Propagandas televisivas de caráter alimentar: qual a influência no público infantil?
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9974 |
Resumo: | Nos primeiros anos de vida a alimentação adequada é especialmente importante para a criança, haja vista que está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento e prevenção de doenças. Enfatiza-se, também que é neste momento que são formados os hábitos alimentares. A ingestão dietética inadequada está associada à diversas doenças futuras, como desnutrição e doenças crônicas não transmissíveis. As estratégias de marketing que visam chamar a atenção das crianças, principalmente para alimentos, são inúmeras, sendo importante que se tome cuidado com o período em que são expostos à televisão. O presente estudo tem por objetivo analisar as propagandas televisivas voltadas para as crianças, os alimentos trazidos por elas e as estratégias utilizadas para chamar a atenção, visando o aumento do consumo de alimentos apresentados. Sendo assim, foram assistidos à três canais de televisão fechados, com programação voltada para o público infantil. Em que todas as propagandas alimentares veiculadas, apresentavam alimentos industrializados com altos teores de carboidratos, proteínas, lipídeos e sódio, sendo ainda pobres em fibras, mostrando a importância de se ter cuidado com a alta exposição das crianças à televisão, pois acabam sendo influenciadas e pedem aos pais que comprem os alimentos apresentados, sem saber o dano que pode ser causado. Conclui-se que é importante um maior rigor dos pais pelos canais apresentados e as propagandas veiculadas e eles, como também o acesso e procura da informação adequada pelos familiares. |
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Sendo assim, foram assistidos à três canais de televisão fechados, com programação voltada para o público infantil. Em que todas as propagandas alimentares veiculadas, apresentavam alimentos industrializados com altos teores de carboidratos, proteínas, lipídeos e sódio, sendo ainda pobres em fibras, mostrando a importância de se ter cuidado com a alta exposição das crianças à televisão, pois acabam sendo influenciadas e pedem aos pais que comprem os alimentos apresentados, sem saber o dano que pode ser causado. Conclui-se que é importante um maior rigor dos pais pelos canais apresentados e as propagandas veiculadas e eles, como também o acesso e procura da informação adequada pelos familiares.porUniversidade Católica de BrasíliaNutrição (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAONutriçãoAlimentação infantilMarketingPropagandasPropagandas televisivas de caráter alimentar: qual a influência no público infantil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdfAngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdfArtigoapplication/pdf495790https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9974/1/AngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdfe85b6cb41d0b4f0ee442568d5a49eeccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9974/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdf.txtAngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdf.txtExtracted texttext/plain37246https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9974/3/AngelaMariaVassaloDeLimaTCCGRADUACAO2017.pdf.txta8ce6ec0b34afccbddb3b44e7964762bMD53123456789/99742017-09-13 01:02:53.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
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Nos primeiros anos de vida a alimentação adequada é especialmente importante para a criança, haja vista que está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento e prevenção de doenças. Enfatiza-se, também que é neste momento que são formados os hábitos alimentares. A ingestão dietética inadequada está associada à diversas doenças futuras, como desnutrição e doenças crônicas não transmissíveis. As estratégias de marketing que visam chamar a atenção das crianças, principalmente para alimentos, são inúmeras, sendo importante que se tome cuidado com o período em que são expostos à televisão. O presente estudo tem por objetivo analisar as propagandas televisivas voltadas para as crianças, os alimentos trazidos por elas e as estratégias utilizadas para chamar a atenção, visando o aumento do consumo de alimentos apresentados. Sendo assim, foram assistidos à três canais de televisão fechados, com programação voltada para o público infantil. Em que todas as propagandas alimentares veiculadas, apresentavam alimentos industrializados com altos teores de carboidratos, proteínas, lipídeos e sódio, sendo ainda pobres em fibras, mostrando a importância de se ter cuidado com a alta exposição das crianças à televisão, pois acabam sendo influenciadas e pedem aos pais que comprem os alimentos apresentados, sem saber o dano que pode ser causado. Conclui-se que é importante um maior rigor dos pais pelos canais apresentados e as propagandas veiculadas e eles, como também o acesso e procura da informação adequada pelos familiares. |
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