Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado. |
id |
UCB-2_ba26d0c3cf92067f298baed45baa17b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12434 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Costa, Cleber Alves daSouza Neto, João Soares de2019-10-25T14:43:41Z2019-10-192019-10-25T14:43:41Z2019-06-19SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado.The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studiedSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-19T16:47:30Z No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-25T14:43:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-25T14:43:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf: 1220425 bytes, checksum: a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae (MD5) Previous issue date: 2019-06-19porUniversidade Católica de BrasíliaFísica (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAMinecraftPortas lógicasGamificaçãoJogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txtJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain35294https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/3/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txt2bab458636b91df613bdcdd5512cf17bMD53ORIGINALJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfJoãoSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf1220425https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/1/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdfa195d5a008ef2374bf4738f3b7a256aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/124342020-06-09 03:45:02.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
title |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
spellingShingle |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática Souza Neto, João Soares de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Minecraft Portas lógicas Gamificação |
title_short |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
title_full |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
title_fullStr |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
title_sort |
Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática |
author |
Souza Neto, João Soares de |
author_facet |
Souza Neto, João Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Cleber Alves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Neto, João Soares de |
contributor_str_mv |
Costa, Cleber Alves da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Minecraft Portas lógicas Gamificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minecraft Portas lógicas Gamificação |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado. The present work aimed at producing a manual to help teachers use the game Minecraft, as a basis to teach students the content of Logic Gates and an experimental script. Based on a bibliographic review of how the Redstone element works and how to build several Logic Gates within the game environment. Despite the lack of practical experimentation of the material produced, this serves to demonstrate the possibility of producing other materials that take advantage of the greater accessibility of devices such as computers and Smartphones where students play. Taking advantage of previous knowledge that the students have of the games to introduce the content to be studied |
description |
O presente trabalho teve por objetivo a produção de um manual para ajudar professores a utilizar o jogo Minecraft, como uma base para ensinar alunos o conteúdo de Portas Lógicas e um roteiro experimental. Baseado em revisão bibliográfica sobre o funcionamento do elemento Redstone e como construir diversas Portas Lógicas dentro do ambiente do jogo. Apesar da falta de experimentação prática do material produzido, este serve para demonstrar a possibilidade da produção de outros materiais que aproveitam a maior acessibilidade de dispositivos como computadores e Smartphones onde os alunos jogam. Aproveitando conhecimento prévio que os alunos tenham dos jogos para introduzir o conteúdo a ser estudado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-25T14:43:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-19 2019-10-25T14:43:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434 |
identifier_str_mv |
SOUZA NETO, João Soares de. Jogos digitais e educação: a utilização do jogo Minecraft para o aprendizado de lógica matemática. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Física (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/3/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/1/Jo%c3%a3oSoaresdeSouzaNetoTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12434/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bab458636b91df613bdcdd5512cf17b a195d5a008ef2374bf4738f3b7a256ae 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829916215640064 |