Perfil do desenvolvimento motor de crianças de 08 a 10 anos, praticantes e não praticantes de tênis
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1126 |
Resumo: | O tênis é um desporto ainda muito elitizado, mas que pode ser implantado em todas as classes sociais de forma simples, adaptando quadras e materiais de acordo com as condições tanto física quanto de espaço disponível. No sentido de popularizar o tênis nas escolas , a InternationalTennisFederation (ITF,2008) propõe a implantação de uma forma simples do tênis denominada mini-tênis por esta forma se constituir num processo simplificado para seu aprendizado ,destinado para crianças ou iniciantes na modalidade. Este esporte é riquíssimo trazendo diversos benefícios a vida de uma criança, tais como: desenvolvimento físicos (motores),emocionais,sociais,intelectuais e morais (ITF,2008) que pode contribuir para uma melhora na qualidade de vida destas. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática do tênis aliado a estimulação de habilidades, sendo respeitado as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um, ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos benefícios a criança e melhora o desenvolvimento motor. |
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O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática do tênis aliado a estimulação de habilidades, sendo respeitado as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um, ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos benefícios a criança e melhora o desenvolvimento motor.Submitted by Joanita Pereira Basto (joanita.basto@ucb.br) on 2012-12-18T19:44:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) KEYLLA HOLANDA TCC.pdf: 423026 bytes, checksum: 32c621dd77b64f0301fda72556019ac1 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2012-12-20T20:01:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) KEYLLA HOLANDA TCC.pdf: 423026 bytes, checksum: 32c621dd77b64f0301fda72556019ac1 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-20T20:01:08Z (GMT). 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O tênis é um desporto ainda muito elitizado, mas que pode ser implantado em todas as classes sociais de forma simples, adaptando quadras e materiais de acordo com as condições tanto física quanto de espaço disponível. No sentido de popularizar o tênis nas escolas , a InternationalTennisFederation (ITF,2008) propõe a implantação de uma forma simples do tênis denominada mini-tênis por esta forma se constituir num processo simplificado para seu aprendizado ,destinado para crianças ou iniciantes na modalidade. Este esporte é riquíssimo trazendo diversos benefícios a vida de uma criança, tais como: desenvolvimento físicos (motores),emocionais,sociais,intelectuais e morais (ITF,2008) que pode contribuir para uma melhora na qualidade de vida destas. O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor de crianças praticantes e não praticantes de tênis na idade escolar de 8 a 10 anos. Foram aplicados testes motores do livro (Manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto) analisando motricidade global, motricidade fina e equilíbrio de dois grupos: G1( Crianças que praticam tênis) e G2 ( crianças que não praticam tênis). De acordo com o estudo realizado pode se concluir que o desenvolvimento motor deve ser estimulado desde a infância para que este seja utilizado no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outras finalidades. A prática do tênis aliado a estimulação de habilidades, sendo respeitado as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um, ou seja, um ensino adequado e programado, traz muitos benefícios a criança e melhora o desenvolvimento motor. |
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