O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANDIDO, Brenda Stefani.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades.
id UFCG_eafd79786f116b48d97ecebaa3c335bc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27103
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.The use of the minecraft game as a geography teaching and learning strategy.Ensino de geografiaMetodologias ativasJogo minecraftGamificaçãoGeografia- ensino e aprendizagemTeaching geographyActive methodologiesMinecraft gameGamificationGeography - teaching and learningGeografia.O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades.The main objective of this work is to analyze the contributions of the Minecraft game as a tool in the teaching-learning process of Geography, in view of the relationship between the virtual and the real of the student in his daily life, having as field of study the State School of Elementary and Middle School Antônio Francisco Duarte located in the city of Triunfo-PB. In this way, we seek to overcome the difficulties in the teaching and learning process of Geography and enable the use of active methodologies, based on the application of the Minecraft game as a facilitator, believing that teaching that appropriates playful means makes it possible to do collective and participatory pedagogy, reducing learning differences between individuals. The methodology used in this work is of a qualitative nature and the methodological procedures were preceded and supported by bibliographic research that structured a workshop given in four distinct stages: (i) collection and exposure of contents; (ii) presentation and association of contents with game mechanics; (iii) request for practical activity and (iv) evaluation. The results obtained were satisfactory, that the Minecraft game contributed to the development of skills and abilities that support the construction of knowledge in a significant way, helping to overcome difficulties and facilitating the understanding of concepts and themes related to the discipline of Geography, allowing us to to understand how the teaching and learning process of these students, participants of the workshop, actually takes place, an experience of unique richness, both for us as researchers and for the students in terms of stimulation and appreciation of their potential.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027PESSOA, Rodrigo BezerraALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.CANDIDO, Brenda Stefani.2022-08-262022-09-13T12:58:41Z2022-09-132022-09-13T12:58:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103CANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T12:58:41Zoai:localhost:riufcg/27103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T12:58:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
The use of the minecraft game as a geography teaching and learning strategy.
title O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
spellingShingle O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
CANDIDO, Brenda Stefani.
Ensino de geografia
Metodologias ativas
Jogo minecraft
Gamificação
Geografia- ensino e aprendizagem
Teaching geography
Active methodologies
Minecraft game
Gamification
Geography - teaching and learning
Geografia.
title_short O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
title_full O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
title_fullStr O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
title_full_unstemmed O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
title_sort O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.
author CANDIDO, Brenda Stefani.
author_facet CANDIDO, Brenda Stefani.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
PESSOA, Rodrigo Bezerra
ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv CANDIDO, Brenda Stefani.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Metodologias ativas
Jogo minecraft
Gamificação
Geografia- ensino e aprendizagem
Teaching geography
Active methodologies
Minecraft game
Gamification
Geography - teaching and learning
Geografia.
topic Ensino de geografia
Metodologias ativas
Jogo minecraft
Gamificação
Geografia- ensino e aprendizagem
Teaching geography
Active methodologies
Minecraft game
Gamification
Geography - teaching and learning
Geografia.
description O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2022-09-13T12:58:41Z
2022-09-13
2022-09-13T12:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
CANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
identifier_str_mv CANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744554827448320