Design thinking: um caminho para a inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110
Resumo: Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.
id UCB-2_cf352b72bfe927d9ccb8811312019640
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10110
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Moreira, Roberto ResendeAzevedo, André Luís Oliveira Sampaio de2017-10-17T17:22:39Z2017-10-112017-10-17T17:22:39Z2015AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.The present work is about the verification of the Design Thinking methodology’s effectiveness in generating innovation, through the analysis and comparison of example cases of Design Thinking within the innovation theories. Even thought innovation is an extremely important tool, in the business world, to create and maintain competitive advantage over its competitors, it is not dominated by all as to its principles, origins and types. Thus, before leaving for the analysis of results, the concept of innovation is presented along with its origin and typology, in order to gauge the innovation further analyzed. Following that, the methodology of Design Thinking is deeply investigated from its construction, since the briefing definition, to its full realization, culminating in the analysis of two practical examples of its implementation, comparing their results with the theory and typology of innovation.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-11T20:48:00Z No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T17:22:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOInovaçãoDesign thinkingPublicidade e propagandaEficáciaDesign thinking: um caminho para a inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdfAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf2779292https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/1/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain133680https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/3/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtf3440de99656c20deea03b756775e007MD53123456789/101102017-10-18 01:03:36.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design thinking: um caminho para a inovação
title Design thinking: um caminho para a inovação
spellingShingle Design thinking: um caminho para a inovação
Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Inovação
Design thinking
Publicidade e propaganda
Eficácia
title_short Design thinking: um caminho para a inovação
title_full Design thinking: um caminho para a inovação
title_fullStr Design thinking: um caminho para a inovação
title_full_unstemmed Design thinking: um caminho para a inovação
title_sort Design thinking: um caminho para a inovação
author Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
author_facet Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Roberto Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de
contributor_str_mv Moreira, Roberto Resende
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Inovação
Design thinking
Publicidade e propaganda
Eficácia
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Design thinking
Publicidade e propaganda
Eficácia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.
The present work is about the verification of the Design Thinking methodology’s effectiveness in generating innovation, through the analysis and comparison of example cases of Design Thinking within the innovation theories. Even thought innovation is an extremely important tool, in the business world, to create and maintain competitive advantage over its competitors, it is not dominated by all as to its principles, origins and types. Thus, before leaving for the analysis of results, the concept of innovation is presented along with its origin and typology, in order to gauge the innovation further analyzed. Following that, the methodology of Design Thinking is deeply investigated from its construction, since the briefing definition, to its full realization, culminating in the analysis of two practical examples of its implementation, comparing their results with the theory and typology of innovation.
description Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T17:22:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-11
2017-10-17T17:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110
identifier_str_mv AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/1/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/3/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
f3440de99656c20deea03b756775e007
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829887076761600