O pai na prisão e as repercussões na vivência do filho na infância: estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ianny Mayara Oliveira
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4718
Resumo: Psicologia
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Em relatos de pesquisas, os pais falam ter preferido que os seus filhos não o visitem na prisão por diversos fatores, entre eles estão o tipo de revista que é feita em visitantes do presídio e o ambiente da prisão, que segundo eles não é lugar para seus filhos frequentem. Alguns resultados obtidos nas pesquisas encontradas estão relacionados à importância da relação dos pais presos com seus filhos, mesmo que ela se realize apenas através de cartas, assim como as dificuldades financeiras enfrentadas pelas mães principalmente, para levar seus filhos para visitar os pais, a forma como os filhos veem seus pais na prisão, a falta de incentivo e acompanhamento das mães principalmente nas atividades escolares, falta de apoio de instituições que abrigam filhos de presos e o grande preconceito que essas crianças e adolescentes sofrem. A partir dos dados encontrados na revisão da literatura procuramos conhecer as repercussões da prisão deu pai sobre um dos filhos que ainda fosse criança e seus cuidadores a partir de um estudo de caso. Neste estudo foram identificadas questões como: preconceito, educação e transgeracionalidade que estão envolvidas no dia-a-dia de uma família em que o pai de uma criança de oito anos está preso. Apresentamos também a história do sistema penitenciário tanto no Brasil como em outros países. Foram entrevistadas, a mãe, a esposa e a filha do apenado, com a criança foi realizado o Teste das Fábulas de Düss adaptado. Com este estudo conclui-se que apesar das dificuldades em educar uma criança na ausência da figura paterna, esta pode ter uma vida dita normal e ser uma criança diferente da que se costuma pensar. A criança em que foi realizado o Teste das Fábulas é uma criança tida como normal, que está enfrentando uma crise de desenvolvimento com sintomas típicos da fase em que se encontra.Submitted by Tania Marques Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2014-09-30T20:46:35Z No. of bitstreams: 1 Ianny Mayara Oliveira Lopes.pdf: 843683 bytes, checksum: 15baf0ac9b94c5d6a31566eb794802f0 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-10-27T19:48:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ianny Mayara Oliveira Lopes.pdf: 843683 bytes, checksum: 15baf0ac9b94c5d6a31566eb794802f0 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-27T19:48:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ianny Mayara Oliveira Lopes.pdf: 843683 bytes, checksum: 15baf0ac9b94c5d6a31566eb794802f0 (MD5) Previous issue date: 2012Made available in DSpace on 2016-10-10T03:46:51Z (GMT). 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