Perfil do desenvolvimento motor de crianças de 08 a 10 anos, praticantes e não praticantes de tênis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Keylla Holanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1126
Resumo: O tênis é um desporto ainda muito elitizado, mas que pode ser implantado em todas as classes sociais de forma simples, adaptando quadras e materiais de acordo com as condições tanto física quanto de espaço disponível. No sentido de popularizar o tênis nas escolas , a InternationalTennisFederation (ITF,2008) propõe a implantação de uma forma simples do tênis denominada mini-tênis por esta forma se constituir num processo simplificado para seu aprendizado ,destinado para crianças ou iniciantes na modalidade. Este esporte é riquíssimo trazendo diversos benefícios a vida de uma criança, tais como: desenvolvimento físicos (motores),emocionais,sociais,intelectuais e morais (ITF,2008) que pode contribuir para uma melhora na qualidade de vida destas. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática do tênis aliado a estimulação de habilidades, sendo respeitado as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um, ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos benefícios a criança e melhora o desenvolvimento motor.
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O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. 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description O tênis é um desporto ainda muito elitizado, mas que pode ser implantado em todas as classes sociais de forma simples, adaptando quadras e materiais de acordo com as condições tanto física quanto de espaço disponível. No sentido de popularizar o tênis nas escolas , a InternationalTennisFederation (ITF,2008) propõe a implantação de uma forma simples do tênis denominada mini-tênis por esta forma se constituir num processo simplificado para seu aprendizado ,destinado para crianças ou iniciantes na modalidade. Este esporte é riquíssimo trazendo diversos benefícios a vida de uma criança, tais como: desenvolvimento físicos (motores),emocionais,sociais,intelectuais e morais (ITF,2008) que pode contribuir para uma melhora na qualidade de vida destas. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática do tênis aliado a estimulação de habilidades, sendo respeitado as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um, ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos benefícios a criança e melhora o desenvolvimento motor.
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