Teologia do Direito: a influência do fenômeno religioso na produção de normas jurídicas.
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Data de Publicação: | 2008 |
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E mediante essa análise, o trabalho analisará o desenrolar de um paradoxo entre o uso dos princípios religiosos e morais como fonte de Direito e o princípio anti-religioso em um país que se autodenomina laico, mas que, segundo Ferdinand Lassalle em sua teoria dos fatores reais de Poder, não pode, negar suas raízes espirituais tão bem instaladas na mentalidade do Povo e dos seus legisladores. A Religião e a Espiritualidade humana são um fenômeno abrangente que invade a cultura, a forma de viver e, principalmente, a estrutura da sociedade. Mesmo a Constituição Federal se utiliza de elementos religiosos para estruturar a sociedade, pelo simples fato de que a própria sociedade já se encontra estruturada sob normas de ordem religiosa e moral, algo que os filósofos do Direito gostam de chamar de Jusnaturalismo Divino. O povo, como fator real de Poder, não pode ser contrariado no tocante às normas mais intrinsecamente naturais a todos os seres humanos, sob pena de se obter um Estado altamente autoritário e artificial.The present monografy says about the analysis of the religious phenomenon and its influences over the construction of Right rules that regulates the human society, especialy about the rules of Human Rights. In this way, this assignment proposes a sight of a Law very deep-rooted of religious and moral rules, as the glimmer of the conection between that religious rules and the legal rules. By this analysis, this assignment offers the analysis of a paradox between the use of religious and moral principles as the Source of the Law and the antireligious principle in a country that defines itself as a laical country, which, according to Ferdinand Lassalle on his real factors of Power theory, cannot deny its espiritual roots so deep implanted in the Mind of the Nation‟s People and its Parlamentars. The Religion and the human Spirituality are a wide-ranging phenomena that trespass the culture, the human way of life and, specialy, the structure of Society. Even the Federal Constitution makes use of religious elements to structure the Society by the simply fact that the Society itself is already structured over the religious and moral rules, which the philosophers like to call the “Divine Natural Law” ou simply “Natural Right”. Being a real factor of Power, the People of Nation cannot be opposed at the most deep natural rules of the human being, otherwise the country would become an artificial and authoritative State.Submitted by Clismo Silva (clismo.silva@ucb.br) on 2014-06-17T00:06:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Thiago Rezende Miziara.pdf: 1141343 bytes, checksum: 21472500e4cb8f873c954f1707b70725 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-06-25T20:29:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Thiago Rezende Miziara.pdf: 1141343 bytes, checksum: 21472500e4cb8f873c954f1707b70725 (MD5)Made available in DSpace on 2014-06-25T20:29:12Z (GMT). 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