Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8125 |
Resumo: | Esse artigo analisa o uso do Mangá como uma mídia que transfere conhecimento plural para os jovens no Brasil. Sabemos que a cultura japonesa é disseminada por uma mídia simples. Foi realizada pesquisa quantitativa com o objetivo de descobrir a percepção dos leitores brasileiros de Mangás quanto à cultura, hábitos e estilos de vida repassados. Foi observado que os Mangás transferem conhecimento de forma simples e perceptível proporcionando aos leitores brasileiros conhecerem costumes culturais e éticos de outros países, em especial do Japão. |
id |
UCB-2_bb1ae5de41e4f6675267e0df5195c88d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8125 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Iasbeck, Luiz CarlosVale, João Paulo Camelo2017-05-08T18:50:16Z20162017-05-08T18:50:16Z2016VALE, João Paulo Camelo. Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural. 2016. 27 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8125Esse artigo analisa o uso do Mangá como uma mídia que transfere conhecimento plural para os jovens no Brasil. Sabemos que a cultura japonesa é disseminada por uma mídia simples. Foi realizada pesquisa quantitativa com o objetivo de descobrir a percepção dos leitores brasileiros de Mangás quanto à cultura, hábitos e estilos de vida repassados. Foi observado que os Mangás transferem conhecimento de forma simples e perceptível proporcionando aos leitores brasileiros conhecerem costumes culturais e éticos de outros países, em especial do Japão.This article analyzes the use of manga as a medium that transfers plural knowledge to young people in Brazil. We know that the Japanese culture is spread by a simple media. Quantitative research was conducted in order to discover the perception of Brazilian readers Mangas about the culture, habits and styles of life passed. It was observed that the Mangas transfer knowledge in a simple and imperceptibly giving Brazilian readers know cultural and ethical customs of other countries, especially Japan.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-06T20:50:27Z No. of bitstreams: 1 JoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf: 572353 bytes, checksum: 7d30aeee8a7bc53e629c05188c66cbd0 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:50:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf: 572353 bytes, checksum: 7d30aeee8a7bc53e629c05188c66cbd0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:50:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf: 572353 bytes, checksum: 7d30aeee8a7bc53e629c05188c66cbd0 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaMangásLeitores brasileirosConhecimentoCultura japonesaLeituraQuadrinhos japonesesMangás: mídia que transmite conhecimento culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdfJoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf572353https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/1/Jo%c3%a3oPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf7d30aeee8a7bc53e629c05188c66cbd0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf.txtJoãoPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain39004https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/3/Jo%c3%a3oPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf.txt8923f389dcfa8244552c47555beec084MD53123456789/81252017-05-09 01:01:34.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
title |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
spellingShingle |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural Vale, João Paulo Camelo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Mangás Leitores brasileiros Conhecimento Cultura japonesa Leitura Quadrinhos japoneses |
title_short |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
title_full |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
title_fullStr |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
title_full_unstemmed |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
title_sort |
Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural |
author |
Vale, João Paulo Camelo |
author_facet |
Vale, João Paulo Camelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iasbeck, Luiz Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, João Paulo Camelo |
contributor_str_mv |
Iasbeck, Luiz Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Mangás Leitores brasileiros Conhecimento Cultura japonesa Leitura Quadrinhos japoneses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Mangás Leitores brasileiros Conhecimento Cultura japonesa Leitura Quadrinhos japoneses |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse artigo analisa o uso do Mangá como uma mídia que transfere conhecimento plural para os jovens no Brasil. Sabemos que a cultura japonesa é disseminada por uma mídia simples. Foi realizada pesquisa quantitativa com o objetivo de descobrir a percepção dos leitores brasileiros de Mangás quanto à cultura, hábitos e estilos de vida repassados. Foi observado que os Mangás transferem conhecimento de forma simples e perceptível proporcionando aos leitores brasileiros conhecerem costumes culturais e éticos de outros países, em especial do Japão. This article analyzes the use of manga as a medium that transfers plural knowledge to young people in Brazil. We know that the Japanese culture is spread by a simple media. Quantitative research was conducted in order to discover the perception of Brazilian readers Mangas about the culture, habits and styles of life passed. It was observed that the Mangas transfer knowledge in a simple and imperceptibly giving Brazilian readers know cultural and ethical customs of other countries, especially Japan. |
description |
Esse artigo analisa o uso do Mangá como uma mídia que transfere conhecimento plural para os jovens no Brasil. Sabemos que a cultura japonesa é disseminada por uma mídia simples. Foi realizada pesquisa quantitativa com o objetivo de descobrir a percepção dos leitores brasileiros de Mangás quanto à cultura, hábitos e estilos de vida repassados. Foi observado que os Mangás transferem conhecimento de forma simples e perceptível proporcionando aos leitores brasileiros conhecerem costumes culturais e éticos de outros países, em especial do Japão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-05-08T18:50:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:50:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VALE, João Paulo Camelo. Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural. 2016. 27 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8125 |
identifier_str_mv |
VALE, João Paulo Camelo. Mangás: mídia que transmite conhecimento cultural. 2016. 27 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/1/Jo%c3%a3oPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8125/3/Jo%c3%a3oPauloCameloValeTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d30aeee8a7bc53e629c05188c66cbd0 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 8923f389dcfa8244552c47555beec084 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861666619392 |