Caracterização geomecânica de uma mistura de solo laterítico e cal aérea para utilização em bases de vias do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11869 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou o estudo da viabilidade da estabilização química de um solo laterítico proveniente da região do Distrito Federal para ser utilizado como base de vias. Utilizaram-se sete porcentagens diferentes (1%, 2%, 3%, 4%, 5%, 6% e 7%) e dois tipos de cal, a cal hidratada I (CHI) e a cal hidratada III (CHIII) a fim de identificar àquela que proporcionaria maior resistência e coesão quando adicionada ao solo. Para isto, realizaram-se os ensaios de caracterização do solo, tais como: limite de liquidez, limite de plasticidade, massa específica e granulometria e os ensaios de compactação com energia normal, índice de suporte califórnia (ISC) e compressão simples do solo e das misturas do solo com as cais. Os resultados mostraram pouca variação da umidade ótima e da massa específica seca na compactação, com valores entre 33,65% e 35,80% e 1,26g/cm³ e 1,30g/cm³, respectivamente, para a CHI e entre 32,10% e 35,78% e 1,27% e 1,31%, respectivamente, para a CHIII e que a resistência do solo cresce de acordo o incremento das porcentagens de cal no ensaio de ISC, com resultados entre 1,42% e 34,63% para a CHI, e entre 2,70% e 10,50% para a CHIII. Conclui-se, portanto, neste estudo, que a estabilização com CHI se comportou melhor do que com a CHIII. |
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Farias, Rideci de Jesus da CostaMota Neto, Afonso Luiz daBarbosa, Thamara Silva2019-02-27T17:56:25Z2019-02-132019-02-27T17:56:25Z2018MOTA NETO, Afonso Luiz da; BARBOSA, Thamara Silva. Caracterização geomecânica de uma mistura de solo laterítico e cal aérea para utilização em bases de vias do Distrito Federal. 2018. 23 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11869Esta pesquisa objetivou o estudo da viabilidade da estabilização química de um solo laterítico proveniente da região do Distrito Federal para ser utilizado como base de vias. Utilizaram-se sete porcentagens diferentes (1%, 2%, 3%, 4%, 5%, 6% e 7%) e dois tipos de cal, a cal hidratada I (CHI) e a cal hidratada III (CHIII) a fim de identificar àquela que proporcionaria maior resistência e coesão quando adicionada ao solo. 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Seven different percentages (1%, 2%, 3%, 4%, 5%, 6% and 7%) were used and two types of lime, hydrated lime I (CHI) and hydrated lime III (CHIII) in order to identify the one that would provide greater resistance and cohesion when added to the soil. Soil characterization tests, such as: liquidity limit, plasticity limit, specific mass and granulometry, and compaction tests with normal energy, california bearing ratio (CBR) and simple soil compression of the soil and of the soil mixtures with the lime mixtures, were performed. The results showed little variation of the optimum humidity and the specific dry mass in the compaction, with values between 33.65% and 35.80% and 1.26 g / cm³ and 1.30 g / cm³, respectively, for CHI and between 32.10% and 35.78% and 1.27% and 1.31%, respectively, for CHIII and that the soil resistance grows according to the increment of lime percentages in the ISC test, with results between 1.42% and 34.63% for CHI, and between 2.70% and 10.50% for CHIII. It is therefore concluded in this study that stabilization with CHI behaved better than with CHIII.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-13T18:30:58Z No. of bitstreams: 1 AfonsoLuizDaMotaNetoTCCGraduacao2018.pdf: 1649907 bytes, checksum: 5d241be71fc55da7909ea843e171bca1 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-02-27T17:56:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AfonsoLuizDaMotaNetoTCCGraduacao2018.pdf: 1649907 bytes, checksum: 5d241be71fc55da7909ea843e171bca1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T17:56:25Z (GMT). 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