Gestão democrática e a contribuição dos entes públicos para a promoção da transversalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Mariane Santana Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1213
Resumo: O artigo define, dentro da gestão democrática, como os temas transversais podem ser desenvolvidos a partir das parcerias com os entes públicos. Nessa perspectiva saber se os projetos são desenvolvidos por demandas pontuais, sem intencionalidade de promoção dos temas transversais ou se partem de um planejamento prévio. O presente estudo pretende confrontar teoria com a realidade praticada na escola, que será analisada, a princípio, pela investigação bibliográfica e algumas experiências de relação entre os entes do Estado e a escola, na proposta da transversalidade nas escolas públicas do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com os gestores de duas escolas públicas de ensino fundamental do DF. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a relação entre a escola e os entes do Estado objetivando colocar em questão a possibilidade de promoção de uma educação integral conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
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Desse modo, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a relação entre a escola e os entes do Estado objetivando colocar em questão a possibilidade de promoção de uma educação integral conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoSubmitted by Karolina Vieira da Silva Bastos (karolina.bastos@ucb.br) on 2012-12-12T13:47:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) ARTIGO FINALIZADO (corpo).pdf: 280103 bytes, checksum: 2c23c3e292b0fe6afe56ad8b1087da9c (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-05-29T17:48:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) ARTIGO FINALIZADO (corpo).pdf: 280103 bytes, checksum: 2c23c3e292b0fe6afe56ad8b1087da9c (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T17:48:02Z (GMT). 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description O artigo define, dentro da gestão democrática, como os temas transversais podem ser desenvolvidos a partir das parcerias com os entes públicos. Nessa perspectiva saber se os projetos são desenvolvidos por demandas pontuais, sem intencionalidade de promoção dos temas transversais ou se partem de um planejamento prévio. O presente estudo pretende confrontar teoria com a realidade praticada na escola, que será analisada, a princípio, pela investigação bibliográfica e algumas experiências de relação entre os entes do Estado e a escola, na proposta da transversalidade nas escolas públicas do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com os gestores de duas escolas públicas de ensino fundamental do DF. Desse modo, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a relação entre a escola e os entes do Estado objetivando colocar em questão a possibilidade de promoção de uma educação integral conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
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