Efeitos do Método Pilates na amplitude do turnout de bailarinas clássicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komeroski, Isabel Giovannini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247714
Resumo: Um elevado grau de turnout é desejado por muitos bailarinos, pois possibilita uma eficiente transferência de peso, permite uma excelente extensão e controle, e reduz o risco de lesões quando usado corretamente. O condicionamento físico de bailarinos é trabalhado e adquirido por meio de vários tipos de treinamento, dentre os quais, destaca-se o Método Pilates. Assim, este estudo tem por objetivo verificar o efeito de um programa de treinamento do Método Pilates sobre a amplitude do turnout de jovens bailarinas clássicas. A amostra foi composta por 22 bailarinas (12±2 anos), que praticam aulas de ballet clássico em média 3,5 vezes na semana. A mesma foi dividida em dois grupos: intervenção (n=10) e controle (n=12). O grupo intervenção participou de aulas de Mat Pilates duas vezes por semana, totalizando 24 sessões. Para verificar a amplitude do turnout, foram aplicados testes em ambos os grupos, antes do início das aulas de Pilates (pré-teste) e após 24 sessões (pós-teste). O teste ANOVA com delineamento misto (medidas repetidas para o fator tempo e independente para o fator grupo) foi utilizado para detectar se ocorreu diferença estatística significativa antes e depois dos testes. O valor de significância adotado foi de p<0.05. Os resultados mostraram uma melhora significativa para os testes Rotação Externa Passiva do Quadril, Rotação Externa Ativa do Quadril, Torção Tibial e Turnout Dinâmico; comparando-se antes e depois da intervenção de Pilates. Entretanto, não houve diferença estatística significativa entre os grupos. Já os testes Turnout Passivo, Turnout Ativo e Discos Rotadores não obtiveram uma melhora estatística significativa. Não obstante, o grupo intervenção alcançou uma porcentagem de melhora superior do que o grupo controle, em todas as variáveis analisadas. Desse modo, o Método Pilates pode se apresentar como uma ferramenta eficiente não só no aperfeiçoamento do turnout, mas também no despertar de um corpo mais integralmente organizado, livre de tensões desnecessárias, e que permita um máximo aproveitamento da capacidade de trabalho.
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Para verificar a amplitude do turnout, foram aplicados testes em ambos os grupos, antes do início das aulas de Pilates (pré-teste) e após 24 sessões (pós-teste). O teste ANOVA com delineamento misto (medidas repetidas para o fator tempo e independente para o fator grupo) foi utilizado para detectar se ocorreu diferença estatística significativa antes e depois dos testes. O valor de significância adotado foi de p<0.05. Os resultados mostraram uma melhora significativa para os testes Rotação Externa Passiva do Quadril, Rotação Externa Ativa do Quadril, Torção Tibial e Turnout Dinâmico; comparando-se antes e depois da intervenção de Pilates. Entretanto, não houve diferença estatística significativa entre os grupos. Já os testes Turnout Passivo, Turnout Ativo e Discos Rotadores não obtiveram uma melhora estatística significativa. Não obstante, o grupo intervenção alcançou uma porcentagem de melhora superior do que o grupo controle, em todas as variáveis analisadas. Desse modo, o Método Pilates pode se apresentar como uma ferramenta eficiente não só no aperfeiçoamento do turnout, mas também no despertar de um corpo mais integralmente organizado, livre de tensões desnecessárias, e que permita um máximo aproveitamento da capacidade de trabalho.A high degree of turnout is aspired by many dancers, once it enables an efficient weight transfer, it permits an excellent extension and control, and it also reduces the risk of injuries when correctly used. The physical conditioning of dancers is developed and acquired through various kinds of trainings, among which the Pilates Method stands out. Thus, the aim of the study is to verify the effect of a Pilates Method training program over the extent of ballerinas‘ turnout. The study was carried out with 22 dancers (12±2 years old), who practice classic dance 3,5 times a week. The dancers were divided into two groups: intervention (n=10) and control (n=12). The intervention group has taken part in Mat Pilates classes twice a week, amounting to 24 sessions. Aiming to verify the extent of the turnout, tests were conducted in both groups, before the beginning of Pilates classes (pre-test), and at the end of 24 sessions (post-test). The ANOVA test with mixed design analysis of variance (repeated measures for time factor and independent for the group factor) was performed to identify if any important statistical difference occurred before and after the testes. It was considered as level of statistical significance (p) a value less than 0.05. The results have demonstrated a significant improvement for the tests Passive Hips‘ external rotation, Active Hips‘ external rotations, Tibial Torsion and Dynamic Turnout; when comparing them before and after the Pilates classes‘ intervention. However, there was no important statistical difference between the groups. The Passive Turnout test, the Active Turnout test and the Rotation Discs test didn‘t present an important statistic improvement. Although, the intervention group achieved a higher rate enhance in all analyzed variables when compared with the control group. Thus, the Pilates Method can perform as an efficient tool, not only for the turnout‘s improvement, but also for the awakening of a more thoroughly organized body, free from unnecessary tensions, that allows a maximum employment of the workout capacity.application/pdfporDançaBalé clássicoPilatesDanceBalletPilates MethodTurnoutEfeitos do Método Pilates na amplitude do turnout de bailarinas clássicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001062487.pdf.txt001062487.pdf.txtExtracted Texttext/plain91185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247714/2/001062487.pdf.txt125b4b4adee99b5bc3c35b71c8281569MD52ORIGINAL001062487.pdfTexto completoapplication/pdf1246499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247714/1/001062487.pdf6aa7d76b25c96ac4323127c2b7265080MD5110183/2477142022-08-24 04:47:13.825088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-24T07:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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