Estratégias de mediação do sofrimento de professores do ensino fundamental do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eloísa Valéria da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13448
Resumo: O presente artigo teve como objetivo compreender e identificar as estratégias de mediação do sofrimento dos professores de uma escola do Ensino Fundamental do Distrito Federal, utilizando como abordagem teórico-metodológica a Psicodinâmica do Trabalho. Para isso, foi realizado uma Clínica do Trabalho, que consistiu em nove sessões e contou com a participação de cinco professores. Os dados foram analisados a partir da Teoria Interpretativa de Geertz, com as categorias construídas a priori: a) Organização do Trabalho; b) Vivências de Prazer e Sofrimento no Trabalho; c) Estratégias de Mediação do Sofrimento no Trabalho. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que as estratégias de mediação do sofrimento no trabalho de professoras consistem em estratégias protetivas, adaptativas e explorativas, fundamentadas na negação do sofrimento e submissão do desejo de produção. Essas são estratégias defensivas que estão diretamente ligadas a organização do trabalho dos professores. Percebi que as estratégias de mobilização, no caso dos pesquisados, ainda permeiam no campo da subjetividade, no entanto, a Clínica do Trabalho pôde contribuir para uma potência de ação do coletivo.
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