Possível reutilização de resíduos da construção civil em obras rodoviárias
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11744 |
Resumo: | Resumo: Ao se considerar a redução da disponibilidade de recursos naturais, é crescente a procura por produtos e serviços sustentáveis. A pavimentação com resíduos da construção civil (RCC) é um deles. Este artigo pretende entender se este resíduo pode ser utilizado em etapas da pavimentação, sua eficiência e viabilidade e comparar estes dados com os de um pavimento tradicional utilizando solo. Para verificar a eficiência, é necessária a realização de uma série de ensaios: nos resíduos os de composição granulométrica, índice de forma e durabilidade; no solo os de análise granulométrica, massa específica, limite de liquidez e plasticidade; em ambos (individualmente e, mais tarde, em misturas dos dois em diferentes proporções) os de compactação, CBR (ou Índice de Suporte Califórnia) e equivalente de areia. Por não atenderem a uma variedade de requisitos estabelecidos em normas, os materiais – individualmente ou em conjunto – não se mostraram apropriados para uso em base. O contrário ocorreu quanto ao uso em reforço do subleito e sub-base: os materiais – individualmente ou em conjunto – se mostraram apropriados para este fim. Estes achados permitem concluir que, embora haja necessidade de algum aprimoramento, o uso de resíduos pode ser considerado em algumas etapas da pavimentação. |
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Farias, RideciSousa, Aliryan Chaves deVieira, Laís de Almeida Dantas2018-11-26T13:22:38Z2018-11-232018-11-26T13:22:38Z2017-11-28SOUSA, Aliryan Chaves de; VIEIRA, Laís de Almeida Dantas. Possível reutilização de resíduos da construção civil em obras rodoviárias. 2017. 28 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11744Resumo: Ao se considerar a redução da disponibilidade de recursos naturais, é crescente a procura por produtos e serviços sustentáveis. A pavimentação com resíduos da construção civil (RCC) é um deles. Este artigo pretende entender se este resíduo pode ser utilizado em etapas da pavimentação, sua eficiência e viabilidade e comparar estes dados com os de um pavimento tradicional utilizando solo. Para verificar a eficiência, é necessária a realização de uma série de ensaios: nos resíduos os de composição granulométrica, índice de forma e durabilidade; no solo os de análise granulométrica, massa específica, limite de liquidez e plasticidade; em ambos (individualmente e, mais tarde, em misturas dos dois em diferentes proporções) os de compactação, CBR (ou Índice de Suporte Califórnia) e equivalente de areia. Por não atenderem a uma variedade de requisitos estabelecidos em normas, os materiais – individualmente ou em conjunto – não se mostraram apropriados para uso em base. O contrário ocorreu quanto ao uso em reforço do subleito e sub-base: os materiais – individualmente ou em conjunto – se mostraram apropriados para este fim. Estes achados permitem concluir que, embora haja necessidade de algum aprimoramento, o uso de resíduos pode ser considerado em algumas etapas da pavimentação.Abstract: Taking the reduction of natural resources availability into consideration, there is a growing demand for sustainable products and services. Paving with construction residue is one of them. This article seeks to understand if this material can be used for pavement phases, its efficiency, viability and compare that information with the one of a traditionally made pavement. In order to evaluate the efficiency, it is necessary to perform several tests: particle size analysis, shape factor and durability (for residue); particle size analysis, specific weight, liquid and plasticity limits (for soil); compaction, CBR (California Bearing Ratio) and sand equivalent test (for both soil and residue, individually and then mixed). Because they were not capable of meeting several requisites, the materials (individually or mixed) were proven not suitable for base pavement. The opposite was found regarding sub-base: the materials (individually or mixed) were proven adequate. The findings displayed here make it possible to assume that there is room for improvement, but the use of residues can be taken into consideration when planning some phases of the pavement process.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-11-23T16:16:43Z No. of bitstreams: 1 AliryanChavesdeSousaLaísdeAlmeidaDantasVieiraTCCGraduacao2017.pdf: 1010461 bytes, checksum: 6a8c63e0afe5072cd27d482838355a39 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-26T13:22:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AliryanChavesdeSousaLaísdeAlmeidaDantasVieiraTCCGraduacao2017.pdf: 1010461 bytes, checksum: 6a8c63e0afe5072cd27d482838355a39 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-26T13:22:38Z (GMT). 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