A influência da mídia na alimentação infantil, com enfoque em propagandas televisivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jéssica de Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9070
Resumo: Os hábitos alimentares da família brasileira estão mudando, cada vez mais, devido a vários fatores, dentre os quais a falta de tempo, levando à busca por uma alimentação mais prática. Atualmente muitas empresas têm as crianças como principal público sendo o meio mais utilizado para a promoção de produtos as propagandas televisivas. O grande defeito dessas propagandas, é que eles fazem a promoção de alimentos com quantidades elevadas de açúcares, gorduras, sódio e de bebidas com baixo teor nutricional. Com isso pode-se observar o quanto a alimentação infantil vem sendo alterada, trazendo assim malefícios e causando vários riscos à saúde. Assim considerando o aumento do consumo de alimentos não saudáveis e a influência das propagandas televisivas, este trabalho tem como objetivo analisar as propagandas de alimentos durante a programação infantil de dois canais fechados de televisão, caracterizando os argumentos utilizados e as não conformidades de acordo com a Consulta pública nº71/2006. Foram coletadas 50 propagandas envolvendo produtos alimentícios, onde foram anunciados 8 produtos no total, sendo que todas as propagandas observadas infringiram pelo menos dois artigos da Consulta pública. Conclui-se que, pelo grande alcance, as propagandas televisivas poderiam utilizar-se para a promoção da saúde e para a conscientização da população acerca da alimentação saudável que trará benefícios de curto a longo prazos.
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Assim considerando o aumento do consumo de alimentos não saudáveis e a influência das propagandas televisivas, este trabalho tem como objetivo analisar as propagandas de alimentos durante a programação infantil de dois canais fechados de televisão, caracterizando os argumentos utilizados e as não conformidades de acordo com a Consulta pública nº71/2006. Foram coletadas 50 propagandas envolvendo produtos alimentícios, onde foram anunciados 8 produtos no total, sendo que todas as propagandas observadas infringiram pelo menos dois artigos da Consulta pública. Conclui-se que, pelo grande alcance, as propagandas televisivas poderiam utilizar-se para a promoção da saúde e para a conscientização da população acerca da alimentação saudável que trará benefícios de curto a longo prazos.porUniversidade Católica de BrasíliaNutrição (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOAlimentação infantilPropaganda de alimentosProgramação infantilA influência da mídia na alimentação infantil, com enfoque em propagandas televisivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALJéssicadeFreitasLopesTCCGraduação2014.pdfJéssicadeFreitasLopesTCCGraduação2014.pdfArtigoapplication/pdf595276https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9070/1/J%c3%a9ssicadeFreitasLopesTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2014.pdfcae5ec00ffc4cecb3ab45325279d55f8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9070/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJéssicadeFreitasLopesTCCGraduação2014.pdf.txtJéssicadeFreitasLopesTCCGraduação2014.pdf.txtExtracted texttext/plain17121https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9070/3/J%c3%a9ssicadeFreitasLopesTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2014.pdf.txtc943744f80050f028f595261a7a1ca09MD53123456789/90702017-07-12 01:04:40.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
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