb86b8b1bf69a94 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829924129243136 |