Design thinking: um caminho para a inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110 |
Resumo: | Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação. |
id |
UCB-2_cf352b72bfe927d9ccb8811312019640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10110 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Moreira, Roberto ResendeAzevedo, André Luís Oliveira Sampaio de2017-10-17T17:22:39Z2017-10-112017-10-17T17:22:39Z2015AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação.The present work is about the verification of the Design Thinking methodology’s effectiveness in generating innovation, through the analysis and comparison of example cases of Design Thinking within the innovation theories. Even thought innovation is an extremely important tool, in the business world, to create and maintain competitive advantage over its competitors, it is not dominated by all as to its principles, origins and types. Thus, before leaving for the analysis of results, the concept of innovation is presented along with its origin and typology, in order to gauge the innovation further analyzed. Following that, the methodology of Design Thinking is deeply investigated from its construction, since the briefing definition, to its full realization, culminating in the analysis of two practical examples of its implementation, comparing their results with the theory and typology of innovation.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-11T20:48:00Z No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T17:22:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf: 2779292 bytes, checksum: 5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOInovaçãoDesign thinkingPublicidade e propagandaEficáciaDesign thinking: um caminho para a inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdfAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf2779292https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/1/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtAndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain133680https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/3/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txtf3440de99656c20deea03b756775e007MD53123456789/101102017-10-18 01:03:36.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design thinking: um caminho para a inovação |
title |
Design thinking: um caminho para a inovação |
spellingShingle |
Design thinking: um caminho para a inovação Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Inovação Design thinking Publicidade e propaganda Eficácia |
title_short |
Design thinking: um caminho para a inovação |
title_full |
Design thinking: um caminho para a inovação |
title_fullStr |
Design thinking: um caminho para a inovação |
title_full_unstemmed |
Design thinking: um caminho para a inovação |
title_sort |
Design thinking: um caminho para a inovação |
author |
Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de |
author_facet |
Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Roberto Resende |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, André Luís Oliveira Sampaio de |
contributor_str_mv |
Moreira, Roberto Resende |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Inovação Design thinking Publicidade e propaganda Eficácia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Design thinking Publicidade e propaganda Eficácia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação. The present work is about the verification of the Design Thinking methodology’s effectiveness in generating innovation, through the analysis and comparison of example cases of Design Thinking within the innovation theories. Even thought innovation is an extremely important tool, in the business world, to create and maintain competitive advantage over its competitors, it is not dominated by all as to its principles, origins and types. Thus, before leaving for the analysis of results, the concept of innovation is presented along with its origin and typology, in order to gauge the innovation further analyzed. Following that, the methodology of Design Thinking is deeply investigated from its construction, since the briefing definition, to its full realization, culminating in the analysis of two practical examples of its implementation, comparing their results with the theory and typology of innovation. |
description |
Este trabalho trata da verificação da eficácia da metodologia do Design Thinking, na geração de inovação, através da análise e comparação de cases de Design Thinking, com as teorias da inovação. A inovação é uma ferramenta de extrema relevância na corrida empresarial para a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, muito embora não seja por todos dominada quanto a seus princípios, origens e tipos. Desta maneira, antes de partir para a análise dos resultados, é apresentado o conceito de inovação, juntamente com sua origem e tipologia, como forma de graduar a inovação a ser analisada. Em sequencia esmiúça-se a metodologia do Design Thinking, analisando sua construção, desde a definição do briefing até seu pleno exercício, culminando na análise de dois exemplos práticos de sua execução, comparando seus resultados com a teoria da inovação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T17:22:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-11 2017-10-17T17:22:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, André Luís Oliveira Sampaio de. Design thinking: um caminho para a inovação. 2015. 66 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/1/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10110/3/AndreLuisOliveiraSampaioDeAzevedoTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e2e700d3769e3b6442c0aeb2072e280 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b f3440de99656c20deea03b756775e007 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829887076761600 |