Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10054 |
Resumo: | Este artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo. |
id |
UCB-2_b6f1649ff5ad5ba430bebeb9401b2c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10054 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Miletto, Angélica Cordova MachadoSilva, Beatriz Soares2017-10-16T13:48:42Z2017-09-272017-10-16T13:48:42Z2013SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan. 2013. 26 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10054Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-27T20:59:38Z No. of bitstreams: 1 BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf: 934067 bytes, checksum: 3a68ce2ff2a800240b1206402e0c5acc (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-16T13:48:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf: 934067 bytes, checksum: 3a68ce2ff2a800240b1206402e0c5acc (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-16T13:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf: 934067 bytes, checksum: 3a68ce2ff2a800240b1206402e0c5acc (MD5) Previous issue date: 2013Este artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo.porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaRádioEstratégias de persuasãoJovem PanPublicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Paninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALBeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdfBeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdfArtigoapplication/pdf934067https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/1/BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf3a68ce2ff2a800240b1206402e0c5accMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTBeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf.txtBeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf.txtExtracted texttext/plain57359https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/3/BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf.txt3749c7855c09419f70c44a83fef0a8d5MD53123456789/100542017-10-17 01:03:00.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
title |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
spellingShingle |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan Silva, Beatriz Soares CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan |
title_short |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
title_full |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
title_fullStr |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
title_full_unstemmed |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
title_sort |
Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan |
author |
Silva, Beatriz Soares |
author_facet |
Silva, Beatriz Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miletto, Angélica Cordova Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Beatriz Soares |
contributor_str_mv |
Miletto, Angélica Cordova Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Rádio Estratégias de persuasão Jovem Pan |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo. |
description |
Este artigo tem como intuito refletir sobre as estratégias persuasivas utilizadas pela rádio Jovem Pan em seus intervalos comerciais. Para isso, faz uma revisão histórica do desenvolvimento do meio, com foco nos avanços publicitários. Apresenta informações sobre a escuta radiofônica, sustentada por dados de institutos de pesquisa e por questionário próprio. A partir desses levantamentos, é feito um enfoque na rádio Jovem Pan FM Brasília, escolhida como objeto de estudo desta pesquisa. Para medir o grau de envolvimento dos jovens com a Jovem Pan e refletir sobre suas estratégias persuasivas foram selecionadas quatro peças publicitárias institucionais da emissora para verificar sua eficácia entre o seu principal público-alvo. Após as análises dos spots e sua apresentação a dois grupos focais com ouvintes da Jovem Pan, concluiu-se que a emissora se mantêm líder em audiência entre os jovens pesquisados por desenvolver peças com uma abordagem atrativa, no que tange à linguagem e à sua pertinência no diálogo junto a seu público-alvo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-16T13:48:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27 2017-10-16T13:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan. 2013. 26 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10054 |
identifier_str_mv |
SILVA, Beatriz Soares. Publicidade no rádio e estratégias persuasivas: apontamentos sobre a rádio Jovem Pan. 2013. 26 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/1/BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10054/3/BeatrizSoaresSilvaTCCGRADUACAO2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a68ce2ff2a800240b1206402e0c5acc 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 3749c7855c09419f70c44a83fef0a8d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829885185130496 |