Estratégias de mediação do sofrimento de professores do ensino fundamental do Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13448 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo compreender e identificar as estratégias de mediação do sofrimento dos professores de uma escola do Ensino Fundamental do Distrito Federal, utilizando como abordagem teórico-metodológica a Psicodinâmica do Trabalho. Para isso, foi realizado uma Clínica do Trabalho, que consistiu em nove sessões e contou com a participação de cinco professores. Os dados foram analisados a partir da Teoria Interpretativa de Geertz, com as categorias construídas a priori: a) Organização do Trabalho; b) Vivências de Prazer e Sofrimento no Trabalho; c) Estratégias de Mediação do Sofrimento no Trabalho. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que as estratégias de mediação do sofrimento no trabalho de professoras consistem em estratégias protetivas, adaptativas e explorativas, fundamentadas na negação do sofrimento e submissão do desejo de produção. Essas são estratégias defensivas que estão diretamente ligadas a organização do trabalho dos professores. Percebi que as estratégias de mobilização, no caso dos pesquisados, ainda permeiam no campo da subjetividade, no entanto, a Clínica do Trabalho pôde contribuir para uma potência de ação do coletivo. |
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