A importância da estética na experiência do consumidor
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025 |
Resumo: | A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes. |
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Oliveira, Alan Santos deSerra, Samuel Azevedo2019-05-17T19:39:48Z2019-05-142019-05-17T19:39:48Z2018-12-04SERRA, Samuel Azevedo. A importância da estética na experiência do consumidor. 2018. 61 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12025A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes.Aesthetics, from its beginnings in Ancient Greece, already stood out in the critical view of the thinkers. Inserted in the concept of beauty, it determined and organized the cultural productions and the social relations of the man, judging what is or not acceptable. After that, with the excess of use of its term, its functionality stood out and its essence was lost in diverse social contexts and of consumption, causing its consequent banalization. However, today aesthetics gains greater prominence by its agreement to the system of consumption that turns to the generation of experiences. Thus, this paper proposes to approach, through bibliographical analysis, this recent perspective of valuing aesthetics in the consumer environment of the postmodern individual, considering the affective relationship that exists between brand and consumer. For this, we analyze the current situation of the society in which it stays to allow the search for different sensations, the transformation of aesthetics over the centuries, to its proliferation in consumption, establishing itself as a fundamental element of impact in the generation of experiences. Thought the intention of having a practical vision of such a change, the conclusion of this work presents an analysis of the marketing strategy carried out at the fashion company Zara, which uses a virtual reality system in its physical sales environment in order to improving its relationship with the clients.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-05-14T16:29:30Z No. of bitstreams: 1 SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf: 979193 bytes, checksum: 40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-05-17T19:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SamuelAzevedoSerraTCCGraduacao2018.pdf: 979193 bytes, checksum: 40a62cc12cb5977b7d41a394ca9cc8e7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-17T19:39:48Z (GMT). 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A estética, desde seus primórdios na Grécia antiga, já se destacava na visão crítica dos pensadores. Inserida no conceito de beleza, determinava e organizava as produções culturais e as relações sociais do homem, intitulando o aceitável e o não aceitável. Posteriormente, com o excesso de uso do seu termo, sua funcionalidade se sobressaiu e sua essência se perdeu em diversos contextos sociais e de consumo, causando sua consequente banalização. Todavia, hoje a estética ganha maior destaque por sua concordância ao sistema de consumo que se volta para a geração de experiências. Assim, este trabalho propõe abordar, por meio de análise bibliográfica, essa recente perspectiva de valorização da estética no ambiente de consumo do indivíduo pós-moderno, considerando a relação afetiva que há entre marca e consumidor. Para tanto, é analisado o cenário atual da sociedade em que se encontra para permitir a busca por diferentes sensações, a transformação da estética durante os séculos, até sua proliferação no consumo firmando-se como elemento fundamental de impacto na geração de experiências. Com o intuito de se ter uma visão prática de tal mudança, a finalização deste trabalho apresenta uma análise da estratégia de marketing realizada na empresa de moda Zara, ao utilizar em seu ambiente físico de vendas um sistema de realidade virtual com vistas a melhorar sua relação com os clientes. Aesthetics, from its beginnings in Ancient Greece, already stood out in the critical view of the thinkers. Inserted in the concept of beauty, it determined and organized the cultural productions and the social relations of the man, judging what is or not acceptable. After that, with the excess of use of its term, its functionality stood out and its essence was lost in diverse social contexts and of consumption, causing its consequent banalization. However, today aesthetics gains greater prominence by its agreement to the system of consumption that turns to the generation of experiences. Thus, this paper proposes to approach, through bibliographical analysis, this recent perspective of valuing aesthetics in the consumer environment of the postmodern individual, considering the affective relationship that exists between brand and consumer. For this, we analyze the current situation of the society in which it stays to allow the search for different sensations, the transformation of aesthetics over the centuries, to its proliferation in consumption, establishing itself as a fundamental element of impact in the generation of experiences. Thought the intention of having a practical vision of such a change, the conclusion of this work presents an analysis of the marketing strategy carried out at the fashion company Zara, which uses a virtual reality system in its physical sales environment in order to improving its relationship with the clients. |
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