A comunicação engajada nas transformações dos hábitos alimentares infantis: quando a programação interfere na publicidade

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Autor(a) principal: Castro, Bárbara Dorfman de
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10138
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo perceber como a comunicação tem se movimentado para contribuir na transformação dos hábitos alimentares das crianças e perceber se, em alguma medida, esse movimento reflete na publicidade. Para tanto As crianças configuram um mercado muito valioso e rentável para as empresas que, conscientes do papel influenciador que as crianças possuem dentro de casa, direcionam e moldam suas atividades publicitárias para os pequenos. Muitas vezes, essas situações se tornam inapropriadas e acabam por infringir algumas legislações e regimentos, por isso foram criadas leis, regimentos e códigos ainda mais fortes contra a publicidade abusiva para crianças de até 12 anos de idade. Porém, a publicidade tem feito o seu papel para a mudança de hábitos das famílias brasileiras e, essencialmente, das crianças que são o futuro; quanto mais se come fora mais programas de culinária aparecem. Este trabalho mostra as leis as quais foram criadas e as que já existiam que protegem as crianças dos malefícios que a publicidade pode trazer e mostra o que ela tem feito para trazer de volta velhos hábitos da sociedade no ramo da alimentação.
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Muitas vezes, essas situações se tornam inapropriadas e acabam por infringir algumas legislações e regimentos, por isso foram criadas leis, regimentos e códigos ainda mais fortes contra a publicidade abusiva para crianças de até 12 anos de idade. Porém, a publicidade tem feito o seu papel para a mudança de hábitos das famílias brasileiras e, essencialmente, das crianças que são o futuro; quanto mais se come fora mais programas de culinária aparecem. Este trabalho mostra as leis as quais foram criadas e as que já existiam que protegem as crianças dos malefícios que a publicidade pode trazer e mostra o que ela tem feito para trazer de volta velhos hábitos da sociedade no ramo da alimentação.The present work aims to understand how communication has moved to contribute to the transformation of children's eating habits and to see if, to some extent, this movement reflects in advertising. Children are a very valuable and profitable market for companies that, aware of the influential role that children have in the home, direct and shape their advertising activities for the little ones. Often these situations become inappropriate and eventually break some laws and regiments, so laws, regiments and even stronger codes against abusive advertising have been created for children up to 12 years of age. However, publicity has played its part in changing the habits of the Brazilian family and, essentially, of the children who are the future; the more people eat out the more cooking shows appear. This work aims to show the laws that were created and those that already existed that protect children from the hassles that advertising can bring and shows what it has done to bring back old habits of society in the food industry.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-18T20:46:29Z No. of bitstreams: 1 BarbaraDorfmanDeCastroTCCGRADUACAO2017.pdf: 560716 bytes, checksum: dafe80cbe1f39b91f459521e483aba2c (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-20T17:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BarbaraDorfmanDeCastroTCCGRADUACAO2017.pdf: 560716 bytes, checksum: dafe80cbe1f39b91f459521e483aba2c (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-20T17:46:46Z (GMT). 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The present work aims to understand how communication has moved to contribute to the transformation of children's eating habits and to see if, to some extent, this movement reflects in advertising. Children are a very valuable and profitable market for companies that, aware of the influential role that children have in the home, direct and shape their advertising activities for the little ones. Often these situations become inappropriate and eventually break some laws and regiments, so laws, regiments and even stronger codes against abusive advertising have been created for children up to 12 years of age. However, publicity has played its part in changing the habits of the Brazilian family and, essentially, of the children who are the future; the more people eat out the more cooking shows appear. This work aims to show the laws that were created and those that already existed that protect children from the hassles that advertising can bring and shows what it has done to bring back old habits of society in the food industry.
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