Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rômulo Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5781
Resumo: Língua Inglesa
id UCB-2_c9dc48cffec96a4d9cc29cc32bc0867e
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/5781
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Amorim, Rômulo RodriguesAio, Michelle de Abreu2015-12-03T18:29:03Z2016-10-10T03:55:18Z2015-12-03T18:29:03Z2016-10-10T03:55:18Z2015-12-032014-11-03AMORIM, Rômulo Rodrigues. Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa. 45 folhas. Monografia de Especialização em Língua Inglesa - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5781Língua InglesaMuito se observa a respeito do crescimento da indústria de jogos digitais, que tem se tornado cada vez mais presente na rotina dos jovens, fator que se intensifica ainda mais com a popularização dos aparelhos de comunicação móvel e computadores pessoais. Esta pesquisa foi desenvolvida de forma a demonstrar que os jogos digitais, além de serem usados como fonte de entretenimento, podem ser importantes ferramentas no auxílio de aprendizagem de uma nova língua. A proposta desta pesquisa é fazer um contraste entre as condições necessárias para o aprendizado da língua inglesa, segundo alguns dos mais renomados pesquisadores na área, e os elementos contidos no jogo digital que favorecem o aprendizado dessa língua. Através da análise do jogo sob a perspectiva do ensino e aprendizagem de uma língua é possível perceber a quantidade de fatores positivos que os jogos digitais podem proporcionar ao aprendiz de uma língua; contudo, é possível, também, notar como a figura do professor é importante, mesmo que o ambiente de aprendizagem seja considerado informal.It is possible to notice the increase of digital games industry, which has become more and more present in young people’s routine. That feature has been redoubled by the popularization of mobile devices and personal computers. This research was carried out in order to show that digital games may be very important tools regarding language learning, and not only for entertainment purposes. This research’s proposal is to contrast the necessary circumstances in language learning, according to some of the world greatest scholars in this field, and the elements within digital games which may foment the learning of a new language. Through the game analysis under the language teaching and learning perspective it is possible to perceive a substantial amount of positive features that games may provide. On the other hand, it is possible to notice that the teacher is still an important bridge between the learner and the new language.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2015-04-06T22:44:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Rômulo Rodrigues Amorim.pdf: 635221 bytes, checksum: 94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2a (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-12-03T18:29:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Rômulo Rodrigues Amorim.pdf: 635221 bytes, checksum: 94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2a (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-03T18:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rômulo Rodrigues Amorim.pdf: 635221 bytes, checksum: 94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2a (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) Rômulo Rodrigues Amorim.pdf: 635221 bytes, checksum: 94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2a (MD5) license_url: 52 bytes, checksum: 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2015-12-03Universidade Católica de Brasília – UCB.TextoArea Concentração::Educação Superior::Lingüística, Letras e Artes::LetrasJogosJogos digitaisAprendizado de língua estrangeiraGamificationGamesDigital gamesLanguage learningGamificationLíngua InglesaOs jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialista em Língua InglesaEspecialistaEspecialização em Língua Inglesainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/1/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD51ORIGINALRômulo Rodrigues Amorim.pdfMonografiaapplication/pdf635221https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/2/R%c3%b4mulo%20Rodrigues%20Amorim.pdf94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2aMD52CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream52https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/3/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD53license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/4/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54license_rdfapplication/octet-stream23898https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/5/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD55TEXTRômulo Rodrigues Amorim.pdf.txtRômulo Rodrigues Amorim.pdf.txtExtracted texttext/plain95177https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/6/R%c3%b4mulo%20Rodrigues%20Amorim.pdf.txtab1c00ac968f78066ce603d5d23650e7MD5610869/57812017-01-17 15:15:44.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
title Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
Amorim, Rômulo Rodrigues
Jogos
Jogos digitais
Aprendizado de língua estrangeira
Gamification
Games
Digital games
Language learning
Gamification
Língua Inglesa
Area Concentração::Educação Superior::Lingüística, Letras e Artes::Letras
title_short Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
title_full Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
title_sort Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa
author Amorim, Rômulo Rodrigues
author_facet Amorim, Rômulo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Rômulo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aio, Michelle de Abreu
contributor_str_mv Aio, Michelle de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Jogos digitais
Aprendizado de língua estrangeira
Gamification
Games
Digital games
Language learning
Gamification
Língua Inglesa
topic Jogos
Jogos digitais
Aprendizado de língua estrangeira
Gamification
Games
Digital games
Language learning
Gamification
Língua Inglesa
Area Concentração::Educação Superior::Lingüística, Letras e Artes::Letras
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Lingüística, Letras e Artes::Letras
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Língua Inglesa
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Católica de Brasília – UCB.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Muito se observa a respeito do crescimento da indústria de jogos digitais, que tem se tornado cada vez mais presente na rotina dos jovens, fator que se intensifica ainda mais com a popularização dos aparelhos de comunicação móvel e computadores pessoais. Esta pesquisa foi desenvolvida de forma a demonstrar que os jogos digitais, além de serem usados como fonte de entretenimento, podem ser importantes ferramentas no auxílio de aprendizagem de uma nova língua. A proposta desta pesquisa é fazer um contraste entre as condições necessárias para o aprendizado da língua inglesa, segundo alguns dos mais renomados pesquisadores na área, e os elementos contidos no jogo digital que favorecem o aprendizado dessa língua. Através da análise do jogo sob a perspectiva do ensino e aprendizagem de uma língua é possível perceber a quantidade de fatores positivos que os jogos digitais podem proporcionar ao aprendiz de uma língua; contudo, é possível, também, notar como a figura do professor é importante, mesmo que o ambiente de aprendizagem seja considerado informal.
It is possible to notice the increase of digital games industry, which has become more and more present in young people’s routine. That feature has been redoubled by the popularization of mobile devices and personal computers. This research was carried out in order to show that digital games may be very important tools regarding language learning, and not only for entertainment purposes. This research’s proposal is to contrast the necessary circumstances in language learning, according to some of the world greatest scholars in this field, and the elements within digital games which may foment the learning of a new language. Through the game analysis under the language teaching and learning perspective it is possible to perceive a substantial amount of positive features that games may provide. On the other hand, it is possible to notice that the teacher is still an important bridge between the learner and the new language.
description Língua Inglesa
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-03T18:29:03Z
2016-10-10T03:55:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-03T18:29:03Z
2016-10-10T03:55:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMORIM, Rômulo Rodrigues. Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa. 45 folhas. Monografia de Especialização em Língua Inglesa - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5781
identifier_str_mv AMORIM, Rômulo Rodrigues. Os jogos digitais como plataforma de aprendizagem de língua inglesa. 45 folhas. Monografia de Especialização em Língua Inglesa - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/1/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/2/R%c3%b4mulo%20Rodrigues%20Amorim.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/3/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/4/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/5/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5781/6/R%c3%b4mulo%20Rodrigues%20Amorim.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe
94ca715a0f4d1f50e054f59ca35b9a2a
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
ab1c00ac968f78066ce603d5d23650e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829839356067840