A importância da experimentação no ensino de física
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12446 |
Resumo: | Tendo como intuito investigar quais as contribuições que as aulas experimentais trazem para a aprendizagem dos estudantes, o presente trabalho consistiu em aplicar duas diferentes abordagens de um mesmo conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de segundo ano do ensino médio, em um Centro de Ensino Educacional, da região administrativa do Recanto das Emas-DF. As quatro turmas foram divididas em dois grupos iguais, nas quais o primeiro grupo composto pelas turmas 1 e 2, tiveram uma abordagem experimental durante a aula. Enquanto isso, o segundo grupo, composto pelas turmas 3 e 4, a aula desenvolveu-se de maneira expositiva e tradicional, com explicação e resolução de exercícios realizado pelo professor. Para primeira coleta dados, foi desenvolvido um questionário identificado como questionário diagnóstico, no qual teve como objetivo identificar as opiniões dos estudantes acerca sobre o uso da experimentação durante as aulas. No segundo momento da coleta de dados, após as aplicações das aulas, realizou-se rodas de conservas com as diferentes turmas, com a finalidade de através das falas dos estudantes, identificar por qual modelo houve uma melhor aprendizagem. Com base nos dados obtidos verificou-se que os participantes das aulas experimentais, mostraram-se mais participativos e deram respostas mais relevantes em relação aos demais alunos. |
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Tavares, Luciani BuenoNogueira, Diego Klinton2019-10-29T14:28:15Z2019-10-212019-10-29T14:28:15Z2018-11-22NOGUEIRA, Diego Klinton. A importância da experimentação no ensino de física. 2018. 37 f. Artigo (Graduação em Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12446Tendo como intuito investigar quais as contribuições que as aulas experimentais trazem para a aprendizagem dos estudantes, o presente trabalho consistiu em aplicar duas diferentes abordagens de um mesmo conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de segundo ano do ensino médio, em um Centro de Ensino Educacional, da região administrativa do Recanto das Emas-DF. As quatro turmas foram divididas em dois grupos iguais, nas quais o primeiro grupo composto pelas turmas 1 e 2, tiveram uma abordagem experimental durante a aula. Enquanto isso, o segundo grupo, composto pelas turmas 3 e 4, a aula desenvolveu-se de maneira expositiva e tradicional, com explicação e resolução de exercícios realizado pelo professor. Para primeira coleta dados, foi desenvolvido um questionário identificado como questionário diagnóstico, no qual teve como objetivo identificar as opiniões dos estudantes acerca sobre o uso da experimentação durante as aulas. No segundo momento da coleta de dados, após as aplicações das aulas, realizou-se rodas de conservas com as diferentes turmas, com a finalidade de através das falas dos estudantes, identificar por qual modelo houve uma melhor aprendizagem. Com base nos dados obtidos verificou-se que os participantes das aulas experimentais, mostraram-se mais participativos e deram respostas mais relevantes em relação aos demais alunos.Aiming to investigate which contributions the experimental classes bring to the students ' learning, the present work consisted of applying two different approaches of the same content. The research was developed with four second-year high school classes in an educational education center in the administrative region of the Recanto das Emas-DF. The four classes were divided into two equal groups, in which the first group composed by classes 1 and 2 had an experimental approach during the class. Meanwhile, the second group, composed of Classes 3 and 4, the class developed in an expositive and traditional way, with explanation and resolution of exercises performed by the teacher. For the first data collection, a questionnaire identified as a diagnostic questionnaire was developed, in which it aimed to identify the students ' opinions about the use of experimentation during the classes. In the second moment of data collection, after the applications of the classes, we carried out preserved wheels with the different classes, with the purpose of using the students ' speeches, to identify by which model there was a better learning. Based on the data obtained, it was verified that the participants of the experimental classes were more participative and gave more relevant answers in relation to the other students.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-21T18:33:10Z No. of bitstreams: 1 DiegoKlintonNogueiraTCCGraduacao2018.pdf: 874027 bytes, checksum: 11df974c5fb0e4822dbcef0daa4f3b2a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-29T14:28:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DiegoKlintonNogueiraTCCGraduacao2018.pdf: 874027 bytes, checksum: 11df974c5fb0e4822dbcef0daa4f3b2a (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-29T14:28:15Z (GMT). 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Tendo como intuito investigar quais as contribuições que as aulas experimentais trazem para a aprendizagem dos estudantes, o presente trabalho consistiu em aplicar duas diferentes abordagens de um mesmo conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de segundo ano do ensino médio, em um Centro de Ensino Educacional, da região administrativa do Recanto das Emas-DF. As quatro turmas foram divididas em dois grupos iguais, nas quais o primeiro grupo composto pelas turmas 1 e 2, tiveram uma abordagem experimental durante a aula. Enquanto isso, o segundo grupo, composto pelas turmas 3 e 4, a aula desenvolveu-se de maneira expositiva e tradicional, com explicação e resolução de exercícios realizado pelo professor. Para primeira coleta dados, foi desenvolvido um questionário identificado como questionário diagnóstico, no qual teve como objetivo identificar as opiniões dos estudantes acerca sobre o uso da experimentação durante as aulas. No segundo momento da coleta de dados, após as aplicações das aulas, realizou-se rodas de conservas com as diferentes turmas, com a finalidade de através das falas dos estudantes, identificar por qual modelo houve uma melhor aprendizagem. Com base nos dados obtidos verificou-se que os participantes das aulas experimentais, mostraram-se mais participativos e deram respostas mais relevantes em relação aos demais alunos. |
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