Desempenho mecânico de misturas asfálticas convencionais com adição de cal de carbureto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sausen, Leonardo Mann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5956
Resumo: Nos últimos anos, parte dos pavimentos asfálticos brasileiros vem apresentando algum tipo de patologia, comprometendo assim o seu desempenho. Com o crescimento das aparições destas patologias, uma das grandes preocupações do profissional de Engenharia, atuante no ramo da pavimentação, é a busca por materiais ou novas técnicas, com o objetivo de melhorar a qualidade das misturas asfálticas para que haja uma redução da degradação prematura dos revestimentos asfálticos. Estudos publicados nos Estados Unidos (Little et al., 2006) dizem que incorporar cal em misturas de ligantes asfálticos melhoram a adesividade agregado/ligante, além de retardar o aparecimento de trincas no pavimento. Portanto, fundado nestes aspectos e na busca por materiais alternativos, o presente estudo avaliou, de forma comparativa, por meio de ensaios empíricos, o comportamento mecânico de três misturas. Uma mistura referência, sem adição de cal, denominada REF, e duas misturas onde foram adicionados 1e 2% de cal, denominadas 1%CAL e 2%CAL, respectivamente. A cal utilizada nesta pesquisa é a cal de carbureto (hidróxido de cálcio), um excedente industrial, originado de indústrias de metal. Com a análise dos resultados aferidos, verificou-se que em relação a resistência à tração, a mistura 2%CAL apresenta a maior resistência dentre as três misturas e que na mistura 1%CAL, a cal afetou a estrutura do pavimento, não proporcionando a adesividade agregado/ligante desejada. Com relação à Metodologia Lottman, observou-se que com condicionamento, todas as misturas apresentam um desgaste ao longo da vida útil, sendo a mistura 1%CAL a com o menor desgaste quando exposta ao condicionamento. Sem condicionamento, as amostras da mistura REF apresentaram a maior resistência. Com base nos ensaios realizados é possível perceber as desigualdades entre cada mistura, igualmente, percebe-se a influência da cal no desempenho mecânico apresentado. Constatou-se que a incorporação de 1% de cal de carbureto, não é o suficiente para a mesma agir como um fíler ativo, reduzindo assim, a resistência à tração e à compressão do pavimento.
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77 f.
description Nos últimos anos, parte dos pavimentos asfálticos brasileiros vem apresentando algum tipo de patologia, comprometendo assim o seu desempenho. Com o crescimento das aparições destas patologias, uma das grandes preocupações do profissional de Engenharia, atuante no ramo da pavimentação, é a busca por materiais ou novas técnicas, com o objetivo de melhorar a qualidade das misturas asfálticas para que haja uma redução da degradação prematura dos revestimentos asfálticos. Estudos publicados nos Estados Unidos (Little et al., 2006) dizem que incorporar cal em misturas de ligantes asfálticos melhoram a adesividade agregado/ligante, além de retardar o aparecimento de trincas no pavimento. Portanto, fundado nestes aspectos e na busca por materiais alternativos, o presente estudo avaliou, de forma comparativa, por meio de ensaios empíricos, o comportamento mecânico de três misturas. Uma mistura referência, sem adição de cal, denominada REF, e duas misturas onde foram adicionados 1e 2% de cal, denominadas 1%CAL e 2%CAL, respectivamente. A cal utilizada nesta pesquisa é a cal de carbureto (hidróxido de cálcio), um excedente industrial, originado de indústrias de metal. Com a análise dos resultados aferidos, verificou-se que em relação a resistência à tração, a mistura 2%CAL apresenta a maior resistência dentre as três misturas e que na mistura 1%CAL, a cal afetou a estrutura do pavimento, não proporcionando a adesividade agregado/ligante desejada. Com relação à Metodologia Lottman, observou-se que com condicionamento, todas as misturas apresentam um desgaste ao longo da vida útil, sendo a mistura 1%CAL a com o menor desgaste quando exposta ao condicionamento. Sem condicionamento, as amostras da mistura REF apresentaram a maior resistência. Com base nos ensaios realizados é possível perceber as desigualdades entre cada mistura, igualmente, percebe-se a influência da cal no desempenho mecânico apresentado. Constatou-se que a incorporação de 1% de cal de carbureto, não é o suficiente para a mesma agir como um fíler ativo, reduzindo assim, a resistência à tração e à compressão do pavimento.
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