Análise da resposta e da revisão de manifestações de ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana de Matos
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13585
Resumo: Este artigo pretende analisar sob a perspectiva da Análise do Discurso Crítica (RAMALHO e RESENDE, 2011) a resposta de reclamações oriundas da ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Após discussões teóricas a respeito do funcionamento da rede de ouvidoria do órgão e das categorias de análise textual, tais como a estrutura genérica e a intertextualidade, buscou-se mostrar, por meio da análise da resposta de três textos (resposta feita pela área técnica e revisada pelas unidades de ouvidoria) quais os principais aspectos a serem melhorados pelos revisores com vistas a impactar positivamente as práticas de comunicação do órgão com os usuários do Sistema Único de Saúde.
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spelling Gonzalez, CarolinaSousa, Adriana de Matos2021-03-05T14:33:23Z2021-03-042021-03-05T14:33:23Z2020-12-11SOUSA, Adriana de Matos. Análise da resposta e da revisão de manifestações de ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Revisão de Textos) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13585Este artigo pretende analisar sob a perspectiva da Análise do Discurso Crítica (RAMALHO e RESENDE, 2011) a resposta de reclamações oriundas da ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Após discussões teóricas a respeito do funcionamento da rede de ouvidoria do órgão e das categorias de análise textual, tais como a estrutura genérica e a intertextualidade, buscou-se mostrar, por meio da análise da resposta de três textos (resposta feita pela área técnica e revisada pelas unidades de ouvidoria) quais os principais aspectos a serem melhorados pelos revisores com vistas a impactar positivamente as práticas de comunicação do órgão com os usuários do Sistema Único de Saúde.This article intends to analyze, from the perspective of Critical Discourse Analysis, the answers to complaints from the ombudsman of the Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). After theoretical discussions about the functioning of the public agency's ombudsman network and textual analysis categories, such as the generic structure and intertextuality, this tried to show, through the analysis of the response to three texts (answer made by the technical and reviewed by the ombudsman units) which are the main aspects to be improved by the reviewers in order to positively impact the public agency's communication practices with users of the Sistema Único de Saúde.Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-04T12:57:29Z No. of bitstreams: 1 AdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf: 384690 bytes, checksum: 3d238baf9f04df593a4696dc0ea4f6ea (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-03-05T14:33:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf: 384690 bytes, checksum: 3d238baf9f04df593a4696dc0ea4f6ea (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-05T14:33:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf: 384690 bytes, checksum: 3d238baf9f04df593a4696dc0ea4f6ea (MD5) Previous issue date: 2020-12-11porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOuvidoriaRevisão textualAnálise de discurso críticaAnálise da resposta e da revisão de manifestações de ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Revisão de Textosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf.txtAdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain62573https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13585/4/AdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf.txte8b760b1c52e10c7702980494cc7f8d2MD54ORIGINALAdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdfAdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdfapplication/pdf386909https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13585/3/AdrianadeMatosSousaTCCLatoSensu2020.pdf42dbf78a8bfa2659395bfe0de94b04a7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13585/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/135852021-11-10 02:02:03.717Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
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This article intends to analyze, from the perspective of Critical Discourse Analysis, the answers to complaints from the ombudsman of the Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). After theoretical discussions about the functioning of the public agency's ombudsman network and textual analysis categories, such as the generic structure and intertextuality, this tried to show, through the analysis of the response to three texts (answer made by the technical and reviewed by the ombudsman units) which are the main aspects to be improved by the reviewers in order to positively impact the public agency's communication practices with users of the Sistema Único de Saúde.
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