Avaliação do impacto causado por ruídos aeronáuticos em áreas do entorno do aeroporto de Teresina – PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Felipe Carvalho Souza Freire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Leonardo de Freitas Aguiar Marques, Heinen, Pedro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12992
Resumo: A mobilidade de pessoas, mercadorias e matérias-primas, no mundo, foi viabilizada em virtude de evoluções e inovações ocorridas nos meios de transporte, como no aéreo, por exemplo. Vive-se em uma era de crescente globalização e, nesse sentido, a demanda por uma conexão rápida nunca esteve tão elevada. Dessa forma, a eficácia dos meios de transporte está cada vez mais relacionada ao desenvolvimento das cidades, em especial, quando se trata do transporte aéreo. Esse é o meio de deslocamento em massa mais rápido, uma vez que percorre grandes distâncias em tempo reduzido, quando comparado com outros meios de locomoção, como o marítimo, por exemplo. Todavia, apesar de todas as vantagens propiciadas pelo avanço da aviação, o crescente número de movimentações aeronáuticas traz consigo certos aspectos negativos. Este trabalho possui como objetivo a avaliação de uma dessas externalidades: o ruído aeroportuário. Nesse contexto, é subsequente à exposição constante a altos ruídos, diversos problemas de saúde, tal qual os distúrbios cognitivos e do sono, assim como a baixa produtividade e o estresse. Destarte, estudos que avaliem o impacto desses ruídos são cada vez mais demandados. Ainda nesse aspecto, esse trabalho avalia o impacto negativo dos ruídos aeroportuários no entorno do Aeroporto Senador Petrônio Portella (SBTE), em Teresina. Ademais, foram simuladas curvas de ruído do aeroporto de acordo com a métrica DNL, através do software INM 7.0d utilizada pela legislação brasileira. Com as curvas de ruído, foram elaborados mapas com o objetivo de identificar as zonas afetadas pelos ruídos emitidos pela operação das aeronaves. Em suma, pode-se concluir que existem áreas afetadas por ruídos que vão de encontro aos limites estabelecidos pela legislação brasileira, assim, é necessário implementar adaptações, com a finalidade de enquadrar corretamente o zoneamento sonoro correlato ao zoneamento urbano da região.
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Dessa forma, a eficácia dos meios de transporte está cada vez mais relacionada ao desenvolvimento das cidades, em especial, quando se trata do transporte aéreo. Esse é o meio de deslocamento em massa mais rápido, uma vez que percorre grandes distâncias em tempo reduzido, quando comparado com outros meios de locomoção, como o marítimo, por exemplo. Todavia, apesar de todas as vantagens propiciadas pelo avanço da aviação, o crescente número de movimentações aeronáuticas traz consigo certos aspectos negativos. Este trabalho possui como objetivo a avaliação de uma dessas externalidades: o ruído aeroportuário. Nesse contexto, é subsequente à exposição constante a altos ruídos, diversos problemas de saúde, tal qual os distúrbios cognitivos e do sono, assim como a baixa produtividade e o estresse. Destarte, estudos que avaliem o impacto desses ruídos são cada vez mais demandados. 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We live in an era of increasing globalization, and, in this sense, the demand for a fast connection has never been higher. Thus, the effectiveness of the means of transport is increasingly related to the development of cities, in particular, when air transport is concerned. This is the fastest means of mass displacement, as it goes through great distances in reduced time, when compared to other means of transportation, such as the maritime, for example. However, in spite of all the advantages provided by the advancement of aviation, the increasing number of aeronautical movements brings with it a few negative aspects. This paper aims to evaluate one of these externalities: airport noise. In this respect, it is subsequent to constant exposure to loud noises, various health problems, such as cognitive and sleep disorders, as well as low productivity and stress. Therefore, studies that assess the impact of these noises are increasingly demanded. Still in this regard, this paper assesses the negative impact of airport noise in the surroundings of the Senador Petrônio Portella Airport (SBTE) in Teresina. Furthermore, airport noise curves were simulated according to the DNL metric, through the INM 7.0d software used by Brazilian legislation. With the noise curves, maps will be drawn up with the aim to identify the areas affected by the noise emitted by the operation of the aircrafts. In short, it can be concluded that there are areas affected by noise that meet the limits established by Brazilian legislation, thus, it is essential to implement adjustments in order to correctly frame the noise zoning correlated with the urban zoning of the region.Submitted by Cassimira Moura (cassis@ucb.br) on 2020-03-31T20:29:56Z No. of bitstreams: 1 FelipeCarvalhodeSouzaFreireBarbosa TCCGraduacão2019.pdf: 2672009 bytes, checksum: 931dba7b3ea443cd8752ed7f4a74fe9a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-04-02T13:20:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FelipeCarvalhodeSouzaFreireBarbosa TCCGraduacão2019.pdf: 2672009 bytes, checksum: 931dba7b3ea443cd8752ed7f4a74fe9a (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-02T13:20:32Z (GMT). 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