A importância da estética na experiência do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Samuel Azevedo
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025
Resumo: A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes.
id UCB-2_d113c05f241687c65a5aabf6d859bb35
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12025
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Alan Santos deSerra, Samuel Azevedo2019-05-17T19:39:48Z2019-05-142019-05-17T19:39:48Z2018-12-04SERRA, Samuel Azevedo. A importância da estética na experiência do consumidor. 2018. 61 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes.Aesthetics, from its beginnings in Ancient Greece, already stood out in the critical view of the thinkers. Inserted in the concept of beauty, it determined and organized the cultural productions and the social relations of the man, judging what is or not acceptable. After that, with the excess of use of its term, its functionality stood out and its essence was lost in diverse social contexts and of consumption, causing its consequent banalization. However, today aesthetics gains greater prominence by its agreement to the system of consumption that turns to the generation of experiences. Thus, this paper proposes to approach, through bibliographical analysis, this recent perspective of valuing aesthetics in the consumer environment of the postmodern individual, considering the affective relationship that exists between brand and consumer. For this, we analyze the current situation of the society in which it stays to allow the search for different sensations, the transformation of aesthetics over the centuries, to its proliferation in consumption, establishing itself as a fundamental element of impact in the generation of experiences. Thought the intention of having a practical vision of such a change, the conclusion of this work presents an analysis of the marketing strategy carried out at the fashion company Zara, which uses a virtual reality system in its physical sales environment in order to improving its relationship with the clients.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-05-14T16:29:30Z No. of bitstreams: 1 SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf: 979193 bytes, checksum: 40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-05-17T19:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf: 979193 bytes, checksum: 40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-17T19:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf: 979193 bytes, checksum: 40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-04porUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEstéticaConsumoExperiênciaBelezaPublicidadeA importância da estética na experiência do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTSamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf.txtSamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain141116https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/3/SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf.txt1db9206377a8cbadf5ecf42e6e370b5fMD53ORIGINALSamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdfSamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdfMonografiaapplication/pdf979193https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/1/SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/120252020-06-09 03:38:38.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da estética na experiência do consumidor
title A importância da estética na experiência do consumidor
spellingShingle A importância da estética na experiência do consumidor
Serra, Samuel Azevedo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estética
Consumo
Experiência
Beleza
Publicidade
title_short A importância da estética na experiência do consumidor
title_full A importância da estética na experiência do consumidor
title_fullStr A importância da estética na experiência do consumidor
title_full_unstemmed A importância da estética na experiência do consumidor
title_sort A importância da estética na experiência do consumidor
author Serra, Samuel Azevedo
author_facet Serra, Samuel Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Alan Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Samuel Azevedo
contributor_str_mv Oliveira, Alan Santos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Estética
Consumo
Experiência
Beleza
Publicidade
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Consumo
Experiência
Beleza
Publicidade
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes.
Aesthetics, from its beginnings in Ancient Greece, already stood out in the critical view of the thinkers. Inserted in the concept of beauty, it determined and organized the cultural productions and the social relations of the man, judging what is or not acceptable. After that, with the excess of use of its term, its functionality stood out and its essence was lost in diverse social contexts and of consumption, causing its consequent banalization. However, today aesthetics gains greater prominence by its agreement to the system of consumption that turns to the generation of experiences. Thus, this paper proposes to approach, through bibliographical analysis, this recent perspective of valuing aesthetics in the consumer environment of the postmodern individual, considering the affective relationship that exists between brand and consumer. For this, we analyze the current situation of the society in which it stays to allow the search for different sensations, the transformation of aesthetics over the centuries, to its proliferation in consumption, establishing itself as a fundamental element of impact in the generation of experiences. Thought the intention of having a practical vision of such a change, the conclusion of this work presents an analysis of the marketing strategy carried out at the fashion company Zara, which uses a virtual reality system in its physical sales environment in order to improving its relationship with the clients.
description A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-17T19:39:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-14
2019-05-17T19:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SERRA, Samuel Azevedo. A importância da estética na experiência do consumidor. 2018. 61 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025
identifier_str_mv SERRA, Samuel Azevedo. A importância da estética na experiência do consumidor. 2018. 61 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/3/SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/1/SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12025/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1db9206377a8cbadf5ecf42e6e370b5f
40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829911124803584