Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Neto, João Soares de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.
id UCB-2_ba26d0c3cf92067f298baed45baa17b3
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12434
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Costa, Cleber Alves daSouza Neto, João Soares de2019-10-25T14:43:41Z2019-10-192019-10-25T14:43:41Z2019-06-19SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studiedSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-19T16:47:30Z No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-25T14:43:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T14:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5) Previous issue date: 2019-06-19porUniversidade Católica de BrasíliaFísica (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAMinecraftPortas lógicasGamificaçãoJogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txtJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain35294https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/3/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txt2bab458636b91df613bdcdd5512cf17bMD53ORIGINALJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf1220425https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/1/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfa195d5a008ef2374bf4738f3b7a256aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124342020-06-09 03:45:02.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
title Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
spellingShingle Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
Souza Neto, João Soares de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Minecraft
Portas lógicas
Gamificação
title_short Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
title_full Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
title_fullStr Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
title_full_unstemmed Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
title_sort Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
author Souza Neto, João Soares de
author_facet Souza Neto, João Soares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cleber Alves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Neto, João Soares de
contributor_str_mv Costa, Cleber Alves da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Minecraft
Portas lógicas
Gamificação
dc.subject.por.fl_str_mv Minecraft
Portas lógicas
Gamificação
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.
The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studied
description O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-25T14:43:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-19
2019-10-25T14:43:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
identifier_str_mv SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Física (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/3/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/1/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bab458636b91df613bdcdd5512cf17b
a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829916215640064